Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Mais dois livros da escritora ítalo-brasileira são lançados em Lisboa

A Fazendinha e O Recomeço

Se depender dos livros da escritora ítalo-brasileira Isa Colli, em breve teremos uma geração com ampla consciência ambiental, capaz de salvar o planeta, mais gentil e preparada para atos de generosidade que certamente farão diferença no mundo.

A escritora é autora de vários livros infantis e todos eles abordam a sustentabilidade e a necessidade de proteção ao meio ambiente, do respeito pelo próximo, da tolerância às diferenças e da valorização do consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, temas de fundamental importância numa sociedade que parece caminhar para o caos. Todos os livros possuem ilustrações primorosas, aliadas a textos que fluem e prendem a atenção.

O próximo livro infantil da escritora, A Fazendinha, será lançado no dia nove de fevereiro às 18h30, no Clube Literário Chiado, em Lisboa. Nesse mesmo dia será lançado também o romance O Recomeço, que é baseado em fatos reais.
Enquanto A Fazendinha conta a história de Felícia, uma menininha que ama as plantas e os animais, os protagonistas de O Recomeço lutam contra um inimigo poderoso e invisível, o câncer. 
Isa Colli, autora também de poesias e contos, afirma que escrever para crianças é prazeroso exatamente porque é possível abordar assuntos sérios de forma lúdica, com a certeza de que as lições passadas através das fábulas serão aprendidas. 

Acima de tudo, porque as crianças são desprovidas de preconceitos e assimilam as lições, que carregam para a vida toda. “ Quem nunca foi advertido pelo filho pequeno para não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, porque senão vai acabar com a água do Planeta? As crianças não esquecem lições como essa”.

Isa tem sete livros publicados. No ano passado lançou “O Pirulito das Abelhas” na 86ª Feira do Livro de Lisboa, pela Editora Chiado, e na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O livro foi traduzido para o inglês e francês e é vendido em vários países da Europa.
  
Quem é Isa Colli
A autora é jornalista, mas dedicou-se integralmente à escrita após a descoberta de um câncer, quando teve que licenciar-se do serviço e percebeu que sua vida podia ser abreviada pela doença. Isa Colli diz que a fé a salvou do câncer, mas que a escrita a libertou em um dos momentos mais difíceis de sua trajetória.
Nascida em Presidente Kennedy, cidade do litoral sul do Espírito Santo, a escritora prova de que o gosto pela leitura pode ser passado de pais para filhos e é um hábito que se adquire na infância.
Filha de agricultores familiares semianalfabetos, Isa foi criada no interior por pais que, apesar da simplicidade, sempre priorizaram a Educação e a leitura de contos e fábulas todas as noites, encantando os filhos com as mais belas histórias infantis. Ela foi alfabetizada aos quatro anos.
A escritora conta que suas lembranças da infância são maravilhosas, e que todas elas envolvem a presença e cuidado constantes do pai e da mãe, que trabalhavam na roça, mas davam muita atenção aos filhos, e reservavam tempo para as brincadeiras e para a leitura.
Segundo a escritora, seu pai comprava várias cartilhas. Mas sua mãe também inventava histórias encantadoras, fazia versos e trovas e tocava sua gaita. “ Esses momentos mudaram minha vida. A partir daí me apaixonei pela leitura”.
A paixão pela escrita veio mais tarde, aos 12 anos, quando ganhou um diário da mãe e passou a rascunhar nele seus primeiros textos. É por isso que Isa Colli acredita firmemente que ler para uma criança é decisivo para as escolhas que ela fará no futuro.
“A leitura abre a mente e amplia os horizontes. Quando isso é feito na primeira infância, tudo acontece de uma forma muito mais natural e prazerosa. E é essa geração de leitores que poderá transformar o mundo através da Educação e do conhecimento. Tenho absoluta convicção disso”.


Sinopses

A Fazendinha
Felícia é uma menininha muito esperta que ama as plantas e os animais. Em uma emocionante viagem à Fazenda do Senhor Zicão, diversão e aprendizado caminham juntos quando essa garotinha curiosa e seus amiguinhos experimentam as maravilhas da vida no campo. Tudo é novidade para essas crianças da cidade grande.
Para completar, ganham de presente uma verdadeira aula sobre alimentos “Bio” e passam a compreender a necessidade de se manter em harmonia com a natureza.

O Recomeço
João Carlos comete um erro que faz com que ele pareça um idiota. O romance entre o surfista e Maria Paula não enfrenta as armadilhas tradicionais, como nos folhetins. Eles são protagonistas de uma luta inglória contra um inimigo poderoso e invisível. O despertar da força de uma menina mimada, da cidade grande, e do jovem angrense na busca pela sobrevivência, emociona do início ao fim.

O Pirulito das Abelhas é uma fábula que narra a vida de Vivene e Florine, duas abelhas que habitam Moinho, uma linda aldeia, onde tudo é incrível. Através de uma viagem ao mundo da fantasia, a criança pode entrar em sintonia com a natureza.
As abelhas desta história ensinam sobre empreendedorismo, trabalho em equipe, respeito e sobre a importância de viver em harmonia com a natureza e os semelhantes, nos alertando para a relevância de se empregar na educação dos nossos filhos, os valores do trabalho e dos estudos, nobres ferramentas de cunho essencial para o crescimento pessoal e coletivo.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑