Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Malhando na água!

Em lugares com temperaturas altas e estáveis, como Salvador, é possível fazer exercícios dentro da água o ano inteiro. É só escolher a modalidade e cair na piscina !

Natação, hidroginástica, mas também esteira para correr e andar, bicicleta, jump e até pilates e artes marciais. Exercícios originalmente realizados na área seca das academias passaram a ter versões para a piscina, o que além de proporcionar maior prazer, trouxe outras vantagens : redução do impacto nas articulações, melhora da circulação sanguínea, trabalho da condição cardiorrespiratória e fortalecimento mais rápido da musculatura. Segundo Pablo Couto, especialista em fisioterapia aquática da Rede Fluir, a maior do Norte/Nordeste em atividades aquáticas e pilates,  o ambiente aquático além de ser agradável para o corpo, proporciona resistência para os movimentos ao mesmo tempo que diminui o impacto nas articulações de carga. Também é muito benéfico para o sistema cardiovascular, fazendo com que o miocárdio ( músculo do coração) trabalhe de forma mais eficiente, apesar de não aumentar muito a frequência cardíaca. “Como ocorre o desvio dos líquidos dos membros inferiores ( pernas) para o tórax , o aluno  que  tem essas regiões edemaciadas( inchaço) vai sentir um alívio nesse incômodo”, completa ele.

CAMINHADA – A esteira foi um dos primeiros equipamentos a serem colocados na água e com ela se tornou possível controlar a velocidade da caminhada e adicionar inclinação. É um treino que tem como objetivo o condicionamento aeróbico, além de fortalecer os membros inferiores. Existem também programas de caminhada na piscina sem esteira onde se usa um flutuador que faz com que não seja possível encostar o pé no chão. É bastante indicado para obesos e gestantes por diminuir a pressão nos tendões e nas articulações.

CORRIDA – Ou deep running,  é um excelente exercício aeróbico. Pela ausência de impacto, é uma alternativa para manter o condicionamento físico mesmo quando se está machucado. Muitas pessoas utilizam essa atividade em sessões de fisioterapia. Mulheres grávidas que gostam de correr podem praticá-lo sem medo. Os membros superiores também são trabalhados proporcionando o aumento de equilíbrio corporal e há uma melhora das condições cardiorrespiratórias e da postura.

HIDROBIKE – O aquaspin, hidrospinning ou simplesmente hidrobike é uma modalidade que usa uma bicicleta especial, fabricada com material antiferrugem, feita para funcionar na água. A atividade é realizada com uma dinâmica parecida com a do spinning indoor, mas a aula tem também exercícios para os membros superiores. Traz benefícios para todas as idades e para alunos atletas ou sedentários. Promove forte trabalho cardiorrespiratório, enrijecimento dos membros inferiores e alongamento.  A resistência oferecida pelo pedal da bike em contato com a água proporciona um fortalecimento em membros inferiores interessante

HIDROBOXE  / LUTAS MARCIAIS - Ou aquaboxing, ou aquapunching e inspirado nos movimentos de boxe e karatê, mas outros tipos de luta também foram adaptadas para a piscina, como o taekwondo e o jiu-jitso. Neles, a piscina se torna o ringue ou o tatame. Os mesmos movimentos executados fora da água, basicamente chutes e socos, são repetidos dentro da água. Luvas especiais de boxe são usadas para aumentar a força da resistência na água. É indicado principalmente para quem gosta de lutar, mas prefere uma versão atenuada.

HIDROGESTANTE - Atividade desenvolvida especialmente para o período gestacional, a modalidade controla o peso, previne dores e edemas,  melhora a condição cardiorrespiratória e a postura, prepara para o parto e ajuda na recuperação pós-parto e alivia o estresse. Beneficia então mães e bebês dentro da barriga.

HIDROGINÁSTICA – A hidroginástica é um exercício aeróbico leve que pode ser adotado por todos, independente da faixa etária, sendo muito benéfico também para as gestantes. Os benefícios da hidroginástica envolvem a melhoria do funcionamento do sistema circulatório, aumento da resistência muscular, controle de peso, maior flexibilidade e até mesmo a melhora e redução da possibilidade de ocorrência de algumas doenças, como a artrite reumatoide. A hidroginástica tem ganhado muito com a utilização de acessórios como o pula-pula do jump, ou elásticos, bolas, palmas e flutuadores. Todos esses acessórios utilizam a resistência da água para exigir mais esforço.


NATAÇÃO – BEBÊS – A natação para bebês é recomendada para bebês a partir dos seis meses de idade, depois de já tomadas todas as vacinas. A natação melhora a coordenação motora do bebê, estimula o apetite, aumenta o vínculo afetivo entre os pais e a criança, previne doenças respiratórias, ajuda o bebê a engatinhar, sentar ou andar mais facilmente, a dormir melhor, melhora a resistência respiratória e muscular e relaxa.

NATAÇÃO – CRIANÇAS – As crianças se beneficiam muito na natação, que  fortalece o sistema cardiovascular, os músculos, ajuda na respiração, trabalha a noção espacial, melhora o desenvolvimento neuromotor e aprimora a sociabilidade e a autoconfiança. O esporte também reforça a resistência do organismo, além de ajudar na prevenção e recuperação de problemas ortopédicos. Além disso, a natação é a única atividade que pode ser praticada sem contraindicações.
  
NATAÇÃO – ADULTO – Melhora do condicionamento físico geral e fortalecimento muscular são vantagens já conhecidas da natação para adultos, mas há muitas outras como o fortalecimento da musculatura cardíaca, com eliminação da gordura existente ao redor do coração e estímulo da circulação sanguínea, devido a pressão da água; por ser praticada em um ambiente úmido, a natação também ajuda a reduzir e prevenir os sintomas de asma, além de fortalecer os músculos toráxicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões; um treino intenso de natação, pode queimar até 700kcal, reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2 e por ser uma atividade altamente aeróbia, a natação também balanceia os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do HDL; é uma dos melhores métodos de queima de calorias, manutenção e controle do peso, além de melhorar a força e o tônus muscular e alongar todo o corpo.

PILATES – Usado principalmente para alongamento e relaxamento, o pilates na água além de melhorar o equilíbrio, promove a reorganização das cadeias musculares, alonga o que está encurtado e fortalece músculos fracos. E como a temperatura da água fica em torno de 30 graus, permite um relaxamento ainda maior, além de ser excelente para quem tem problemas de coluna e postura.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑