Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 30 de maio de 2017

Hemoba promove ações de coleta externa para reforçar os estoques de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza ações de coleta externa na capital e no interior do estado através das unidades móveis de coleta (Hemóveis). Entre os dias 30 de maio (terça-feira) e 02 de junho (sexta-feira) a Hemoba recebe os candidatos à doação na entrada principal do piso G1 do Salvador Shopping. Também haverá atendimento na Avenida Getúlio Vargas, no município de Feira de Santana, de 30 de maio (terça-feira) a 01 de junho (quinta-feira). Os interessados em fazer doação de sangue e/ou fazer o cadastro de medula óssea podem comparecer nos locais de atendimento, portando documento oficial com foto, das 8h às 17h.

As ações têm o objetivo de reforçar os estoques de sangue para as possíveis demandas transfusionais de emergência durante o período de junho, além de sensibilizar a população sobre a importância de realizar doações regulares.

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe  – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Estoques de sangue

Neste momento os estoques da Hemoba apresentam situação crítica, com exceção apenas dos tipos AB negativo; A e AB positivo, que estão em níveis estáveis. Todos os demais tipos sanguíneos, sobretudo os de fator Rh negativo, estão em falta e precisam de reposição com urgência.

A diretora de Hemoterapia da Fundação, Iraildes Santana, explica a importância das ações com os Hemóveis durante o mês de junho. “Nos períodos que antecedem grandes festas populares, existe o risco de termos uma demanda maior dos hospitais. As doações costumam cair nesse período, por isso as ações com os Hemóveis  são indispensáveis para reforçar os estoques e conscientizar a população para realizar doações regulares”, afirma.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Serviço
Hemóvel 1 – Unidade Móvel de Coleta da Fundação Hemoba
Onde: Salvador Shopping – Entrada principal, piso G1
Quando: 30 de maio a 02 de junho (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Hemóvel 2 – Unidade Móvel de Coleta da Fundação Hemoba
Onde: Avenida Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura – Feira de Santana/BA
Quando: 30 de maio a 01 de junho (terça a quinta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h


Para mais informações, basta acompanhar a Fundação Hemoba nas redes sociais - Instagram: @hemobaoficial | Facebook: facebook.com/hemoba.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑