Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de maio de 2017

MAM-BA abre três exposições simultâneas nesta quinta-feira (18)

Casarão, Capela e Galeria dos Novos recebem mostras inéditas, às 13h, com entrada gratuita

Três exposições simultâneas entram em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) nesta quinta-feira (18), às 13h, integrando a 15ª Semana de Museus Dimus/IPAC. O Casarão do MAM-BA apresenta ao público a mostra ‘Elas’, expondo recortes do próprio acervo cujo tema é a mulher. Já a Capela recebe os trabalhos da fotógrafa Rose Nascimento em ‘Eles por Ela’, onde 23 imagens de seis modelos masculinos abordam questões como o nu artístico, beleza e gênero. A Galeria dos Novos – antiga Galeria 3 – traz fotografias de 58 profissionais e amadores com foco na natureza. A coletiva ‘Natureza que Aflora’ tem curadoria de Tibério França. A visitação é de terça-feira a domingo, das 13h às 17h, gratuitamente.

“Podemos compreender os museus como agentes da assimilação de histórias traumáticas de nossas sociedades, graças a mediação e a pluralidade de pontos de vista. Desvelar essas memórias sobretudo aquelas que infringiram direitos humanos podem trazer à lembrança traumas passados que ainda não cicatrizaram. Muitas vezes é difícil abordar esses acontecimentos através da palavra. Daí o favorecimento do papel ativo dos museus na expressão do indizível através das obras de arte. Estas, muitas vezes representam uma verdadeira catarse, fazendo colocar para fora aquilo que nos adoece. Não seria esta a razão pela qual as obras contidas nos museus de arte tocam tanto os seus espectadores? É o indizível, o não abordável que passa a ser dito através da arte”, declara a museóloga e diretora do MAM-BA, Ana Liberato.

Sobre as exposições

ELAS – Com o objetivo de mostrar a força criativa feminina, o mês de maio foi escolhido para expor obras de artistas que envolvam mulheres, reafirmando o propósito de trazer ao público recortes do acervo do MAM-BA. Tarsila do Amaral, Djanira Mota e Silva, Tomie Ohtake, Maria Célia Amado, Betty King, Fayga Ostrower, Yedamaria, Anna Bella Geiger, Valéria Simões, Brígida Baltar, Renina Katz, Janaína Tschape, Márcia Magno, Beatriz Franco, entre outras, farão parte desta mostra.

A figura feminina também é retratada por artistas masculinos, tais como: Di Cavalcanti, José Guimarães, Sante Scaldaferri, Juarez Paraiso, Pierre Verger, Hélio Basto,  JCunha,  Edison da Luz, Iuri Sarmento, Márcio Lima e outros.

ELES POR ELA - A exposição revela 23 imagens de seis modelos masculinos, abordando a temática do nu artístico, beleza e gênero. Em seu primeiro trabalho autoral, Rose Nascimento fotografou corpos masculinos nos quais os personagens possuem envolvimento direto com a arte, numa sequência de 3/6 imagens com cada modelo. “A minha ideia surgiu porque eu precisava observar o corpo masculino por outro ângulo, e a fotografia me proporcionou isso. Eu quis mostrar nessas imagens o que vi através da lente da minha câmera e como eles são representados, pois na maioria das vezes os homens são vistos de forma bem agressiva”, comenta a fotógrafa.

Rose Nascimento é baiana, natural de Baixa Grande. Formada em Recursos Humanos pela Faculdade Ibero Americana, em São Paulo/SP, em 2009. A fotografia se fez presente em sua vida em 2011, mas foi em 2014 que se profissionalizou na área, concluindo o Curso Livre de Fotografia do LAB-FOTO | FACOM/UFBA. Desde então, trabalha com coberturas de eventos em geral, oficinas e projetos autorais.

NATUREZA QUE AFLORA – Trabalhos de 58 fotógrafos profissionais e amadores integram a mostra coletiva. A exposição, que está em sua terceira edição, tem curadoria de Tibério França e produção do Coletivo Panorama Fotográfico. Composta por 88 fotografias, os artistas foram selecionados através de edital público. “O objetivo é fomentar o fazer artístico, promovendo encontros com autores e pensadores da fotografia. A ideia é contribuir para o aprimoramento técnico e artístico dos artistas visuais locais, incentivando a produção de mostras para manter a Bahia no cenário fotográfico nacional", afirma o curador.

Dentre os artistas selecionados estão: André Dib, Antonello Veneri, Cândido Neto, Cristiano Burmester, Daniel De Granville, Erivan Morais, Guilherme Bergamini, Gustavo Pedro, João Machado, José Caldas, Luciano Carcará, Mario Friedlander, Renato Soares, Ricardo Siqueira, Tom Alves, Valéria Simões e Zig Koch. Destaque para fotógrafos ganhadores de prêmios como Conrard Wessel, Jabuti, Marc Ferrez, Milks International e Nikon Photo Contest International.

15ª Semana de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A 15ª Semana de Museus acontecerá de 15 a 21/05 nos diversos museus do Brasil, com a temática “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Reúne mais de 1 mil museus de todo o país, oferecendo ao público 3 mil atividades especiais como visitas mediadas, palestras e oficinas.

"A nossa grande novidade para a Semana de Museus deste ano é a completa integração entre estas instituições e o mundo digital. Estamos nos valendo de recursos tecnológicos avançados pra atrair o povo das redes sociais a visitar nossos museus e usufruir de seus acervos", declara Jorge Portugal, Secretário de Cultura do Estado da Bahia, fazendo uma referência direta à campanha #MusEuSouMais.

Em Salvador, o IPAC/SecultBA é responsável pelo Museu de Arte Moderna (Avenida Contorno), Palacete das Artes (Graça), Palácio da Aclamação/Passeio Público (Campo Grande), Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória), Solar Ferrão, Praça das Artes, museus Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Tempostal (Pelourinho). No interior, os museus do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro), Wanderley Pinho (Candeias) e Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu). 

SERVIÇO



Exposição ‘Elas’
Quando: Abertura dia 18 de maio (quinta-feira)
Horário: Às 13h
Onde: Casarão do MAM-BA
Visitação: De 19 de maio a 23 de julho
Entrada gratuita

Exposição ‘Eles por Ela’
Quando: Abertura dia 18 de maio (quinta-feira)
Horário: Às 13h
Onde: Capela do MAM-BA
Visitação: De 19 de maio a 09 de julho
Entrada gratuita

Exposição ‘Natureza que Aflora’
Quando: Abertura dia 18 de maio (quinta-feira)
Horário: Às 13h
Onde: Galeria dos Novos
Visitação: De 19 de maio a 18 de junho
Entrada gratuita

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑