Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Capitania dos Portos realiza palestra para pescadores da Ilha de Maré

De Mangue Seco a Maraú existem 3.302 embarcações de pesca cadastradas e apenas 1.752 habilitados 


No próximo dia 03 de maio, às 10h, a Capitania dos Portos da Bahia realizará uma palestra para a Colônia de Pescadores de Ilha de Maré, sobre Segurança da Navegação. O evento faz parte da 21ª edição da Campanha “Legal no Mar – Navegue com Segurança", que consiste em um conjunto de ações educativas, relativas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico causado por embarcação. 

A palestra abordará os principais tópicos das Normas da Autoridade Marítima (NORMAM); as recomendações antes de se fazer ao mar, durante a navegação e ao regressar; a importância da utilização dos itens de salvatagem, como as boias e coletes salva vidas; a necessidade de se conhecer as condições meteorológicas para se evitar imprevistos no decorrer da viagem; como retirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) – documento para conduzir embarcações; e como inscrever a embarcação. 

De acordo com a Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia, existem cerca de 70 Colônias de Pescadores na Bahia. Seis delas estão em Salvador, nas localidades de Plataforma, Itapuã, Paripe, Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré e Rio Vermelho. 


Na área de jurisdição da CPBA, que compreende desde Mangue Seco, ao norte, até Maraú, ao sul, existem 3.302 embarcações de pesca cadastradas e 1.752 pescadores habilitados ativos, ou seja, que estão com a CIR válida. Estes números justificam a necessidade de conscientizar este público para se evitar acidentes da navegação. 

         Para o Capitão dos Portos da Bahia, o Capitão de Mar e Guerra Leonardo Andrade da Silva Reis, “ao longo dos anos a realização das palestras tem se mostrado bastante eficiente, na medida em que contribui para a redução do número dos acidentes. Desde o início da campanha, estima-se que 20 mil pessoas, já tenham assistidos às palestras proferidas pelos militares”. 

        Em Salvador, locais como Itapuã e Plataforma já tiveram palestras realizadas nesta edição da “Legal no Mar”. Outras cidades também participaram da campanha, como Camamu, Ituberá, Barra Grande, Ilhéus, Canavieiras, Itacaré, Porto Seguro e Caravelas. Esse trabalho conta com o auxílio das Delegacias subordinadas à CPBA, as Delegacias da Capitania dos Portos em Porto Seguro e em Ilhéus. 

        As palestras também são direcionadas para o público das marinas, iates clubes e estabelecimentos de treinamento náutico, que, do mesmo modo, recebem as orientações dos militares ao longo da campanha. 

        Para auxiliar a divulgação das informações, durante as palestras são distribuídos informativos como: legislação marítima, segurança e sinalização náutica, material que também é distribuído nas ações de Inspeção Naval. 

Serviço: Palestra da Campanha “Legal no Mar – Navegue com Segurança” 
Dia: 03 de maio de 2017 
Horário: 10h 
Local: Associação dos Amigos da Praia Grande, Ilha de Maré e Adjacência 
                

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑