Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Artista libanês exibe dois de seus filmes no Glauber Rocha


Em residência artística na Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, Roy Dib apresenta produções que retratam questões políticas e sociais de seu país

Nesta sexta-feira, 12 de maio, às 20h, o Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, no Centro de Salvador, acolhe sessão única e gratuita de dois filmes de Roy Dib, artista e cineasta que vive e trabalha em Beirute, no Líbano, e que está na capital baiana como residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia. O curta-metragem “Mondial 2010” (2014) e o longa “The Beach House” (2016), exibidos em sequência, são originais em árabe e legendados em inglês. Ambos retratam relações interpessoais cujas tensões têm como pano de fundo questões políticas e sociais da terra de origem do diretor, cuja obra vem encontrando entraves com a censura em seu país. Após a mostra, Roy Dib e o cineasta Cláudio Marques participam de um bate-papo com a plateia.

Com duração de 19 minutos, “Mondial 2010” ganhou diversos prêmios, incluindo o Teddy Award de Melhor Curta na 64ª Berlinale, Melhor Curta no Festival Internacional Queer Lisboa e o Uppsala Grand Prix no Festival Internacional de Curtas de Uppsala. Trata-se de uma discussão das fronteiras institucionais no Oriente Médio moderno. O vídeo é utilizado como um aparelho para transgredir limites que são infligidos às pessoas. É um filme de viagem em uma trajetória que não permite viajar, estrelando dois amantes do sexo masculino, em um ambiente onde a homossexualidade é um crime punível. Filmada com uma câmara portátil, “Mondial 2010” toma emprestado a estética de vídeos amadores de viagem. Normaliza o anormal e, ao fazê-lo, cria seu próprio universo de possibilidades. É uma mudança em relação à visão passiva predominante do conflito palestino-israelense que coloca vítima/opressor em primeiro plano nas imagens produzidas.

Já o longa “The Beach House”, de 75 minutos, é sobre quatro pessoas de uma geração árabe vagando pelas ruínas de ideologias, causas e virtudes de seus predecessores. Retrata a indiferença intelectual e emocional sobre o que está acontecendo em torno de suas vidas diárias e relacionamentos. Em uma casa cuja arquitetura é um experimento dos anos 1960 na mistura do moderno e do tradicional islâmico – um cubo de pedra e concreto suspenso sobre uma costa rochosa golpeada pelas ondas do Mediterrâneo, projetado pelo famoso arquiteto iraquiano Refaat Chaderji –, transcorre-se uma noite com os quatro personagens, suas conversas e ações peculiares que refletem o vazio e o caos em que vivem.

MOSTRA ROY DIB
“Mondial 2010” (2014), 19min. Árabe com legenda em inglês.
“The Beach House” (2016), 75min. Árabe com legenda em inglês.
Quando: 12 de maio (sexta-feira), 20h
Onde: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves)
Quanto: Gratuito

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑