Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Festival Latino-Americano de Futebol3


Jovens de 13 a 17 anos de vários países estarão em Salvador participando do festival, que busca desenvolver solidariedade, respeito, honestidade e cooperação

Entre os dias 05 e 09 de dezembro, vai acontecer pela primeira vez em Salvador, o Festival Latino-Americano de Futebol3 organizado pelo Instituto Fazer Acontecer, em parceria com a streetfootballworld e com o patrocínio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SETRE / Sudesb. O lançamento será na Itaipava Arena Fonte Nova, dia 05 de dezembro às 9 horas.

O evento contará com a presença de aproximadamente 120 jovens, de 13 a 17 anos da Costa Rica, Uruguai, Colômbia, Chile, Peru e Equador, e de estados brasileiros como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão. Estarão presentes também jovens baianos do bairro de Castelo Branco, em Salvador, e dos municípios de Valente, Araci, Barrocas, Conceição do Coité, Teofilândia, Santa Luz, São Domingos e Biritinga.

O Instituto Fazer Acontecer, que está completando 10 anos, é a única instituição que utiliza o método Futebol3 na Bahia e atua como agente de transformação das políticas públicas em Salvador e na região do semiárido, visando sempre a disseminação de valores importantes na formação dos participantes. Com aproximadamente 2500 jovens atendidos pelos seus programas sociais desde a sua fundação, em 2003, o Festival faz parte das comemorações do Instituto. A ONG conta também com o apoio de organizações internacionais como a Fundação Interamericana, órgão do Governo dos Estados Unidos.

Já a streetfootballworld foi fundada em 2002 na Alemanha, sendo a principal rede global no campo da transformação social por meio do futebol. Ao conectar membros de sua rede a parceiros do mundo esportivo, empresarial, político e filantrópico, a streetfootballworld traz apoio global a iniciativas locais. São mais 750 mil jovens beneficiados e capacitados por mais de 80 organizações presentes em cerca de 60 países. No Brasil desde 2010, a streetfootballworld tem o objetivo de desenvolver a área no país e na América Latina, utilizando os grandes eventos esportivos que serão realizados no país como uma oportunidade para potencializar e ampliar o trabalho implementado no campo do futebol para o desenvolvimento.

 Entendendo a metodologia
 Uma nova metodologia de prática esportiva vem dando muito certo, sobretudo na região do semiárido baiano. Nem sempre desenvolver o comprometimento, disciplina e responsabilidade através do esporte é fácil para jovens de 13 a 17 anos, mas para muitos adolescentes da capital, sertão baiano e de vários países tem sido a técnica ideal. O nome Futebol3 provém da metodologia do jogo que é dividido em três tempos e conta com regras diferentes do futebol convencional.

No primeiro tempo os jovens definem as regras, o segundo tempo é o jogo propriamente dito e no terceiro tempo há um debate sobre a aplicação das regras no campo de jogo. O placar final é a soma dos gols marcados com os pontos obtidos de acordo com a fórmula de jogo estabelecida no primeiro tempo. Apesar da nomenclatura, esta metodologia pode ser aplicada a qualquer esporte e não há a presença de árbitros para que os jovens desenvolvam a habilidade da negociação. “A ideia é minimizar a competitividade, fazendo com que os dois times joguem juntos em prol de um mesmo objetivo”, explica Renato Paes Andrade, coordenador do Instituto Fazer Acontecer (IFA).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑