Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 7 de maio de 2017

Benefícios e para que serve o Ômega 3

O ômega 3 é um tipo de gordura boa para o organismo, que é encontrada especialmente nos peixes e nas sementes. Ele protege o corpo de doenças cardiovasculares e faz bem ao cérebro mas como qualquer outra fonte de gordura, quando consumido em excesso pode engordar, pois cada 1 g de qualquer gordura contém 9 calorias.

No entanto, quando utilizado sob orientação do médico ou do nutricionista pode ser um bom aliado para ajudar a emagrecer desde que não seja consumido em excesso. 

Benefícios e para que serve o Ômega 3

Benefícios do ômega 3
O ômega 3 garante o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio. Além disso, ele é importante para prevenir doenças cardiovasculares e diminuir o risco de desenvolvimento de câncer, por exemplo. Os principais benefícios do ômega 3 incluem:

Melhorar a capacidade de aprendizagem
Ajuda a regular a coagulação sanguínea
Reduz a inflamação, sendo bom para combater a doença inflamatória intestinal e a artrite reumatoide
Melhora a função cardíaca e a pressão arterial
Ajuda no combate a alergias e a asma
Diminuir o estresse
Combater a TPM
Combater inflamações
Ajudar no combate à depressão
Diminuir o VLDL, o LDL e o colesterol total
Melhorar o sistema imune
Ajudar a emagrecer

Ajudar na manutenção dos níveis de testosterona, para um ótimo desenvolvimento muscular

O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura sendo que na sua maior parte de Ômega 3. A deficiente ingestão desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso, e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.

Quantidade necessária por dia
A dose diária recomendada de ômega 3 é de:
Adultos (2-18 anos): 250 mg
Grávidas e lactantes: 400 mg
Bebês dos 6 a 24 meses: de 50 a 100 mg

Para adultos, basta consumir estes peixes de 3 a 4 vezes e crianças de 1 a 2 vezes por semana para alcançar a dose recomendada de ômega 3 semanal.

Para alcançar todos os benefícios do ômega 3 pode ser necessário fazer uma suplementação, por isso, deve consultar-se o médico ou nutricionista para saber se a alimentação é adequada e tem a quantidade necessária ao organismo ou se é mesmo necessário fazer a suplementação, tomando ômega 3 em cápsulas. A dose diária pode variar de 1 a 3 mg por dia. Veja um exemplo de suplemento.


Alimentos ricos em ômega 3

Benefícios e para que serve o Ômega 3
Os alimentos ricos em ômega 3 são os peixes como sardinha, atum, bacalhau, cação e salmão. Mas, o azeite de oliva, o óleo de linhaça e a própria semente de linhaça, brócolis, rúcula e espinafre também possuem ômega 3, só que em menor proporção. Veja mais em alimentos ricos em ômega 3.
Contudo, é importante que estes alimentos não sejam consumidos fritos, pois a fritura e as altas temperaturas destroem as propriedades do ômega 3, inutilizando-o. Uma outra boa dica é só cozinhar com azeite, dando preferência aos cozidos e grelhados, e evitar cozinhar em altas temperaturas, deixando o fogo sempre baixo.

Benefícios do Ômega 3 na gravidez
Pode ser recomendada a suplementação com ômega 3 na gravidez, pois ele melhora o desenvolvimento neurológico da criança, e nos bebês prematuros esta suplementação melhora suas capacidades cognitivas, visto que a deficiente ingestão desta gordura está associada a menor QI do bebê.

Recomenda-se a suplementação com ômega durante a gravidez e em caso de:
Inflamações, como a tendinite, por exemplo;

Lesões na pele;
Depressão;
Dificuldades na aprendizagem;
Distúrbios pré-menstruais.

A suplementação com ômega 3 também pode ser efetuada durante a fase da amamentação para suprir as necessidades acrescidas da mãe e do filho. Neste caso, é recomendado tomar de 1 a 3 g de ômega 3 por dia.

Fonte tuasaude

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑