Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Final de semana prolongado de céu encoberto e chuvoso no litoral baiano

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que inclui o final de semana prolongado, devido ao feriado de Tiradentes, deverão ser influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas.

Na faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões Oeste, São Francisco, Norte e parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, quem continua predominando é uma massa de ar quente e seco, pois mesmo enfraquecida ainda deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte do período.

Além de reduzir a nebulosidade e as chances de chuvas, a permanência dessa massa de ar também está contribuindo para manter as temperaturas elevadas nessas regiões, onde as máximas poderão chegar aos 36°C.

Por outro lado, na faixa centro-leste, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que continuam influenciando o tempo, mantendo, assim, o céu encoberto e chuvoso em, praticamente, todo o período.

Além disso, a frente fria que está sobre o Oceano, ainda deve intensificar estes ventos, resultando em mais umidade e, consequentemente, mais chuvas para algumas regiões, a exemplo do Recôncavo, onde também há possibilidade de ocorrer chuvas mais intensas, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral.

Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso nessas regiões, as temperaturas ainda se manterão elevadas, com máximas variando entre 30°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) a 35°C (no Nordeste). Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, também são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que deverão manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. Ainda assim, as temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 33°C.

Maré

Entre os dias 21/04 (sexta-feira) e 23/04/2017 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre à 00h00min e às 02h00min e entre às 12h00min e às 14h00min, com valores variando de 1,6 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 06h00min e às 08h00min e entre às 18h00min e às 20h00min, com valores variando de 0,2 a 0,9 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

O início do outono apresenta características semelhantes a do verão, ou seja, com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas, além do aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal situação pode ser vista na previsão para o período entre os dias 21 e 23/04 (sexta-feira a domingo) quando estes deverão variar de 10 a 11 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidade “Muito Alta e Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑