Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Lançamento do Livro "Jango e eu" no MAB

“Jango e Eu – Memórias de um Exílio sem Volta”, livro escrito por João Vicente Goulart, filho do ex-presidente Jango, deposto pelo golpe militar de 1964, será lançado no Museu de Arte da Bahia nesta sexta-feira (26), a partir das 17:30. Antes, às 17h, o violonista Afonso Celso apresentará clássicos da música instrumental brasileira em recital de abertura e às 19h30 acontece o debate sobre “Justiça de Transição". Além do autor, farão parte da mesa o advogado Luis Viana Queiroz, presidente da OAB, e o jornalista Emiliano José.

A obra, editada pela Civilização Brasileira, tem prefácio de Tarso Genro, que manifesta grande admiração por João Goulart, “um grande proprietário de terras e o presidente mais avançado, mais democrático, mais à esquerda e mais tolerante de todo o século XX”.  Tarso Genro fala com conhecimento de causa. Em 1972, exilado da ditadura militar do Brasil, permaneceu por quase trinta dias na fazenda de Jango, no Uruguai. Quase 40 anos depois, como ministro da Justiça, assinou a anistia de Jango, em pleno Congresso nacional da OAB. 
João Vicente Goulart tinha sete anos quando foi levado pela mãe, Maria Theresa Goulart, e sua irmã Denise, para o Uruguai. Ele se concentra no periodo que vai de 1964 a 1976, aqueles 12 anos de calvário na vida da família. Com o golpe no Uruguai, a família vai para Argentina, depois Paraguai. No Uruguai, João Vicente aos 16 anos é preso, interrogado, torturado, acusado de ligações com a guerrilha. 
Na Argentina, com a morte de Peron, a ditadura torna o exílio insuportável. Vai estudar em Londres, depois de uma temporada na França e em 6 de dezembro de 1976, João Vicente recebe a notícia da morte do pai. 
João Vicente é fundador e presidente do Instituto João Goulart. Foi deputado estadual (1982-1986) e integrou o Conselho de Acompanhamento da Sociedade Civil, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Em 1998 presidiu o Instituto de Terras do Rio de Janeiro, a convite do ex-governador Leonel Brizola.

O lançamento do livro é uma promoção conjunta entre o Sindicato dos Bancários, Grupo Tortura Nunca Mais e Museu de Arte da Bahia, unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑