Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 5 de agosto de 2014

LITERARTE reúne artistas e escritores em premiação

LITERARTE reúne artistas e escritores, brasileiros, angolanos e portugueses em uma grande premiação 

A LITERARTE – Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos, com sede no Rio de Janeiro e em Lisboa, é uma entidade sem fins lucrativos que durante o mês de agosto de 2014, no nono dia do mesmo, fará presente por uma delegação que será composta por diversos artistas e escritores, brasileiros, angolanos e portugueses em uma grande premiação dada pela mesma, que acontecerá no Gabinete Real Português de Leitura, situado na Praça da Piedade, S\Nº - Bairro de São Pedro - Salvador.

Neste evento receberemos, vindo de Lisboa, o Presidente do Núcleo de Letras e Artes, Sr. Samuel Pimenta, que estará entregando a Comenda Luis Vaz de Camões, aos artistas e as mídias presentes. A outorga é uma grande homenagem há todos aqueles que brilharam durante o ano de 2014 no cenário cultural e de comunicação e tem como objetivo central, reconhecer e trazer a público as melhores iniciativas culturais tendo como critério: talento, criatividade, empreendedorismo, respeito e companheirismo e apoio cultural, para que este grande momento que celebra os 8 séculos da língua portuguesa não passe despercebido pela cidade,  necessitamos de apoio na divulgação antes e depois do evento,  para isso estamos buscando mídias que possam ser nossas parceiras para registros fotográficos, impressos ou visuais, para o histórico da Associação e desta celebração em Salvador e em troca, oferecemos uma moção de aplausos a mídia apoiadora no momento do evento, pois, é a única forma de homenagearmos àqueles que tanto apoiam e divulgam a cultura nacional.


Movimento Artístico e Literário em Salvador

Homenageados

Aleilton Santana da Fonseca é baiano, nascido em Firmino Alves, em 1959; é escritor e PROFESSOR DE LITERATURA brasileira; reside em Salvador-Bahia. Graduado em Letras pela UFBA, fez mestrado na UFPB, e Doutorado em Letras na Universidade de São Paulo; É professor titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, atuando na graduação e no Mestrado em Estudos Literários. Já publicou cerca de 20 livros, entre poesia, ensaio, conto e romance. Faz parte de antologias e coletâneas nacionais e internacionais de poesia, ficção e ensaios. Recebeu o Prêmio Nacional Herberto Sales 2001– de contos, da ALB, na Bahia, e o Prêmio Marcos Almir Madeira, da UBE-RJ, em 2004. Em 2003, foi professor convidado na Universidade de Artois, na França. Em 2013, recebeu o título de "Profesor de Honor de Humanidades", outorgado pela Universidad DEL Norte, da cidade de Assunção, Paraguai.  Pertence à Academia de Letras da Bahia, à Academia de Letras de Itabuna, à UBE-SP e ao PEN Clube do Brasil.

Beatriz Fiquer
Beatriz Teixeira Fiquer é graduada em Letras, Mestre em Literatura e CRÍTICA LITERÁRIA (PUC-SP) e doutoranda em Língua Portuguesa (PUC-SP). É professora da Escola Terra Brasil (Atibaia) e das Faculdades Atibaia (FAAT). É pesquisadora, com ênfase em Intertextualidade, Literatura Brasileira e Portuguesa e foco no estudo de Camões. Tem vários capítulos de livros e artigos publicados. Atua também como revisora. É autora de contos, crônicas, poesias e do livro A decadência portuguesa n’Os Lusíadas e a RECEPÇÃO CONTEMPORÂNEA do épico camoniano. Faz parte do Conselho EDITORIAL DA REVISTA Verbum da Pós-Graduação de Língua Portuguesa da PUC-SP. É Acadêmica Correspondente da ALG – Academia de Letras de Goiás; Acadêmica da ACLAV - Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória – ES e Membro do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, N.A.L.A.L.


Cássio Cavalcante, cearense, jornalista, DRT Nº 5311/ PE, escritor, radicado em Pernambuco há mais de 20 anos. Teve seu inicio na literatura como contista, com a publicação do conto Meu Primeiro Milhão na revista Caruaru Hoje, em outubro de 2005. Membro da União Brasileira DE ESCRITORES em Pernambuco. Primeiro Secretário da Academia Recifense de Letras, ocupando a cadeira de nº 01. Pertence a Academia Olindense de Letras, ocupando a cadeira de nº 20, ACADEMIA DE ARTES, Letras e Ciências de Olinda, ocupando a cadeira de nº 21 e da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, ocupando a cadeira de nº 10. Acadêmico Correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza. Faz parte da Delegação no Brasil da Academia de Letras e Artes Valparaíso - CHILE. Biografo da cantora Nara Leão, prosador, editor do jornal Folha Cultural. Colaborador dos Jornais Folha de Pernambuco – Recife (PE), Terra da Gente – Surubim (PE), Voz do Planalto – Carpina (PE) e Folha do E. Santo – Cachoeiro do Itapemirim (ES). Personalidade da Neolatinidade concedida pelo Conselho Consultivo do Movimento Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas – Festlatino. É verbete do dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira. Membro da SABEPE – SOCIEDADE DOS AMIGOS da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Pertence a AIP – Associação da Imprensa da Pernambuco.

Cecy Barbosa Campos é natural de Juiz de Fora (MG). Bacharel em Direito e Licenciada em Letras/Inglês, é Mestra pela UFJF. Tem ARTIGOS PUBLICADOS em revistas especializadas e ANAIS DE CONGRESSOS e palestras realizadas no Brasil e exterior. É membro de várias Academias e Instituições Culturais. Autora de vários livros.

Ceres Marylise
CERES MARYLISE REBOUÇAS DE SOUZA, escritora, é grapiúna de Ubaitaba – BA. Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, COM PÓS-graduação stricto sensu em Linguística, exerce atualmente o cargo de vice-presidente da ALITA - Academia de Letras de Itabuna - BA; pertence à ALACIB - Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil em Mariana – MG; à ALPAS 21 ‘Academia Internacional Literária, Artística e Cientifica ‘A PALAVRA DO SÉCULO 21’ em Cruz Alta – RS, terra de Érico Veríssimo; à APALA - Academia Pan-Americana de Letras e Artes - RJ; à Sociedade dos  Poetas Brasileiros Aldravianistas em Mariana – MG; à Academia de Letras do Brasil – DF; à REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras; à Academia de Artes, Ciências e Letras – Clube de Escritores de Piracicaba- SP; à Associação Internacional de Escritores e Artistas - LITERARTE; à UBE – União Brasileira de Escritores em SP; e foi elevada à dignidade de Embaixadora pela Divine Academie Française des Arts, Lettres et Culture – 2014 em Paris (France). Pertence a diversos grupos literários nacionais do sul e sudeste brasileiros e  aos grupos internacionais: Poetas Del Mundo; Unión Hispanomundial de Escritores; Clube Universal de POETAS E ESCRITORES – CUPE e à Associação Internacional de Poetas. É co-autora de dezenas de antologias nacionais e internacionais em português e espanhol. Seu livro ATALHOS E DESCAMINHOS foi lançado no mês de março no XI EIDE – Encuentro Internacional de Escritoras, em Brasília, no Museu Nacional; no SALÓN DU LIVRE DE PARIS, na França, e recentemente em Salvador – BA. Em 2015 lançará seus livros em Lisboa, Madrid, Salão do Livro de Genebra, na Suiça, Salão do Livro de Frankfurt, Alemanha e voltará ao Salão do Livro de Paris para o lançamento do seu livro bilíngue em português e francês. Premiada com os troféus Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade em Itabira-MG, foi recentemente condecorada com medalha e diploma Pablo Neruda em Santiago do Chile e comenda de Excelência Cultural - 70 anos da ADB, em Petrópolis – Rio de Janeiro.


Charles Simões
Charles Santos Simões é professor de Língua Portuguesa da Escola Alberico Silva  e do CENTRO DE ENSINO Médio Bernardo Coelho de Almeida -BCA, ambas escolas em São Luís. Também atua no Ensino Superior no Instituto de Ensino Superior Franciscano -IESF no município de Paço do Lumiar. É o primeiro lugar no Primeiro Festival de Contos da LITERARTE. Além disso é membro correspondente dos Núcleos de Letras e Artes de Lisboa e Buenos Aíres.  Recebeu o Prêmio Latino Americano de Excelência na Argentina, o Diamante das ARTES E EDUCAÇÃO na Aústria. É membro correspondente da ALAF, da Academia de Letras e Iguaba Grande, da Academia de Letras de Niterói, da Academia de Letras do Val Paraíso- Chile e tem recebido vários prêmios. Participou da Enciclopédia dos 800 anos de Língua Portuguesa em Foz do Iguaçu . Tem participado de várias Antologias pela All Print, Mágico de Oz, Literarte e pela ALB  seccional Suiça. Escreve contos e poemas.

Clara Machado
Clara Machado, nasceu em Amambai, região da fronteira de Mato Grosso do Sul, e hoje mora em SÃO PAULO. (SP).
É psicóloga, psicodramatista, Terapeuta em EMDR, Coach, autora de diversos workshops tematizados realizados no Brasil e no exterior.
Recebeu o titulo de Acadêmico Correspondente pela Academia de Letras de Goias Velhos. (ALG).
Seu livro Se a Vida te der um Limão... recebeu o prêmio Interarte 2012. como os melhores do ano na categoria Motivacional.
Lançou seu livro. Da agua para o Vinho, na Feira Internacional de Genebra na Suiça em maio de 2013, como convidada Vip, pela Revista Varal do Brasil. Livros Lançados. Da agua para o Vinho, O Despertar da Delicadeza, Se a Vida te der um Limão...
A Paz do Eu, Almas Feridas, Descortinando a Ditadura.( que foi lançado em Genebra no dia 29 de janeiro de 2014). Membro Correspondente da Acadêmia de Buzios 2014.Prêmio da  ABD 70 anos- Excelência Cultural 2013. Em Buzios, maio de 2014.

Cacau Braga
Cláudia Braga
Aleilton Fonseca
Cássio Cavalcante
Cecy Barbosa

Maria Cláudia Braga (Cacau Braga) é natural de Brasília, poeta, musicista, locutora e produtora cultural em Sorocaba. Recentemente fez parte de mais de 20 coletâneas,  da Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Também foi selecionada para a coletânea Prêmio Valdeck de Almeida, em Salvador. Baterista da banda Hai Kai, com a qual lançou um álbum com participação nas letras e que teve premiações em Leis de incentivo à cultura do Estado de São Paulo e turnê internacional na província da Nova Scotia, Canadá. No momento se dedica, na literatura, à produção de um romance.

Claudia Carvalho
Empresária na área da saúde corporativa e escritora, autora do livro de sucesso “Mulher Brasileira Procura”. Tem várias premiações em contos e participação em diversas antologias, no Brasil e no exterior.
Bailarina contemporânea, passou do movimento livre da arte da dança para a arte da literatura.
Fluente em quatro idiomas, desenvolve workshops e atualmente ministra com sucesso palestras sobre temas femininos. Destaque para as premiações: “Melhores contistas de 2013”, Prêmio Luso-brasileiro, Editora Mágico de Oz.Condecorada com as Altas Insígnias da Academie Du Mérite Et Devouement – 2012, por trabalhos literários publicados na França e serviço prestado à cultura.  Agraciada com troféu “Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Européia de Belas Artes”, Viena – Áustria, 2013, entre outros.

Claudia Stocker
Bibliotecária e Documentalista, pós-graduada em Gestão da Informação e em Educação, Artes, Estética e Museus. Autora de dois livros técnicos na área de incentivo a leitura. Co-autora de publicação na área de preservação de livros e documentos e co-autora da Antologia Poética “O futuro nos pertence”. Desenvolve projetos de incentivo a leitura com crianças e adolescentes em bibliotecas escolares e públicas. Atual gestora da BIBLIOTECA PÚBLICA Infantil Aglaé Fontes de Alencar em Aracaju/Se.


Conceição Oliveira
Conceição Maia Rocha de Oliveira é natural e residente em Aveiro, Portugal.
Possui várias graduações; Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Universidade de Aveiro, Bacharelato em Ensino Básico pela Escola do Magistério Primário de Aveiro e duas graduações pela Alliance Française de Aveiro e Coimbra.
Exerceu pedagogia 38 anos nos vários graus de ensino.
- Aposentada da docência, dedica-se à escrita, pintura e outras atividades artesanais.
Publica LABIRINTO DE PALAVRAS em 2012, Poesia, pela editora Temas Originais;
TEMPO SEM HORAS em 2013, Contos, pela editora Vieira da Silva;
É coautora em mais de trinta de Coletâneas e Antologias (Poesia e Prosa) em Portugal e no Brasil. Aguarda novas publicações.


Cristiane Mota Viviani
Cristiane Mota Viviani é formada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e Equoterapia.
Escritora, com publicação de obra:” Turbilhões –poesias da alma” e do livro infantil. “Cultivando a Paz em Atitudes”.
Colabora com uma coluna mensal no programa da TV Taubaté “Litteratudo” com o nome “Atitude” e Autora do blogwww.cristianemviviani.blogspot.com “Caminhos Literários”. Faz parte da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras e possui uma fanpage como Escritora/Palestrante -

Carlos Augusto Carone Sborgia
Carlos Augusto Carone Sborgia nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo. Formado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro—Uberaba/Minas Gerais . Conselho Regional de Medicina SP—56798. Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Especialista em Psicossomática pelo Núcleo Tavola de Ribeirão Preto-SP . Cursando Psicanálise no Núcleo Tavola de Ribeirão Preto-SP . Participa de Congressos , cursos na área da Cirurgia Plástica e Cosmetologia/Cosmiatria . Publicou artigos na mídia impressa sobre Cirurgia Plástica na coluna “ Falando Sobre...” no  Jornal A Cidade de Ribeirão Preto/SP

Dinorá Couto Cançado
Professora, pedagoga, dinamizadora de bibliotecas e incentivadora de leituras. Membro de várias academias e da Literarte – Associação Internacional de escritores e artistas. Pós-graduada em Inclusão e em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, do Programa de Conselheiros Nacionais. Facilitadora certificada pelo Programa Nacional de Projetos Culturais (MinC/FGV).Agente cultural do FAC/SEC/GDF em Literatura;  Gestão, Pesquisa e Capacitação; Produção Cultural. Autora dos livros “Revolucionando Bibliotecas”, “Revelando Autores em Braille” e de sua 1ª obra infantil “Paçoca de avô”. Autora de vários projetos literários, destacando-se o “Brincando de Biblioteca com Programa Literário”, Luz & Autor em Braille”, o “Fórum Brasília, capital das leituras”, a “Sociedade dos Poetas Cegos”, etc. Membro-fundadora da Biblioteca Braille Dorina Nowill, onde atua como educadora voluntária Premiada com poemas publicados em várias antologias. Por esse trabalho compartilhado de incentivo à leituras, em 40 anos dedicados à educação/cultura, houve reconhecimentos significativos, como: Prêmio ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil 2005, Finalista Viva Leitura, Mérito Espírito Candango, Prêmio Ser Humano Brasília, por sua pesquisa acadêmica “Leitura, Cidadania e Transformação Social”.


Dulce Helena Couto
Dulce Couto, mineira de Bom Despacho, é artista plástica, escritora, arte educadora, e arte terapeuta. Parte de sua formação artística se deu em Salvador e cidades da Bahia, onde viveu por dezesseis anos. Na ocasião em que a capital da Bahia completou 450 anos, foi premida com a obra Lembranças de Salvador, extenso mural localizado na Companhia das Docas do Estado. Possui extensa pesquisa de caráter visual, com obras premiadas no Brasil e exterior. Atualmente vive em Belo Horizonte, onde escreve livros sobre arte, educação e Inclusão social. Participa de antologias com poemas e contos.  Conferencista em eventos de Arte, Educação e Cultura, realiza workshops, em países como Alemanha, Suíça, Cuba, Peru, Chile, Portugal, França e Áustria. É Comendadora da ABD,  Embaixadora da Divine Academie de Artes e letras de Paris e membro de várias academias do Brasil  do mundo.


Edson Gobi
Edson Gobi é Imortalizado pela ALG - Academia de Letras de Goiás; ACLAV – Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória – Es; NALAL - Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa – Portugal; ALAB - Academia de Artes e Letras de Búzios – Rj. Também é Membro da UBE – União Brasileira de Escritores - Além de escritor e músico, Gobi é colunista de Jornal, consultor de empresas, especialista em treinamentos de: técnicas de vendas, dinâmicas motivacionais, relações humanas e trabalho em equipe, network marketing. É palestrante, facilitador e tem por objetivo ajudar a descobrir o potencial humano individual e coletivo. Lançou-se na literatura em 2009 com o romance policial “ITAPU A GRANDE CONSPIRAÇÃO” (Wander Editora – Paraná. Lançou o 2º romance “O Despertar” (Editora Novo Século – São Paulo) na Bienal de São Paulo 2010. Lançou o 3º romance “14 DIAS” (Editora Novo Século – São Paulo) na bienal do Rio de Janeiro em 2011. Lançou o seu 4º romance “Anjos ou Demônios? O Segredo” (Editora Multifoco - Rio de Janeiro)  no estande da U.B.E – União Brasileira de Escritores  - na Bienal de São Paulo 2012. Em 2013  também entrou no mundo mágico da literatura infantil lançando o livro “O Sapeca Fujão” (Wander Editora – Paraná). Os livros de Edson Gobi são pautas de estudos em várias entidades educacionais, entre elas a UNILA – Universidade Latina Americana – com sede na ITAIPU BINACIONAL.


Eliane Negrão
Eliane Gomes Corrêa Negrão, poetisa e artista plástica, nasceu aos 09.01.1958, em Mandaguaçu, Estado do Paraná. Filha  de Oscar Arieta Negrão e Hélia Gomes Corrêa Negrão. Muda-se para Curitiba, com a família, que buscava estudos melhores aos filhos. Ali residiu por 8 anos. Frequenta neste período, o Centro de Criatividades da Capital, onde sua veia artística é aflorada. Retorna à Ibaiti, no ano de1981, passando a promover e participar de diversas oficinas, cursos, workshops e exposições de: pintura clássica e contemporânea; aquarela; escultura; artes cênicas; e, finalmente, no ano de 2001, inicia a compor poesias. Ano de 1998 - Funda e preside a Associação Cultural de Ibaiti; Ano de 1999 – É diplomada no curso de extensão universitária de Domínios para a Produção e Política Cultural, promovido pela Universidade Federal do Paraná -UF/PR; Ano de 2011 – Funda e preside a Academia de Letras, Artes em e Ciências de Ibaiti.
Eliane Negrão, é Notária, bacharel em direito, e, Pós-graduada em direito notarial e registral


Elinalva Alves

Graduada em História. Mestre em Educação Especial e Formação de Professores. Acadêmica da Academia Feminina de Letras do Ceará – AFELCE, correspondente da Academia de Letras de Goiás Velho – ALG, do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa- NALAL, Academia de Artes e Letras de Valparaiso- Chile, Academia de Letras e Artes de Búzios – ALAB, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB – Ceará. Recebeu os troféus “Cecília Meireles”, “Mulheres Notáveis – categoria especial, “Carlos Drummond de Andrade”, “Diamonds Of Art And Education Austrain 2013”, “Melhores Poetas 2014”, “Prêmio Excelência Cultural 2013 - ABD”.Prêmio Literarte 2014, Comenda Castro Alves. Participa da Enciclopédia Artistas Contemporâneos Lusófonos.


Elvandro Burity
Elvandro Burity – Carioca, nasceu no bairro de Quintino Bocaiuva. Autor de vários livros. No Salão do Livro de Paris – 2012 – lançou RIEN QUE DES ALDRAVIAS. Em 2013 lançou EXPRESSÕES DA ALMA - (comemorativo das Bodas de Ouro de seu casamento). Embaixador da Divine Académie Française DES ARTS Lettres et Culture. Detentor do Prêmio Jornalista Barbosa Lima Sobrinho e de várias condecorações no Brasil e no exterior.  Participou de livros no exterior, entre eles, RIO EN SCÈNE (França) e ANTOLOGIA DOS POETAS LUSÓFONOS (Portugal). Atualmente, ocupa o cargo de 2º vice-presidente do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI). É verbete da Wikipédia.

Emanuel Angelo
Emanuel Angelo Nascimento nasceu em São Paulo, em 1984. Formou-se em Letras pela UNESP, em 2006, e especializou-se em Linguística, em 2009, pela mesma Universidade. Admirador das letras e dos sentidos mais poéticos da vida, é fortemente fascinado pelo transcendentalismo simbolista e pelas nuances modernistas nas obras de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, nutrindo também grande admiração pelo concretismo e pelo experimentalismo poético das gerações pós-modernistas. Foi premiado no I Concurso de Contos e Poesia da UNESP de Assis, em 2003. Participou da Antologia ‘Incertezas e suas Fragilidades’, organizado, em 2014, pela Editora Scortecci. É autor de ‘Entre Céus e Poesia’, publicado pela Clube de Autores.

Eulália Costa
Eulália Cristina Costa e Costa - Maranhense, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UEMA, pós-graduada em Saúde da Família e em Vigilância Sanitária dos Alimentos (UEMA), funcionária pública federal e escritora. Possui dois livros publicados: "Uma viagem fascinante" – 2009 publicado pela editora Vermelho Marinho da Usina de Letras e “Antítese do tempo” – 2011 pela Corpos Editora na cidade de Porto em Portugal e a Comenda Gonçalves Dias pelo IHGM.  É Acadêmica Correspondente da ALG-GO, do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa -Portugal, da ALAF-CE e da ACLAV-ES e membro da Delegação brasileira 2014 da Academia de Letras e Artes de Valparaíso -Chile . Recebeu o Prêmio Luso-Brasileiro Melhores Poetas 2014. Participa de vários concursos literários, antologias e sites de poesia e tem artigos científicos publicados.

Fernanda Carone Sborgia
Formação Profissional. Graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão  Preto – Unaerp Ano 1996. Habilitação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - Ano 1997. Analista Judiciário – Executante de Mandados - Justiça Federal – Subsecção Judiciária de Ribeirão Preto – SP, Cargo Privativo de Bacharel em Direito
Posse: 16/02/2001. Posse no cargo de Juiz Federal Substituto no Tribunal Regional Federal da Terceira Região – Posse:  27/08/2007
  Pós-Graduação “Lato Sensu” Direito Administrativo e Administração Pública MunicipaL. Universidade Paulista – UNIP. Duração: 360 horas-aula Período: 09/05/1997 a 13/12/1997.Especialização em Processo Civil. Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP. Duração: 360 horas-aula. Período: maio de 1998 a março de 1999.

Fátima Quadros
 Maria de Fátima Batista Quadros nasceu em São José dos Salgados, Minas Gerais, Brasil, no dia 28 de junho de 1958, filha de Geni Batista Quadros e João Ferreira Quadros. É formada em Direito e Psicanálise, com especialização em Direito Público, e pós-graduações-docências/ coordenação em Criminologia, Psicologia e Psiquiatria Forense; Política e Estratégia; Iniciação ao Latim; Doutorado em Psicanálise e outros. Autora de mais de vinte livros, nas áreas de Poesia, Heráldica, Genealogia e do Teatro, é fundamentalmente escritora de Literatura Infantil, reconhecida e premiada no Brasil, Portugal e França. Participa de mais de 15 antologias de contos e poesias publicadas no Brasil e em outros países. Como poetisa, escritora de livros para crianças, ganhou importantes prêmios literários do país e exterior. É membro de várias Academias de Letras e fundadora e presidente da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Tem obras traduzidas para o espanhol, francês e inglês.

Francisco Gondar
Titular da Academia brasileira de Medalhística  Militar,  cadeira de número (11) Patrono Marechal Rondon. Membro efetivo da Academia de Letras do Rio de Janeiro,  cadeira  número  (09) Nilo de  Freitas Bruzzi e Vice presidente de Honra da  Divine Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura. Membro Representante da Academia de Cabo Frio ( ARTPOP ). Nomeado Academico Honorario da Academia Buziana de Letras. ( Búzios )

.

Francisco Grácio Gonçalves
Francisco Grácio Gonçalves ou Lefteris Kablianis/Francisco Kablianis (pseudónimos) nasceu em Atenas. É historiador, autor e escritor. Iniciou a sua atividade profissional, em 1994, tendo ainda sido, ao longo do seu percurso, responsável por vários projetos no âmbito dos serviços educativos e de extensão cultural de Museus, bem como pela coordenação e organização de diversas atividades de dinamização cultural. Desempenhou funções docentes no ensino básico, secundário e no ensino superior. Desempenhou também funções como técnico superior nas áreas da educação e da cultura. Desenvolveu também estudos na área da egiptologia, da História Antiga e das Ciências da Educação, que continua aliás a desenvolver, assim como na área da Língua e Cultura Portuguesa e no Ensino do Português para Estrangeiros.


Geraldo Sant'Anna
Formado em Matemática e Pedagogia. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Psicologia Multifocal. Mestre em Educação pela Florida Christian University (EUA). Doutor Honoris Causa pela ABD e ESCBRAS.  Membro de Academias Literárias Brasileiras e Internacionais.  Comendador por várias Academias. Autor dos livros “Análise Combinatória e Probabilidades” (Editora Érica), “O Voo da Cotovia” (Editora Sucesso/Celeiro de Escritores), “Pai´é – Contos de Muito Antigamente” (Editora Sucesso/Celeiro de Escritores), “Encantamento” (Costelas Felinas), “A Caminho do Umbigo” (Costelas Felinas), “Metodologia de Ensino e Monitoramento da Aprendizagem em Cursos Técnicos sob a Ótica Multifocal (Editora Scortecci),“Jardim das Almas” e "Floriza" (Literarte), além de participação em mais de uma centena de Antologias. Organizador da obra “Anhelos de La juvenitud” (Costelas Felinas) e “Tarrafa Pedagógica” (Celeiro de Escritores). Vários prêmios literários.

Hernandes Leão
Hernandes Leão – “O Poeta das Sete Colinas” é natural de Uberaba/MG. Bacharel em Jornalismo, é filiado a vários portais de literatura (poesia) no Brasil, Portugal e Chile. Além de ser membro Acadêmico Efetivo da ANLPPB – Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro – Patrono da Cadeira nº “74”; membro Acadêmico Correspondente das seguintes Academias de Letras: ALG – Academia de Letras de Goiás Velho,  ALAF – Academia de Letras e Artes de fortaleza, e ACLAV – Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória. E, tem posse acadêmica agendada na ALB / Araraquara – Academia de Letras do Brasil Seccional Araraquara.  O Poeta que recebeu o “Troféu Carlos Drummond de Andrade/2013”, tem dois livros publicados: “Papiros d’alma e os pergaminhos do tempo – uma visão poética do mundo” e “Flâmula Poética – um brado de Esperança e Fraternidade”; além de ter participado de mais de uma dezena de Coletâneas e Antologias de Contos e Poesias

Iris Sampaio
Natural de Aracoiaba-Ce e mora em Fortaleza. É Membro Correspondente da Academia de Letras e Artes de Goiás, da Academia de Letras e Artes de Fortaleza e do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa. È também membro daREBRA. Especialista em Gestão Pública é técnica da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento.Prêmio Literarte 2014 na categoria: Melhores Poetas. Livros: A Busca da Felicidade;A Força do Amor;Criar, Empreender e Amar. Antologias: Encontro Lusófono – Contos, Poesia e crônicas em Língua Portuguesa; Lindas Lendas Brasileiras-Rebra e 5ª Antologia Poética da ALAF.


Irma Galhardo
Irma Galhardo é graduada em Direito com registro na OAB, especialista em História da África e do Negro no Brasil e em Docência do Ensino Superior . Mora no Tocantins onde ocupa lugar de referência na Literatura Infantil, sendo autora de significativo projeto de apoio à leitura, contemplado em edital do Ministério da Cultura- MinC. Seu primeiro livro, Epopeia Tocantinense, é paradidático em várias escolas do estado e faz parte do acervo das bibliotecas públicas dos 139 municípios do Tocantins. É membro correspondente da Academia de Letras do Brasil/Suíça, tem cinco livros publicados, participação em muitas antologias, vários prêmios em editais de cultura e participação oficial no 27º
e 28º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, na Suíça e no Salão do Livro de Turim 2014, na Itália.




J. Afonso
João Alberto L. Afonso natural de Pedras Altas no Rio Grande do Sul, reside em  Xanxerê-SC. Artista Plástico da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (ACAP-SC) com sede em Florianópolis- SC e Associação Internacional de Escritores e Artistas com sede em Cabo Frio- RJ (LITERARTE- RJ). Participou de diversas exposições, catálogos de Arte no Brasil e Exterior, como escritor e poeta participou com a Literarte de mais de 6 Antologias e destaca a  5ª Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza- Ceará com a Poesia “Mãe” e Imagem da Capa a obra de Arte de JAfonso. Em 2014 foi homenageado com o Prêmio de Cultura Literarte, em Ouro Preto-MG e Prêmio Excelência Cultural 2013 em Búzios-RJ durante o III SACI produzido pela ALAB-RJ,70 anos da ABD. Participa em Salvador-BA do Catálogo Art Atual. Um frase: “O Artista e Escritor procura estar sempre criando em uma constante transformação do ser, mostrando em seu trabalho o que há de melhor do abstrato, real e simbólico em suas obras, contos, poesias.”
                       
José Araújo


Escritor, poeta e empresário, com diversos livros publicados e prêmios no Brasil e Exterior, é Acadêmico Correspondente: das Academias de Letras : ALAV- Academia de Letras e Artes de Valparaíso – Chile – CH.,   ANBA- Academia de Letras, Ciências e Artes de Niterói - RJ.,  ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni – MG.,  ALAF - Academia de Letras e Artes de Fortaleza - CE., Academia de Letras, Ciências e Artes de Piracicaba – S. P. Cadeira 02 – Letras, Acadêmico Correspondente Imortal – Cadeira 119 – ARTPOP- Academia de Artes de Cabo Frio- RJ.




                 

José Donizetti

Poeta, Compositor e Escritor, desde os 14 anos, começou a escrever de forma dirigida para publicação de livros apenas à alguns anos atrás (2007). Com seus 14 anos descobriu que tinha facilidade em expressar os seus sentimentos e pensamentos, através da escrita. Em busca de uma forma de redação, foi com poemas e poesias que melhor se adaptou. Sempre procurando ressaltar os aspectos positivos, alegres e otimistas dos sentimentos e pensamentos, a veia romântica foi a que acabou prevalecendo. Procurou em suas linhas, palavras que possam enaltecer o amor, o romantismo e explorando os cinco sentidos organolépticos. Dessa forma escreveu seis livros de poemas, um de imagens poéticas, uma coletânea de poemas e dois livros na linha de contos. É associado da Literarte! Participa de diversas Academias e antologias nacionais e internacionais. Laureado com diversos prêmios de valorização e reconhecimento literário e cultural.






José Lisboa


José Lisboa natural da cidade de Santos é artista plástico graduado pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) – Santos–SP e pós – graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – SP. Atua como professor de arte nas escolas públicas da rede estadual e municipal de São Paulo. É membro da Confederação Brasileira de Letras e Artes – CONBLA e Delegado Cultural por São Paulo pela mesma, filiado à Academia Latino Americana de
Arte – ALA – Brasil, à Literarte – Associação de Escritores e Artistas – Cabo Frio – RJ, à Academia de Letras e Artes de Fortaleza-ALAF (Fortaleza – CE), à Academia de Artes e Letras Buziana –ALAB ( Búzios –RJ), Acadêmico Correspondente da-ARTPOP (Cabo Frio - RJ) e Acadêmico Correspondente da Academia de Valparaíso do Chile (ALAV).


     



   

Juliano Paz Dorneles



Juliano Paz Dornelles é natural de São Borja. Graduado em Jornalismo; Pós-graduado em Comunicação com o Mercado; Mestrando e Pesquisador em Comunicação Social – Autor do blog pazdornelles.com - Microempreendedor; Idealizador do projeto  prossumers.com.br - Atualmente contribui como editor revisor da Revista Sessões do Imaginário - Atua também como Consultor em Mídias - Conta com mais de 70 publicações em antologias nacionais de poesia, contos, crônicas e artigos. Autor das obras individuais: “O livro do guerreiro justo – A luta continua”, de 2011; “Virtual e Real”, de 2012; E “Versos em linhas tortas – Entre o céu e a Terra”, de 2013. Além de artigos acadêmicos em revistas de comunicação. E participações em sites como Web Artigos e Wikipédia.


                                               






  Lairton Trovão de Andrade



Lairton Trovão de Andrade (28.02.1943), poeta, músico e trovador brasileiro, é bacharel e licenciado em Filosofia Pura. Editou nove livros - sete de poesias, e dois de reflexões filosóficas. Publicou onze livros eletrônicos no Poortal CEN - "Cá Estamos Nós" - Marinha Grande - Portugal. Participou de várias antologias literárias da Língua Portuguesa. Como compositor, é autor de diversas obras, dentre elas: Hino Oficial de Pinhalão - Letra e Música; Hino da Padroeira de Pinhalão - Letra e Música; Hino Oficial do Portal CEN - Letra e Música; e Missa Polifônica em 4 vozes mistas - Música.






Larissa Loretti

Escritora, musicista, trovadora, sonetista, poeta,escreve desde pequena, e se dedica às artes, desde cedo. Seu primeiro prêmio literário foi aos nove anos recebido da Caixa Econômica Federal, em concurso realizado entre alunos das escolas públicas do Rio de Janeiro. Atualmente é Presidente da AJEB – Associação de  Jornalistas e Escritoras do Brasil, Seção Rio de Janeiro. É também uma das Vice-Presidentes  da UBE – União Brasileira de Escritores, da APALA – Academia Pan-americana de Letras e Artes,  e da ADABL- Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras. Recebeu inúmeros prêmios literários no Brasil e no exterior – Portugal e Itália. Tem livros publicados de poesia   ‘Labirinto azul’, ‘50 poemas escolhidos pelo autor’ e ‘Paisagens de mim’ este publicado em 2013 e de contos na segunda edição ‘A escrita no espelho’. É colunista do ‘JORNAL SEM FRONTEIRAS’, tendo recebido troféu de destaque como colunista em 2014  e da Revista Literária Papiro, de Santos. Pretende continuar atuando nas diversas áreas literárias e artísticas, exercendo sua cidadania, pelo seu país. É palestrante muito requisitada por Associações  e Academias, apresentando-se através da música e de projeção de imagens. É ‘Artilheira da Cultura’ do Centro de Literatura do Forte de Copacabana do Rio de Janeiro.  Tendo recebido desta entidade Prêmio Cultural em 2-13


Luciene Passos Pires

LUCIENE PASSOS PIRES, nasceu em Caruaru, Estado de Pernambuco, filha de Hilarino Gonçalves Pires e Cloris Passos Gonçalves Pires. Cursou DIREITO, na ASCES e o curso de LETRAS na Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru. É Membro do NÚCLEO ACADÊMICO DE BUENOS AIRES/AR; acadêmica correspondente da ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE FORTALEZA/CE; associada da ASSOCIAÇÃO HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES; sócia efetiva da UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES/PE, e Cônsul de Caruaru em função delegada pelo MOVIMENTO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO. Ganhadora do Prêmio UNHISSES DE ORO (2012) por sua atuação como Delegada Cultura da União Hispano Mundial de Escritores. Trabalhos publicados: Antologia PENSAMIENTO ANTOLÓGICO UNIVERSAL, do “Congresso Universal de Poesia Hispano Americano em Tijuana/México (2010); Antologia MIL POEMAS A PABLO NERUDA (Chile/2011);  Antologia MIL POEMAS A CESAR VALLEJO (Peru/2012); Antologia MIL POEMAS A MIGUEL HERNANDEZ (Espanha/2012); Antologia MIL POEMAS A JOSÉ MARTI (Cuba/2013); Antologia MIL POEMAS A OSCAR ALFARO (Colômbia2013);  Antologia MIL POEMAS A JOSÉ MARIA ARGUEDAS (Peru/2014); várias antologias no Brasil.








Luciene Rroques


Luciene Rodrigues Rroque dos Santos. Pseudônimo: Luciene Rroques. Nasceu em Goiânia-GO. Professora/Pesquisadora cientifica/Escritora. Formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG_GO). Pós graduada pela Universidade Federal de Lavras Minas Gerais ( UFLA-MG). Comendadora da ABD Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais. Membro da Academia de Letras de Goiás. Membro da Academia de Letras e Artes de Búzios. Rio de Janeiro. Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires Argentina. Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de de Lisboa Portugal. Numero 6.907.8 Gabinete Real Português. Estudante de em direito; Dedica seus conhecimentos e formações ao ensino/pesquisas biológicas, comportamentais/relações humanas evolutivas. Docente em Faculdades de Goiânia e de Brasilia. Seus escritos ( livros de romance; contos, crônicas e poesias) , são embasados no psico-comportamental humano/comparado ao lado humano animal/racional ou não. Cunhos sociais, evolutivos, morais dentro da ficção são marcas registradas em suas obras.




Lucas Costa

Lucas Castro, 53 anos, se lança novamente na empreitada de publicar um novo livro. Tarefa árdua pois novamente irá se expor até as vísceras, ou o leitor pensa que é fácil e prazeroso tal exposição?

Lucas Castro escreve desde os 14 anos e apesar de rejeitar seus primeiros escritos, não os abandona, aliás ele não abandona nada do que escreve, por mais fora do senso que possa parecer este ou aquele texto. "São necessários ao aprimoramento do ato de escrever", diz ele. Bem, é assim que todas as coisas são feitas



Marcos Aurélio Maurer Dalla Vecchia


MARCO AURÉLIO MAURER DALLA VECCHIA nasceu em 14 de janeiro de 1998, em Bento Gonçalves/RS. Estudante do ENSINO MÉDIO do Colégio Conhecer, Poeta e Artista Plástico. Membro Efetivo da Academia de Letras Infanto-Juvenil Machado de Assis, Porto Alegre/RS; Membro Correspondente da Academia Infanto-Juvenil de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro/RJ; "L’Ambassadeur et Membre d’Honneur" da Divine Académie Française dês Arts. Lettres et Culture; Membro Efetivo do Projeto “Vida, Amor e Paz”, do “Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix, Suisse/France”. Em 2012, na Feira do Livro de Porto Alegre, participou da Oficina "Poesia Inclusiva" e do “Sarau Poesia Inclusiva", com Deficientes Visuais, no Cais do Porto. Em 10.08.2013, em Itabira/MG, recebeu, em noite de Gala, o Troféu “Jovens de Sucesso”. Tem participação em Coletâneas e Antologias Nacionais e Internacionais. Dentre elas: “Antologia Universal Lusófona 2014 "Rio dos Bons Sinais", do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora; “Transparências” e “Semeador de Palavras”, da Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras “A Palavra do Século 21”, de Cruz Alta/RS; “A amizade é um amor que nunca morre”, organizada pela Associação Internacional de Poetas e pela Editora Alternativa, em homenagem à escritora Maria Clara Segobia; “Mil Poemas para Gonçalves Dias”, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão; “Logos da Fénix”, de Lisboa/Portugal; “Livro de ouro 2012”, do “Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix, Suisse/France”. Em 23 de março de 2014, no Salon du Livre de Paris, participou do lançamento da Antologia “Brésil em Scène”, da Divine Edition. Curte desenho, pintura, literatura e museus.

Maria Cristina Drese

Estudos de Bacheralado, piano e Ballet clássico. Trabalho em administração de imóveis. Escritora, Poeta del Mundo, Presidente representante da Argentina do Congresso da Sociedade Cultural Latinoamericana em São Paulo. Membro da Academia de Letras do Rio Grande do Sul. Ativista no Intercâmbio Cultural em Cotiporá (RS). Membro da IWA (Associação de Escritores Internacionais), USA. Membro da Academia de Letras em Paris. Secretaria de atas da Sociedade Argentina de Escritores. Embaixadora do Prêmio Victoria na Argentina. Delegada do Liceo Poetica de Benidorm. Coordenadora do Grito de Mulher (sede na República Dominicana), na Argentina. Donna 2012, ou Women 2012, na cidade de Agropoli Itália.
Destaque Desafio Literatura Carlos Drummond de Andrade em 2013 Minas Gerais.
Cecilia Meireles desafio para as mulheres da elite em Minas Gerais de 2014.





Maria de Lourdes Schenini


Maria de Lourdes Schenini Rossi Machado, filha de Beatriz Teresa Moser Schenini Rossi Machado e Mário Luiz Rossi Machado. Nasceu em 10.08.1995, Ponta Grossa/PR. Acadêmica do Curso de Direito, do Centro Universitário UniRitter, Porto Alegre/RS; Presidente da Academia de Letras Machado de Assis, Porto Alegre/RS; L’Ambassadeur et Membre d’Honneur da Divine Académie Française dês Arts. Lettres et Culture; Membro Fundador da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas,Mariana/MG. Em 2013, recebeu Troféu Jovens de Sucesso, Itabira/MG. Tem participação na Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias”, da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão; e em “Bresil em Scene”, da Divine Edition/France. Em 2014, lançou “Retalhos D’Alma”, no Salon du Livre, Paris/FR; e, em abril, recebeu o Troféu Cecília Meireles, Itabira/MG.




Maria Inez Queiroz


MARIA INEZ SILVA QUEIROZ é maranhense de Pedreiras e reside em São Luís – MA. Licenciada em Letras Prortugues/Francês e Literaturas com livros e artigos publicados na área de redação oficial publicou contos e crônicas em antotologias pela Mágico de Oz e Divine Edition. Recebeu a comenda Castro Alves por participar da Enciclopédia 8 séculos da língua portuguesa. Foi a melhor aluna do curso de Letras da UFMA com título de honra ao mérito e atualmente é servidora pública da Assembléia Legislativa do Maranhão, colaboradora do INTERLEGIS – Senado Federal e colaboradora do Jornal O Estado do Maranhão. Foi homenageada pelos serviços prestados ao Corpo de Bombeiros do Maranhão e amiga do Colégio 2 de Julho do CBMA é pesquisadora do CNPQ/UERJ.      









                           Matusalém Dias de Moura



Matusalém Dias de Moura nasceu a 05.06.1959, na zona rural de Irupi, à época distrito do Município de Iúna, ES. É Advogado e Procurador de carreira da Assembléia Legislativa do Espírito Santo. Como político, foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Iúna, onde exerceu as funções de líder da oposição e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, tendo sido, também, Relator Geral da primeira Lei Orgânica do Município de Iúna.

               








                 Mayra Diniz

Mayra Diniz, começou a escrever aos doze anos de idade, é artista plástica, escritora, e farmacêutica.
Formou-se aos 22 anos de idade, especializando-se em homeopatia, cosmetologia e atenção farmacêutica.
Têm dois livros publicados com a editora literarte, sendo eles;
A farmacêutica no século XXI. Poemas de veranei.  É casada tem dois filhos. Gosta de escrever poesias, e está aprendendo também a declamar. Fez também vários cursos de pintura em Santos, e hoje têm como coordenadora de seu trabalho artístico a Professora Ana Canella. Recebeu o prêmio Diamonds of Art, em Viena, Áustria. Gosta muito de viajar, e também de fazer parte de várias academias, estar entre escritores e artistas, é uma de suas grandes alegrias.
É membro de seis academias no Brasil, e uma academia internacional.                          






Mirian Menezes



Mirian Menezes de Oliveira lançou, em 2011, o livro de poesias “O cientista e a poeta”, pela Editora TRIOM. Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação – UBC – Mogi das Cruzes – SP possui artigos sobre leitura, publicados em anais de Congressos Nacionais e Internacionais.  Possui poemas e crônicas, publicados em Antologias - Brasil, Portugal, Itália e França. Membro da REBRA (REDE DE ESCRITORAS BRASILEIRAS),da ALB (Associação de Leitura do Brasil), UBT (União Brasileira de Trovadores), Acadêmica Correspondente da ALG (Academia de Letras de Goiás), Acadêmica Estrangeira (Núcleo de Letras e Artes de Lisboa), Patronesse Perpétua da Cadeira Patronímica nº 110 - "Ad Immortalitatem" - ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS DE IGUABA GRANDE – RJ.  Parceira do fotógrafo Gilmar Dueñas e da artista plástica Tita Selicani – Projeto Trilha de Olhares – Exposição que ocorrerá em outubro de 2014 - Carrosel do Louvre – Paris.






Monica Yvonne Rosemberg



Bacharel em Direito pela USP- São Francisco, especializada em Direito Penal.
Estudou até o ginásio no Externato Ofélia Fonseca. Cursou o colegial no colégio Dante Alighieri e estudou no IMI of Geneva. Formada em História da Arte pela FAAP e em Assistência Social pelo Palácio dos Bandeirantes. Foi oficial do Gabinete do Governador Paulo Egídio Martins durante todo o seu mandato, cuidando da parte de informações internacionais.
Fluente nos idiomas inglês, alemão, italiano, francês, espanhol e português. Escritora associada à REBRA e UBE.





Nara Pamplona

Desde a adolescência, gostava de escrever textos,, mas que se perderam com mudanças de residências.  Retornei a escreverapós o falecimento de meu marido em 2008, como forma de desenhar no papel meus sentimentos e emoções. Meus textos estão publicados no site Recanto das Letras e em Academias virtuais fundadas por amigos poetas. Estou providenciando a publicação do meu primeiro livro, o que, ainda, não foi efetivado, em razão de problemas de doença na família. Tambémtrabalho com artes gráficas, fazendo tutoriais em PSP e tubes, que são distribuídos, não só no Brasil, como também no exterior, possuindo 2(dois), www.recantodamagia,com e www.tubesnarapamplona.com;







Neide Baptista

Neide Baptista é mestre em Sociologia, membro do Conselho Nacional de Cultura - setor de Teatro/Ministério da Cultura – Governo Federal.  Também é membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa - Portugal, e associada a Literarte (Associação Internacional de escritores e artistas) bem como a AMITE ( Associação dos amigos do Teatro). Animadora Cultural, e depois professora universitária, descobre a paixão pelos romances em 2007 quando começa a escrever uma série de histórias. Sua primeira, obra Vermelho 7, foi lançada pela editora Literarte e Mágico de Oz.






Neide Maia

Neide Maia, Cearense, Especialista em Literatura, Graduada em Letras,  Bacharel em Biblioteconomia, Bibliotecária da Prefeitura de São Paulo, Acadêmica correspondente da Academia de Letras de Goiás, Prêmio Excelência Literária REBRA, Acadêmica correspondente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória, Comenda Castro Alves  pela  LITERARTE. Participou de várias antologias  da REBRA. É autora do livro  A Liberdade de expressão na obra de Manuel Bandeira, Editora Scortecci.

Neri França Fornari Bocchese

Nascida em Arvorezinha, Vale do Taquari – RS. Fez os estudos primários em Faxinal dos Guedes-SC. Professora na UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Presidente da ALAP- Academia de Letras e Artes de Pato Branco. Da APAL, Acad. Corresp. de várias academias. A.C.L.A.de Valparaiso- Chile. Comendadora da ALG. Vários prêmios Literários. Certificação Francesa. N.A.L.A. de Lisboa. Prêmio Latino Americano de Excelência. Comenda Castro Alves. Professa da OFS. Ministra da Eucaristia. Membro do Rotary Clube Pato Branco-Sul. Sócia da Literarte, da A.C.I.M.A. Avó de Giovanna, Gabriel, Victoria e Gustavo. Noras: Genoefa, Vania. Filhos engenheiros: Roque Eduardo, Fernando, Evandro e Daniel Celestino. Casada Roque João.

Nylton Batista
Em 1982, animado por bons resultados obtidos pela Sociedade Musical União Social desde sua revitalização em 1977, Nylton Batista, então presidente da mesma, resolveu reunir em livro algumas passagens da banda, bem como aspectos gerais das bandas civis e registros deixados por antigo músico, Eugênio Gulberto de Lemos, irmão do maestro Randolfo José de Lemos e pai de Teodolino de Lemos, ex-presidente da "União Social". Apresentados os originais, sem nenhuma pretensão, ao secretário de Turismo e Cultura/Prefeitura Municipal de Ouro Preto, jornalista Angelo Oswaldo de Araújo Santos, este firmou convênio com o então Instituto de Artes e Cultura/Universidade Federal de Ouro Preto - IAC/UFOP, possibilitando então a publicação do BANDA DE MÚSICA, a  "Alma da Comunidade". O lançamento ocorreu, dia 5 de novembro de 1982, na sede da "União Social", em Cachoeira do Campo, dentro da programação da XV Semana do Aleijadinho, promoção da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Aquino de Souza



Aquino de Souza é membro-correspondente da Academia de Letras do Brasil – Seccional Suíça e cofundador de confrarias literárias locais, como “O Clã dos Roedores”, “Clerici Vagantes” e “Canora”. Sua poética respira eflúvios românticos e simbolistas e manifesta-se preferencialmente através da elegante música do soneto. Agraciado com a medalha de 4º lugar no Concurso Nacional de Sonetos Nilza Castro da EPC – Porto Alegre/RS (2012) e com a placa Emílio Lansac Thoa no 21º Concurso de Prosa e Poesia da ALSJBV – São João da Boa Vista/SP (2013). O bardo tem participado de diversas antologias poéticas por todo o país. Integrou a Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos lançada pela Literarte em maio de 2014. Publica ainda no ano corrente a obra poética Abyssus Abyssum Invocat.







Renata Carone Sborgia


Renata Carone Sborgia nascida em Ribeirão Preto/SP, Bacharela em Direito e Bacharela em Letras. Mestra em Psicologia Social USP, Especialista em Língua Portuguesa e Direito Público com ênfase em Direito Constitucional com MBA em Direito e Gestão Educacional. Membro imortal da Academia de Educação-ARE-, Docente, Pesquisadora USP, escritora com  livros publicados nas áreas de Língua Portuguesa, Educação, Literatura, Tabagismo e Enxaqueca. Escreve em mais de 20 locais na mídia impressa e/ou virtual com colunas sobre a Língua Portuguesa. Participou em mais de 30 Antologias com crônicas e poemas. Participa todos os anos na Bienal Internacional do Livro de SP e RJ e Salão de Genebra/Suíça com seus livros.


Rita Aparecida Coelho



Doutora em Literatura Comparada, professora de Literatura na Universidade do Estado da Bahia, desde 1997, desenvolve projetos de pesquisa voltados para a pesquisa em literaturas em Língua Portuguesa. Em 2012, desenvolveu um projeto de pesquisar sobre o ensino da Literatura Portuguesa nos cursos de Letras das universidades baianas e constatou que as disciplinas estão praticamente em extinção, com grave risco dos alunos não conhecerem a literatura portuguesa pós Camões e Fernando Pessoa. Tal constatação levou-a pleitear a criação de uma Cátedra no Estado. O projeto foi aprovado pelo Instituto Camões e a Cátedra Fidelino de Figueiredo, inaugurada em 13 de junho de 2013, deu inicio ao projeto de promoção e divulgação da literatura portuguesa, através de um conjunto de ações que envolve pesquisa, ensino e extensão. Concomitante ao projeto da Cátedra, a professora desenvolve projeto de revitalização do Gabinete Português de Leitura de Salvador, através de ações que visam a dinamização do espaço, a promoção e a divulgação da cultura e da literatura portuguesa na cidade de salvador. Neste ano de 2014, teve seu projeto Literatura e Cultura no Gabinete Português de Leitura de Salvador aprovado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura do Estado e pretende, ao longo dos próximos três anos, tornar o Gabinete um polo irradiador da cultura portuguesa.

Roberto Ferrari

Engenheiro, analista de sistemas, administrador de empresas, poeta, escritor e comunicador. Sempre gostou de escrever desde a juventude, publicou os livros: Refúgio da Alma, Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina e Fundamental como o Amor. Alguns prêmios recebidos: Membro da ALAF - 2013 Membro da Academia de Letras de Buenos Aires - 2013 Membro da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Paris – 2013 Doutor Honoris Causa em Literatura pela FAMET de Belo Horizonte- 2013 Membro Conselheiro da ABRASCI – 2014.









Rogério Araújo (Rofa)



Escritor, jornalista, professor, cronista, contista e poeta, especialista em Leitura e Produção Textual, bacharel em educação - teologia cristã; autor do livro “Mídia, bênção ou maldição?” (Quártica Premium/Litteris Editora), lançado na XV Bienal Internacional do Livro no RJ (2011), Salão Internacional do Livro e Imprensa de Genebra, (Suíça, 2012), na Expo América, em Nova York, EUA (2012) e na Feira de Frankfurt(Alemanha, 2013); coautor de diversas antologias nacionais e internacionais; comendador e acadêmico efetivo, honorário e correspondente de diversas academias de letras no Brasil (RJ, ES, GO e MG) e exterior (Itália, Chile, Argentina e Suíça).





Roosevelt Vieira



Roosevelt Vieira Leite nasceu em Sobral no Ceará. Teve a primeira parte de sua educação em Fortaleza. É professor da rede pública em Sergipe. Foi professor universitário  na Universidade Estadual Vale do Acaraú. É filho da escritora cearense Helenice Vieira Leite, advogada e formada em Ciências Sociais, uma das fundadoras da Casa Juvenal Galeno (Um centro cultural feminino de letras e artes, muito respeitado no Ceará). Sempre viveu no ambiente acadêmico e no mundo das idéias. Atualmente escreve em sites da internet divulgando suas idéias para o mundo. É um dos fundadores do movimento torto (Um site de acadêmicos que promove a cultura e o incentivo à crítica e à arte) em Sergipe. Suas participações em antologias são aqui na celeiros que são: Duas antologias Eldorado, Uma antologia Fronteiras, e Agenda literária. O autor participou da antologia Palavras sem Fronteiras, uma iniciativa da comendadora Izabelle Valladares. Participamos também do prêmio melhores contistas luso brasileiro da Editora Mágico de Oz, e da antologia "palavra é arte", uma iniciativa e homenagem do professor Gilberto Martins da Puc-Ba.





Sandra Ferrari Radich


Sandra Ferrari Radich nasceu na cidade do Rio de Janeiro - Professora – Escritora – Poeta – Aprecia a Arte de Contar Histórias. Autora de diversos contos, crônicas e poemas editados em antologias.
Pós-Graduação lato Sensu em Língua Portuguesa com Ênfase na Formação do Leitor.,Portuguese Language and Literature
Acredita que o gosto pela escrita, leitura e poesia, agregados a “Arte de Contar Histórias” contribui muito para o crescimento intelectual e emocional do ser humano tornando-o sensível, critico e criativo em todos os aspectos da vida e do mundo.








Sérgio Borsoi Jr.



Nascido no Rio de Janeiro em 16/06/1992, Sérgio Ribeiro Borsoi Júnior é escritor, poeta e músico. Começou a trilhar no caminho da literatura em 2009. é membro das  Academias de Letras e Artes de Fortaleza, Academia de Letras e Artes de Buenos aires, Academia de Letras de Goiás Velho e Academia de Letras e Artes de Lisboa. Participa de diversas antologias e segue construindo sempre um novo dia.









Sonia Fonseca ( Colégio Equipe)




Sonia Fonseca, nascida na cidade de Salvador, Bahia, Pedagogo atuante em escolas de Educação Básica como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio, onde desenvolve projetos educacionais, sociais e culturais. Hoje fazendo parte do corpo técnico do Colégio Equipe.


           



   Stela Oliveira



Maria Stela de Oliveira Gomes é mineira de Abre Campo, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. É escritora, poeta, artista plástica, membro e Presidente do Conselho Fiscal da Academia Valadarense de Letras, membro-correspondente da Academia de Artes Ciências e Letras de Iguaba Grande -RJ, Primeira Secretária da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce e rotariana do Rotary Clube Governador Valadares. Tem obras publicadas em jornais revistas e antologias e o romance "Marcas de Sofrimento e Esperança". A crônica "Peraltices da Infância" foi publicada em duas antologias, sendo uma traduzida para o francês através do Intercâmbio Cultural da Universidade Federal da Paraíba. A poesia "Sentimento Envolvente" foi musicada e gravada no CD Poesias Musicadas de Brasileiros pelo intercâmbio cultural da mesma universidade. Recebeu a Comenda Gonçalves Dias por sua participação com um poema no Projeto Mil Poemas para Gonçalves Dias. Tem outras obras premiadas.








Sueli Nassar az



Paranaense, pedagoga, poeta. Membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Agraciada com Medalhas de Mérito e outras láureas. Verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea. Publicações em Antologias, Jornais e Revistas. Autora do Livro CISMAS em versos, ao qual foi outorgada a Medalha de Mérito categoria Ouro.








Sônia Nogueira




Graduada em História, Estudos Sociais, pós-graduação Planejamento Educacional, Língua Portuguesa e Literatura – Membro em 4 academias literárias; Associação de Escritores. Publicou seis livros, 50 Antologias, classificada cinco concursos, 26 menções honrosas, Cinco medalhas, sendo duas, Prêmio Buriti. Agraciada com 7 Troféus: Cecília Meireles, Drummond de Andrade, Categoria Especial, Mulheres Notáveis, troféu Of Art And Educacion Austrain, 2013, em Viena. Catalogo Luso-brasileiro melhores poetas de 2014, Prêmio Ideal Clube de Fortaleza, Comenda Castro Alves, 2014, Troféu 70 anos da ADB, 2014. Catálogo Melhore Poetas 2014, Luso-brasileiro Mágico de OZ.







Valdeck Almeida

Valdeck Almeida de Jesus é jornalista, escritor, poeta e funcionário público federal. Nasceu a 15 de fevereiro de 1966 em Jequié-BA. Ali viveu até aos seis anos de idade, quando foi residir na Fazenda Turmalina (região de Itagibá-BA), onde continuou a estudar em escola pública até os 12 anos de idade. Retornou a Jequié-BA para se matricular na 5ª série do primeiro grau. Ingressou nas Faculdades de Enfermagem e de Letras, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em 1990, concluindo dois semestres; na Faculdade de Turismo, na Faculdade São Salvador, não concluindo seis semestres. Reside em Salvador, desde fevereiro de 1993. É membro da Academia de Letras de Jequié, da Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras do Brasil (Seccional Suíça), da Academia de Letras de Teófilo Otoni, Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – ANELCA, da Academia de Letras do Brasil, Embaixador Universal da Paz (Círculo dos Embaixadores da Paz da Suíça e França), Embaixador da Divine Académie Française des Arts, Lettres ET Culture, participa do Fala Escritor e outros projetos culturais. Na capital, fez cursos de informática, teatro, relações humanas e fotografia. Fez, ainda, curso de espanhol durante dois meses em Madri (Espanha), Santa Elena de Uairen (Venezuela), Puerto Iguazu (Argentina), Ciudad del Este (Paraguay) e La Habana (Cuba) e de inglês por três anos em Salvador, complementado por curso intensivo de três meses em Nova York, Estados Unidos. Perambulou em 2011, 2012 e 2013 por Portugal, Espanha, Itália, Mônaco, Suíça e França, em viagem cultural e turística.







Valdir Alves Costa


ESCRITOR DR. DIÁCONO VALDIR ALVES DA COSTA, PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL EM GOIÁS – ALB/GO, VICE GOVERNADOR DA REPRESENTAÇÃO ESTADUAL DO POETAS DEL MUNDO EM GOIÁS, CONSUL DOS POETAS DEL MUNDO DO ENTORNO DE CAÇU, DIRETOR DE COMUNICAÇÃO DA ACADEMIA DE LETRAS DO EXTREMO SUDOESTE DE GOIÁS – ALESG/GO, ESCRITOR EM DIVERSAS LITERATURAS DE 32 LIVROS PUBLICADOS











Valéria Schmitt



Valéria Schmitt é dentista e escritora brasileira, nascida em PItangui, MG. Em 1989 graduou-se em Odontologia pela Universidade de Itaúna, e, desde então, tem escrito inúmeras publicações na sua área ou em outras áreas. EM 2008 publicou seu primeiro livro, "A Lei da Atração".De 2008 a 2010 escreveu para o Jornal Sétima Vila em Pitangui. Em 2009 escreveu seu segundo livro, "Muito Além do Passado", cuja história se passa na França do século XVIII e fala sobre o tema Terapia de Vidas Passadas. Em 2011 mudou-se para os Estados Unidos por seis meses, a fim de poder escrever "Outono" que é seu terceiro livro e seu primeiro trabalho para adolescentes.Outono foi traduzido para o inglês sob o título Magical Autumn e está disponível para venda em diversos países.Outono é o primeiro livro de uma série: Inverno, Primavera e Verão.



Vanda Lúcia da Costa Salles


Nasceu em Italva (RJ), Brasil. Escritora e conferencista. Menção Honrosa, Monção de Aplauso e Congratulações e Comenda Gonçalves Dias, entre outros. Tem diversos livros publicados de poesias, como ‘CANTIGAS PARA A MULHER DO SÉCULO XXI-30 anos de poesias”, mas também, contos e ensaios. Participações em  Antologias Nacionais e Internacionais, tais como: Time to say: NO!- Philo Ikonya e Helmuth A. Niederle- P.E.N Club-Áustria, 2013;  Mil Poemas Para Gonçalves Dias, Coordenação:   Dilercy Aragão Adler e Leopoldo Gil Vaz.   IHGMA/UFAM: São Luís-Maranhão, 2013;  Cien Poemas Para Nicanor Parra, Coordenador Alfred Asís,Chile, 2014;  Mujeres Memorables-Copiladora: Alejandra Burzac, Editora Transcendernoa: Argentina, 2014 ; e, ANAIS DO XI EIDE-BRASÍLIA e palestra: A POESIA MUSICADA NO BRASIL.







Varenka de Fátima Araújo

Varenka de Fatima Araújo.  Nasceu no Ceará, baiana de coração.  Reside em Salvador-Bahia.  Figurinista, funcionária pública, formada em Direção Teatral, atriz, maquiadora,  artista plástica,  dançarina,  poetisa e escritora.  Participou de quarenta Antologias.  Livros de sua autoria: “ELA EM VERSOS”, Ed. Celeiro de Escritores, Edição 2011;  “FATOS E RETRATOS” Ed. Celeiro de Escritores,  Edição 2012."VARENKA DE FÁTIMA Ed. Celeiro de Escritores,  Edição 2013.  Membro da Academia de Cultura da Bahia,  Poetas del Mundo,  da Confraria Artistas e Poetas pela Paz, Academia Internacional de Letras de Artes e Ciências de Argentina,  Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni / MG,2013. Portal CEN,  CEPA : Circulo de Estudo Pensamento e Ação. C.I.M.A.- Associazione Culturale Internacionale Mandala.









Vera de Barcelos


Vera Regina da Silva de Barcellos ou Vera de Barcellos, catarinense da Ilha de Sol e Mar, compositora musical, artista plástica e escritora. Publicou as obras, Na luz a dor da saudade tua, Cores poéticas em teu coração e A ratinha faceira. Mantém trinta e oito obras literárias registradas na Biblioteca do RJ. Em seu acervo musical temos a coletânea, Musica para a alma, com sete discos em piano e orquestra de violinos.  Iniciou sua vida artística em 1993, mantendo um acervo de centenas de obras artísticas que fará parte do patrimônio de uma fundação por ela instituída. Seu trabalho artístico é eclético e preciso, moldando técnicas e intuição. Suas obras foram adquiridas por colecionadores europeus e americanos em (Minnesota e Wisconsin nos USA, Itália e Romênia na Europa). Morou por quatro anos nos USA, onde realizou dezesseis exposições individuais e apresentação da técnica psicopictoriográfica nas pinturas e desenhos em nanquim. È também fotógrafa amadora e escultora auto didata.








Vera Victorino Valle


Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosario – Argentina; especialista em Docência Universitária pela Faculdade Católica de Anápolis; graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás; comendadora da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro; vice-presidente da Academia de Letras do Brasil (Seccional - Anápolis); membro da Academia de Letras do Brasil, (Seccional - Suíça); membro da Academia de Letras e Artes de Goiás; membro da Academia de Ciências Letras e Artes de Vitória; membro da Academia Anapolina de Letras; membro da União Literária Anapolina; membro da Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos; membro da Academia Anapolina de Letras. Possui 17 livros publicados (Dois solos e quinze coletâneas nacionais lançadas em Bienais SP/RJ e antologias internacionais bilíngues nas feiras do México e Espanha) e vários prêmios nacionais e internacionais.








Verônica Vincenza



A Poetisa e Escritora Márcia Devincenzi Reis Terra, cujo pseudônimo é Verônica Vincenza, nasceu no ano de 1978, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É Bacharel em Comunicação Social pela PUCRS, pós-graduada em Marketing e realizou o Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia de Governo na Escola Superior de Guerra. Editou mais de 60 poemas em antologias e foi selecionada em diversos concursos literários nacionais e internacionais. Autora do livro de poesias Lagarta-borboleta: a vida em versos contada, PerSe 2014. É membro do World Art Friends, da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, Acadêmica Honorária da Litteraria Academiae Lima Barreto e, a partir deste evento, será membro fundador da Academia de Música, Artes e Letras de Salvador.    






Wallace Tavares


Wallace Tavares, professor de Literatura da rede Faetec e de Língua Portuguesa do município de Mesquita.
Maestro, Compositor, concertista de violão, autor de Fantasias, Fugas, Sinfonia, Missa, para vozes, cordas e metais.
Autor também de polkas e choros para piano.
Autor de três livros:
Siderick & Constance, a Saga de um Amor Cortês, em 1995; Ensaios Poéticos, em 1998 e A face e a Nuca em 2009.
Autor também de vários prefácios e artigos de revista e jornais na área de História.





Zezé Barcelos



Professora de Letras (Português/Literaturas) Acadêmica Correspondente Artpop, Valparaíso (Chile) e Academia Niteroiense de Artes e Letras – Troféu Destaque 2010. Troféu Destaque 2011 da Anba /Prêmio LITERARTE de Cultura 2012. Livros infantis O Menino Maltrapilho e seu Cãozinho de Luxo; O Milagre do Anjo Azul e Aventuras da Gatinha Mimi.




Solange Silveira Passos Crisóstomo
 Nasceu em Cotegipe, Bahia e mora em Brasília, Distrito Federal. Graduação em Letras, professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do DF, atua na Biblioteca Braille Dorina Nowill. Antes, no município de Cotegipe, exerceu: mandato de vereadora, presidente da casa e da Comissão de Educação e Cultura, da Criança e do Adolescente, Prefeita, Secretária Municipal de Educação, Diretora do Fórum de Cultura Estadual, criando a primeira Biblioteca Pública Municipal. Desde pequena, Solange,  inspirada no ambiente doméstico, já  admirava as artes, a literatura e a política. Muito falante, observadora, trazia consigo, no seu diário, os detalhes do seu dia a dia, sempre burilando as palavras, escrevendo contos, poesias e outras narrativas, com registros de fatos do seu cotidiano. Com isso, sempre, explorou a imaginação, produzindo trabalhos literários e artísticos. Ama a arte, aprecia alegorias, personalidade alegre e criativa. Em Cotegipe, hoje, é delegada de cultura e, no DF, educadora na área da inclusão social, com alguns  trabalhos literários publicados  em antologias.
(Wix-Logo) Crie um site no Wix!
Centenas de templates
Sem necessidade de programação
Comece agora >>
(Wix Logo)Este site foi criado por  WIX.com.  Crie seu site GRÁTIS >>

www.grupoliterarte.com.br

  
ÚLTIMAS REALIZAÇÕES
Prêmio Literarte Curitiba
http://premioliterartedecultura2012.blogspot.com.br/
http://www.literarte.info/petropolis/
http://www.literarte.info/foz/
http://europa.literarte.info/2013/07/02/catalogo-artistico-literarte-2013/
http://premioliterarte2014-ouropreto.blogspot.com.br/
http://observatorio-lp.sapo.pt/pt/noticias/o-presidente-do-olp

Evento Literarte em Lisboa, onde grandes nomes foram homenageados no Palácio Penafiel

https://www.youtube.com/watch?v=IAG1zyVF9X8

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑