Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 2 de maio de 2017

Filme gravado na Chapada Diamantina é a próxima atração do Cineclube Fruto do Mato


A difícil vida no garimpo das Lavras Diamantinas é o tema central de “Cascalho”, próximo longa-metragem que será exibido nesta terça-feira, 2, no Cineclube Fruto do Mato, em Lençóis. O filme, do diretor baiano Tuna Espinheira, foi gravado na cidade de Andaraí e conta a história de garimpeiros, negociadores e coronéis que dominavam esta região da Bahia no início do século passado.

“Cascalho”, baseado no romance homônimo de Herberto Sales, foi rodado em 2005, mas só foi lançado no circuito comercial quase cinco anos depois por conta de recursos financeiros. 

As injustiças sociais e a exploração dos garimpeiros pelos grandes latifundiários é mostrada no filme de forma realista e cruel, escolha estética de um diretor acostumado ao registros documentais.

Para o cineasta e curador do Cineclube Fruto do Mato, Juca Badaró, o diretor Tuna Espinheira traz nesta obra de ficção toda a experiência que ele adquiriu com os personagens da vida real nos seus documentários. “Tudo no filme foi feito com muito cuidado e preocupação em reproduzir fielmente a vida daqueles garimpeiros que viveram nesta região nos anos 1930. Desde figurino, direção de arte e até os diálogos passaram pelo crivo de um historiador”, afirma Badaró.

O cineasta Tuna Espinheira, que dedicou mais de 40 anos de sua vida ao cinema brasileiro, morreu em 2015, aos 71 anos, em decorrência de um câncer. O diretor deixou dois filmes inacabados, entre eles um documentário sobre o educador Anísio Teixeira.

As sessões do Cineclube Fruto do Mato acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural.

O cineclube é uma realização da Cinepoètyka e Grãos de Luz e Griô, através do Edital Setorial de Audiovisual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS). 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑