Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Espaços culturais têm entrada franca durante a 15ª Semana Nacional de Museus

Em celebração a 15ª Semana Nacional de Museus, a Casa do Rio Vermelho (Rio Vermelho), o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Barra) e o Espaço Carybé de Artes (Barra) terão entrada franca durante os dias de programação. O objetivo é facilitar a visitação de três importantes equipamentos culturais da cidade, que homenageiam o escritor Jorge Amado e sua esposa, Zélia Gattai, o artista plástico argentino Carybé e o fotógrafo francês Pierre Verger.

Na Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai (Rua Alagoinhas, nº 33), haverá um ciclo de conversas sobre “O indizível na obra de Jorge Amado”, entre os dias 18 e 21 de maio, das 15h às 16h30. Os diálogos abordarão aspectos presentes na obra do escritor, como a fé, política, linguística do povo, além de falar sobre as adaptações para linguagens como cinema e televisão.

Nesta quinta (18), a dramaturga e poeta Aninha Franco vai ser mediadora de uma conversa sobre "O amado leitor de Jorge". No dia 19, Jorge Amado Neto será o responsável por um diálogo que terá como tema "Jorge Amado, o político". No dia 20, o tema será "Adaptando Jorge Amado", introduzido pelo ator e apresentador Jackson Costa. Encerrando a programação, no dia 21, a museóloga Ângela Pititinga falará sobre "Uma casa de memórias".

Também já está disponível no local a exposição "Cultura popular: em cada objeto um olhar", aberta a visitação entre 10h e 17h. A exposição, que conta com novos acervos, segue até o próximo dia 30. 

No Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte de Santa Maria), acontece a exposição de uma coletânea de cerca de 20 fotógrafos baianos, com as belezas da Baía de Todos os Santos, através de obras de Rui Rezende, Pierre Verger, Adenor Gondim, Aristides Alves, dentre outros. As imagens são divididas por eixos temáticos: saveiros, fauna e flora, com trilha sonora de Emerson Cabral e Cassius Cardozo. O público já pode conferir a mostra, disponível das 18h às 19h, até o próximo dia 21.

Nos dias 20 e 21 de maio, o espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana também promoverá um diálogo com os fotógrafos Fernando Naimberg (sábado) e Paulo Coqueiro (domingo), a partir das 15h30.

No Espaço Caribé das Artes (forte de São Diogo), é apresentada a obra de Carybé, de forma interativa com recursos de mídia digital e realidade virtual. A visita mediada pode ser realizada entre 11h e 19h, até o próximo dia 21.

"É muito bom o engajamento dessa semana. Primeiro pela dimensão que tem o acervo do memorial de Salvador e segundo pela oportunidade de projetar esses equipamentos da nossa cidade", avalia o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑