Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Final de semana de tempo quente e seco no oeste e de céu encoberto e chuvoso no litoral

Para os próximos dias, que inclui o final de semana, o tempo na Bahia deverá ter algumas mudanças, principalmente em relação às chuvas, pois a massa de ar quente e seco volta a ganhar força, resultando, assim, na redução da nebulosidade e das chances de chuvas em toda a faixa centro-oeste e norte do Estado. Além de deixar o tempo seco, a influência dessa massa de ar também está contribuindo para manter as temperaturas elevadas nessa faixa, a exemplo das máximas de até 36°C previstas paras as regiões Oeste e São Francisco. Na região Norte, onde esse sistema também deve atuar, as máximas poderão chegar aos 35°C.

Por outro lado, na faixa centro-leste do Estado, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a massa de ar atua com menos intensidade, quem predomina são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deverão manter o céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas. Ainda assim, nas localidades mais próximas ao litoral não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos de chuvas mais intensos.

Essa previsão de céu encoberto e chuvoso, somada a aproximação da estação do inverno, está deixando as temperaturas mais amenas nessa faixa do Estado, onde as máximas previstas poderão chegar aos 28ºC (na região Chapada Diamantina) a 33°C (no Nordeste). Também é nessa faixa que são esperadas as menores temperaturas do Estado, com mínimas de até 15°C, nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também continuam influenciando o tempo, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas. As temperaturas na capital baiana não terão mudanças significativas, ou seja, deverão variar entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C.

Maré

Entre os dias 26/05 (sexta-feira) e 28/05/2017 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 03h00min e às 06h00min e entre às 15h00min e às 18h00min, com valores variando de 2,0 a 3,0 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 09h00min e às 12h00min e entre às 21h00min e às 24h00min, com valores variando de 0,1 a 0,3 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Na segunda metade do outono as características da estação se assemelham as características do inverno, ou seja, com temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Também nesse período, há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Ainda assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 26/05 (sexta-feira) e 28/05 (domingo), quando deverão variar de 07 a 09 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidade “Alta e Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑