Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Feira de Serviços da Liberdade acontece dia 13 de maio

A Feira de Serviços da Liberdade ocorre pelo segundo ano consecutivo no dia 13 de maio (sábado), das 9h às 17h, no Parque do Queimado. A ação é resultado da parceria entre o NEOJIBA e a Rede de Proteção à Infância e à Juventude do bairro. Um total de 13 instituições participam desta ação de promoção da cidadania e oferecem atividades de lazer e serviços públicos aos moradores da região.

A Feira conta com apoio da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Entre os serviços e atividades de lazer que serão oferecidos estão apresentações musicais, emissão de documentos como certidão de nascimento, CPF e carteira de trabalho, orientação e divulgação das ações do CRAS, orientação sobre doenças como pressão arterial e diabetes, distribuição de livros, investigação de paternidade, entre outros. Todas as atividades e serviços são gratuitos.

A Feira de Serviços da Liberdade foi criada para que a comunidade se aproxime das entidades que atuam na região. “Queremos promover os serviços voltados à assistência social e à defesa de crianças, adolescentes e suas famílias de uma maneira atraente. No trabalho cotidiano no Conselho Tutelar, percebemos que nossa maior dificuldade é construir essa relação próxima”, afirma a conselheira tutelar Angela Paz.

“A necessidade de aproximar as ações do Estado - como o NEOJIBA e as entidades da Rede de Proteção - da comunidade é um sentimento comum de todos que participam da Feira. Fazer isso de forma mais contundente é essencial, mas no trabalho cotidiano nem sempre a gente consegue fazer”, afirma André Felipe, coordenador do Núcleo Liberdade do NEOJIBA que funciona no Parque do Queimado, onde acontece a iniciativa.

Na edição 2016, a Feira de Serviços realizou 200 atendimentos e estimulou que mais entidades aderissem à proposta. Em 2017, a Feira terá uma versão itinerante e deverá circular por outras regiões do bairro Liberdade nos próximos meses, para garantir o atendimento ao maior número de moradores.

Parque do Queimado
Localizado no Centro Antigo de Salvador, o Parque do Queimado abriga a memória do audacioso sistema de abastecimento de água encanada de Salvador, do século 19, um marco da engenharia nacional. A Companhia do Queimado foi a primeira concessionária de captação, tratamento e distribuição de água do Brasil. O Parque e a Fonte do Queimado foram considerados Patrimônio Histórico e tombados pelo IPHAN em 14 de fevereiro de 1997. Em dezembro de 2014 o Parque foi cedido pela Embasa para abrigar a futura sede do Programa NEOJIBA, que em março de 2016 deu início às atividades do Núcleo Liberdade no local. As obras de restauro do Parque serão iniciadas no segundo semestre de 2017.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO
Feira de Serviços da Liberdade
Sábado, 13 de maio, das 9h às 17h
Parque do Queimado
Atividades de lazer e serviços públicos gratuitos

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑