Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 4 de junho de 2016

Orquestra Plástica do NEOJIBA na Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente


Formação musical utiliza instrumentos produzidos a partir de cano PVC, em Ateliers de Lutheria de Plástico do programa NEOJIBA. 

Fruto de projeto que articula, por meio da música, os campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva, a Orquestra Plástica do NEOJIBA se apresenta na quinta-feira (09 de junho), às 14h, no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. A formação é composta por violinos e violas produzidos localmente, a partir de canos de PVC e outros instrumentos de plástico, como trombone, flauta e clarineta. O repertório traz compositores eruditos e populares, como Beethoven, Brahms, Toquinho, Baden Powell e Vinícius de Moraes. O concerto marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho.

O grupo musical que se apresenta no Teatro Cidade do Saber divulga o projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA: Formação Musical para Sustentabilidade, uma ação inovadora de construção de instrumentos sinfônicos de cordas com canos de PVC para iniciação musical. O projeto conta com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Programa FazCultura. A iniciativa, desenvolvida desde 2014 pelo programa NEOJIBA, capacita adolescentes e jovens em situações de risco social da capital e do interior da Bahia no ofício da lutheria.

“É um prazer apresentar este concerto por dois motivos: primeiro, pela data - o Dia Mundial do Meio Ambiente, que tem uma interface direta com o projeto Orquestra Plástica, que tem a sustentabilidade como um dos seus valores. Segundo, pelo fato da apresentação ser no Teatro Cidade do Saber, que é um parceiro do NEOJIBA e um importante espaço para a educação e a cultura da Bahia”, afirma Beth Ponte, diretora institucional do NEOJIBA.

“A Orquestra Plástica é uma iniciativa que reutiliza o plástico, não utilizamos uma árvore. Por isso é muito especial que o concerto se realize nessa data. Além disso, o projeto é fruto de um trabalho socioambiental e atende jovens de um programa social, como o NEOJIBA, além dos projetos parceiros. Nós estamos bastante animados e vamos apresentar um concerto didático com interação com o público, para que eles possam entender o que é o projeto”, conta Marcos Rangel, regente da formação musical.

Para Helio Tourinho, gerente de relações institucionais da Braskem na Bahia, a escolha da data para a realização do concerto não poderia ser mais propícia. “Tudo a ver marcarmos o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma apresentação especial da Orquestra Plástica, que é um projeto único, justamente por reunir todos os pilares da estratégia de responsabilidade social da Braskem, que são a inclusão social, educação ambiental e da promoção cultural. Além de ser uma ideia inovadora, que dá uma nova destinação ao plástico PVC pós-consumo e um ofício para jovens e adolescentes”, ressalta.



123 instrumentos

O projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA: Formação Musical para Sustentabilidade já produziu e doou 46 instrumentos, entre violinos e violas, e outros 123 serão entregues em junho de 2016. Dentre as vantagens desses instrumentos destacam-se o fato de serem feitos de matéria-prima reutilizável; já estarem montados e prontos para uso; maior durabilidade em decorrência da resistência à umidade; maior resistência a impactos; redução de custo com manutenção do instrumento, colagem e ajustes.

O projeto também capacitou 11 jovens no ofício da lutheria nos dois espaços para produção de violinos, violas e violoncelos de diversos tamanhos, feitos com canos de PVC. O Atelier de Lutheria de Plástico, sediado em Simões Filho, foi inaugurado em novembro do ano passado e funciona no Centro Educacional Santo Antônio (CESA); local que também abriga um Núcleo de Prática Orquestral e Formação Coral do NEOJIBA em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

O segundo Atelier de Lutheria de Plástico funciona no município de Angical, onde vive o músico Natan Paes, que em 2010 apresentou ao NEOJIBA um protótipo de instrumento da família das cordas feito com plástico PVC. Desde então, os luthiers do NEOJIBA lideram o trabalho de pesquisa para o aprimoramento desta técnica de construção de instrumentos sinfônicos, a partir da matéria-prima do plástico, sob a consultoria do luthier suíço Andre-Marc Huwyler.

O Octeto da Orquestra Plástica formado por Israel Oliveira e Ícaro Silva, nas violas; Marcos Vinícius e Ezequiel Oliveira, nos violinos; Paola Guimarães, na percussão; Daniel Sales, na clarineta; Thauan Santana, no trombone; e Adriel Auri, na flauta; participaram no mês de Abril, da São Paulo Fashion Week. A convite da Braskem, os músicos sob a regência de Marcos Rangel fizeram a trilha sonora do desfile do estilista João Pimenta, durante o principal evento de moda do país, realizado na capital paulista.

“Foi uma experiência nova, tanto pelas músicas, quanto pelo ambiente. Estamos acostumados com uma atmosfera mais clássica aqui, no Teatro Castro Alves. Lá era um ambiente mais moderno. Foi muito gratificante, eu gostei”, orgulha-se o jovem músico Israel Oliveira, que iniciou a sua trajetória em Jacobina, sua cidade natal, a 330km de Salvador.

Programa NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.



SERVIÇO

Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Apresentação Musical – Projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA

Quinta-feira, 09 de junho, às 14h

Teatro Cidade do Saber (Rua do Telégrafo, s/n – Centro, Camaçari)

Entrada gratuita

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑