Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Doenças relacionadas a aorta serão debatidas em Salvador

Desafio Vascular: discussão de casos complexos de aorta". Este será o tema  III Reunião Cientifica SBACV - BA 2017, que se realizará no próximo dia 25, ás  19h30, no salão de eventos do restaurante Boi Preto. O encontro é uma promoção da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia  Vascular - Regional Bahia, com o apoio das empresas Medicicor e Bolton Medical.



 Responsável pela morte do cantor e compositor Belchior, aos 70 anos, no dia 30 de abril, o aneurisma da aorta, chamada de doença silenciosa, não dá nenhum aviso prévio e, na maioria dos casos, é fatal. Uma ruptura da aorta, como a que teve o cantor, mata 90% das pessoas que tem. 

A mesa redonda será composta pelos médicos  André Brito, Leonardo Cortizo,  Mauricio Aquino e Ronald Fidelis e terá como moderador, Fabio Pereira (ES).

Aneurisma significa dilatação. E aorta é o maior vaso sanguíneo do corpo humano. O sangue bombeado pelo coração passa pela aorta e é “distribuído” pelos órgãos. Quando a aorta se dilata, suas paredes ficam mais frágeis e podem se romper com a pressão sanguínea.

A maioria dos aneurismas, quando são pequenos, não tem sintoma nenhum, nem dor. Eles são reconhecidos por exames de imagem, feitos por outros motivos, como um ultrassom abdominal ou uma tomografia para tumor de próstata.

 Quando o aneurisma apresenta sintomas é porque já é perigoso, tem o risco de romper. O socorro deve ser imediato.Não existe um estudo exato no Brasil sobre as mortes causadas por esse mal. Mas, com base nos números mundiais, é possível dizer que o aneurisma é responsável por 10% das mortes de pessoas entre 75 e 80 anos.

 Com o aumento da expectativa de vida, tem sido observada uma incidência mais elevada de aneurismas na população acima de 65 anos, onde a prevalência chega a 6%. Controlar a pressão e o nível de colesterol e não fumar pode ajudar a evitar a dilatação desse vaso.Uma vez diagnosticado, o que vai ditar o tratamento é o tamanho do aneurisma. Pode-se fazer um corte no abdômen ou a colocação de uma prótese utilizando uma sonda inserida pela virilha. É necessário um acompanhamento rigoroso e contínuo.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑