Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Casos de rinite e sinusite aumentam no outono Entenda a diferença entre as inflamações

Casos de rinite e sinusite aumentam muito no outono, atual estação no hemisfério sul. Isso acontece porque no período de transição do verão para o inverno há redução gradativa das temperaturas e diminuição da umidade do ar. Além das mudanças bruscas de temperatura, as pessoas acabam convivendo por mais tempo em ambientes fechados. Mas, qual é a diferença entre uma doença e outra? “Muita gente confunde rinite com sinusite, até mesmo os pacientes que sofrem com um ou os dois tipos diferentes de inflamação”, conta a otorrinolaringologista
Juliana Rodrigues.

Segundo a especialista, a rinite é a inflamação nas mucosas do nariz causada por infecções virais, como gripes, ou por processos alérgicos. “Quando as pessoas falam em rinite referem-se normalmente aos sintomas causados pela rinite alérgica, com crises provocadas pelo contato com partículas estranhas ao corpo, como poeira, pólen, pelos de animas e alguns alimentos”, explica. Os sintomas mais frequentes da rinite são a coriza (secreção clara que escorre do nariz), os espirros, a coceira no nariz e o nariz entupido.

Já a sinusite é a inflamação nas mucosas dos seios da face, também conhecidas como seios paranasais, cavidades no interior dos ossos do rosto. A sinusite, na maioria das vezes, é provocada por bactérias, mas também pode ser causada por vírus, fungos ou em decorrência de alergias. A doença pode ser aguda ou crônica. A primeira se manifesta em crises, causando forte dor facial, secreção purulenta no nariz, tosse e febre. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, embora mais frequentes. Ela pode se manifestar como uma tosse persistente ou uma secreção que drena do nariz para a garganta. Mas o que mais se associa a este tipo de sinusite é a dor de cabeça entre os olhos. 

A confusão entre a rinite e a sinusite não se dá apenas pela proximidade do nome ou por terem algumas causas em comum. Existem pontos comuns a essas duas inflamações. “Ambas causam obstrução e secreção nasal (coriza). Além disso, a rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite”, destaca a médica.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑