Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mutirão de Cirurgias de Catarata no Hospital Oftalmológico


Equipe do DayHORC realiza Mutirão de  Cirurgias de Catarata no Hospital Oftalmológico de Sorocaba

O Hospital Oftalmológico e o Banco de Olhos de Sorocaba são referência mundial em diagnóstico e tratamento oftalmológico e o DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha consolidou importante parceria com estas duas instituições. Coordenado pelo oftalmologista cirurgião Dr. Ruy Cunha Filho (CRM - 17969), o Projeto Mutirão de Catarata, do qual o DayHORC é referência na Bahia através do Programa Saúde em Movimento,  está sendo executado no interior paulista com meta de operar 3 mil pessoas em cinco finais de semana. 

“Nossa parceria surgiu com a finalidade de transferir a expertise da equipe DayHORC para a equipe do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, já que temos 270 mil atendimentos e cerca de 30 mil cirurgias realizadas em sistema de mutirão, no projeto Saúde em Movimento, iniciativa da SESAB - Secretaria de Saúde so estado da Bahia”, declarou Dr. Ruy Cunha Filho. Na execução da parceria estão envolvidos seis médicos oftalmologistas e oito técnicos do DayHORC, além de uma equipe de suporte com média de 50 pessoas do próprio Hospital de Sorocaba.

A parceria foi estabelecida para realização de 3 mil cirurgias ao longo de cinco etapas, desenvolvidas durante dois dias a cada mês – sempre aos sábados e domingos. Além das cirurgias, a equipe DayHORC é também responsável pelas revisões de 1º, 8º e 30º dias pós-operatórios, bem como por possíveis intercorrências. “Para tanto, contamos com profissionais parceiros de referência nas diversas especialidades, como glaucoma, retina, córnea e catarata, integrados à equipe de trabalho”, detalhou Ruy Cunha Filho. 
A parceria foi iniciada no mês de dezembro, quando foram realizadas 445 cirurgias, tendo prosseguimento nos meses de janeiro (535 cirurgias) e março (576 cirurgias). Neste mês de abril a equipe atuou em Sorocaba entre os dias 13 e 14, quando foram realizadas 741 cirurgias.

Além das cirurgias de catarata, a parceria está possibilitando a transmissão de know-how do atendimento em mutirão, desde a recepção, pré-exame, preparação do paciente e centro cirúrgico. “Realizamos todos os exames pré-operatórios, bem como a paramentação do paciente para entrar em cirurgia com a agilidade que um mutirão requer e com a excelência que garante a segurança e qualidade do projeto”, declarou o Supervisor Técnico do centro cirúrgico, Felipe Benevides. 

O coordenador do Programa, Dr. Ruy Filho destacou ainda a parceria como uma oportunidade enriquecedora também para a equipe DayHORC. Além da possibilidade da transferência de expertise, o médico falou sobre a experiência adquirida pela equipe DayHORC, principalmente na organização da gestão SUS e na logística de atendimento. 
“Ainda destaco que o DayHORC, através desta ação, reforça o compromisso de trabalhar para a redução da cegueira evitável no Brasil por catarata, missão determinada pela Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB). Estamos compromissados e temos contribuído para alcançar as metas de redução do número de casos de cegueira evitável no Brasil até o ano de 2020, de acordo com o que estabelece o Programa Visão 2020”, acrescentou Ruy Cunha Filho. 

Além do coordenador da equipe, Ruy Cunha Filho, integram a equipe DayHORC em atuação no Hospital Oftalmológico de Sorocaba os médicos  Ruy Cunha, Wesley Moreira, Rimack Filho, Cristiano Andrade e Mila Reis. A equipe técnica é formada por Felipe Benevides, Rafael Brito (pré-exame), Débora Souza (técnica de enfermagem), além de Silvanei Nazaré, Karine Tavares, Clélia DelRei, Paulo Roberto Santos e Jairlana Silva Marquez (instrumentadores cirúrgicos).



Legenda: 
Foto 1 - Dr. Wesley Moreira, Sr. Pascoal Munhoz (presidente do BOS), Dr. Ruy Cunha, Dr. Ruy Cunha Filho e Edil Vidal (Superintendente do BOS).   

Fotos 2 e 3 - Ao todo, 1852 cirurgias já foram realizadas pela equipe DayHORC em Sorocaba
  


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑