Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projeto Arte Sem Fronteira

Ester Barros
O Projeto Sociocultural ASF – Arte Sem Fronteira nasce em 2008 como objetivo de  explicitar a importância do Designer de Moda como Agente Modificador da nossa sociedade.

O ASF é uma organização sem fins lucrativos, formado por profissionais liberais Voluntários que atuam em núcleos. Visão do projeto foco agregar profissionais de várias áreas mercadológicas para contribuir na geração de trabalho, renda, valorização e integração de crianças, jovens, adultos e idosos, procurando atender em suas várias dimensões:
SOCIAL, FÍSICA, MENTAL ESPIRITUAL e ENTRETENIMENTO; através de práticas construtivas como esporte, lazer e cultura.

Quem é (o personagem envolvido),
Tem como responsável e presidente do Projeto Arte Sem Fronteira ,Ester Barros, Designer de Moda (FCS) e Pós-Graduando em Responsabilidade Social Sustentável: Projetos (UNOPAR), Empreendedora Individual e proprietária da marca Estrela de Barro.


Ester Barros também é autora de outros Projetos vinculados ao ASF, como Projeto MCA- Mulheres Criativas em Ação, Projeto ASSEC - Ações Sócio-Sustentáveis nas Empresas da Cidade, Projeto FEBAJU Sem Fronteira e o Grupo Idade de Ouro (Práticas artesanais com Idosos) já fez muitos outros eventos e oficinas para a organização sempre acreditando que pequenas ações feitas com dedicação, responsabilidade e profissionalismo resultam em grandes conquistas.
Atualmente além de organizar e ministrar aulas de artesanato e oficinas  em Comunidades ,  cuida de toda a parte de criação e produção da sua empresa a Estrela de Barro , Moda Praia e Sandálias ,empresa essa que já desenvolve a responsabilidade social dando  suporte ao Projeto ASF , contribuindo dentro do possível para realização de atividades do projeto.

Onde? (o local do fato),
O Arte Sem Fronteira é um Projeto Rotativo pode atuar em comunidades ao mesmo tempo, desenvolvendo “Ação Social” em localidades diferentes, atualmente  conquistamos um Pólo fixo no bairro de Valéria, Salvador Bahia.
Quando? (o momento do fato),
São desenvolvidas semanalmente atividades esportivas modalidade Judô, como o apoio da Associação de Judô Monte Sião uma parceira do ASF e atividades artesanais com mães da comunidade, com o Projeto MCA – Mulheres Criativas em Ação gerador de trabalho, renda e terapia ocupacional, apresentando a técnica da remanufatura para confeccionar bens de moda e calçados , utilizando de insumos têxtil, matéria-prima secundária, como fardas descartadas e desgastadas de empresas da cidade, assim contribuindo para amenizar o impacto social e ambiental.
Por quê? (a causa do fato) e
O ASF tem caráter filantrópico e Ecológico. O público é conscientizado e motivado a se preocupar com o próximo e fazer doações voluntárias. Em dia de ação social, “ARTEAÇÃO”, são montadas tendas com diversas atividades, oficinas, informes, palestras realizando a responsabilidade social comunitária.
Um bom exemplo do ASF é o Projeto MCA-Mulheres Criativas em Ação, os resultados mostram que apesar de usar matéria–prima secundária, é possível desenvolver produtos com alta qualidade e características similares àqueles que são desenvolvidos com a matéria-prima virgem. Com esse projeto, acreditamos contribuir para a compreensão do papel social e sustentável do designer de moda.
 Como? (o modo como o fato ocorreu).
O Projeto ASF nasce no período da minha vida acadêmica, das dificuldades vencidas, em notar a importância da minha profissão no âmbito social, da vontade do servir, de amenizar as desigualdades entre classes sociais, de querer ser um Agente Modificador de Idéias Sócio- Sustentáveis.
O trabalho que está sendo proposto e desenvolvido no Projeto Arte Sem Fronteira se insere na dimensão do design social, uma vez que percebe um valor intrínseco no campo do Eco-design, configurando esse profissional como um agente social que busca trabalhar com as pessoas, ao invés de para elas. Motivando a outros profissionais a contribuir para um mundo mais solidário. O Projeto Arte Sem Fronteira é, portanto, um projeto de atividades socioculturais integradas.
 Fala da Designer de Moda  Ester Barros: .
O meu  trabalho que está sendo proposto se insere na dimensão do design social, uma vez que percebe um valor intrínseco na esfera do artesanato, assim como no campo do Eco-design, configurando o designer como um agente social que busca trabalhar com as pessoas, ao invés de para elas.

 Eu como Designer de Moda na visão SOCIAL posso afirmar:
                                  Você pode fazer tão pouco na esfera social e conquistar resultados tão grandes ao seu redor.  MODA MUDA O MUNDO!

“PEQUENOS GESTOS QUE NOS APROXIMAM,
MINIMIZAM DA VIDA O SOFRIMENTO,
AFASTAM ATITUDES QUE NOS ANIQUILAM
E  DESABROCHAM GRANDES SENTIMENTOS”

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑