Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Turnês dos Núcleos do Neojiba leva musica clássica ao Bairro da Paz

Os alunos e funcionários da Escola Nova, no bairro da paz, em Salvador, receberam, na manhã desta quarta-feira (24), a visita especial de um projeto dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). O ‘Turnês dos Núcleos’ leva encantamento através da musica para as 11 comunidades onde projetos do programa estão presentes. As apresentações acontecem nas praças e espaços comunitários dos bairros, como creches e instituições da rede de proteção social.

“É um projeto que se encaixa na comemoração dos dez anos do Neojiba, de muitos projetos, é uma turnê em que cada núcleo vai realizar um conjunto de apresentações na comunidade. É uma maneira de dar mais visibilidade ao trabalho dos núcleos e incentivar as crianças a terem orgulho e defenderem nossas atividades, nos ajudando a transformar a realidade das comunidades em que estamos presentes”, explica o gerente pedagógico do programa, Fabien Loret.

Para a professora da escola, Jurema Macedo, a iniciativa do Neojiba estimula que as crianças busquem o caminho da música. “A arte é uma ferramenta muito forte de socialização, então quando um projeto como este vem para as comunidades, os efeitos pedagógicos são muito positivos. Além disto, é um estimulo para que eles sigam o mesmo caminho, foquem nos estudos e até, quem sabe, façam parte do programa. Alguns alunos que se apresentaram hoje aqui estudaram nesse colégio”.

Neojiba no Bairro da Paz
Alguns músicos da ‘Turnês dos Núcleos’ estudaram no colégio em que se apresentaram 
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Além dos músicos que moram no Bairro da Paz, participaram da apresentação jovens do núcleo de Vitória da Conquista. Outros nove grupos fazem parte do projeto. Os que atuam em Salvador estão presentes nos bairros Liberdade, Pirajá, Nordeste de Amaralina, Itapagipe, Nazaré e Federação. No interior do Estado, os Núcleos estão em Simões Filho, Feira de Santana e Porto Seguro. Há ainda o Núcleo de Gestão e Formação Profissional, localizado em Salvador. Somados, os núcleos atendem cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens, de 4 a 29 anos.

O violinista Mikael Carvalho veio de Vitoria da Conquista para participar do evento. Para ele a experiência foi gratificante. “Para mim é maravilhoso. Viemos colocar em prática tudo o que aprendemos durante seis meses. Foi uma transformação grande em minha vida. Eu nunca imaginei fazer parte de uma orquestra, ainda mais tocando o meu instrumento preferido. Hoje estou aqui realizando este grande sonho, é uma prova do poder da musica, tudo é possível com oportunidade e esforço”.


Núcleos no TCA

Os integrantes dos centros de prática musical do Neojiba do Bairro da Paz e de Vitória da Conquista voltam a se apresentar nesta quinta-feira (25), durante a abertura do terceiro concerto da série Neojiba, no Teatro Castro Alves, às 19h30. “Será um ato inédito, juntando os músicos das duas cidades. Uma bela representação do que o Neojiba propõe. A transformação através da união entre os músicos para tocar as pessoas”, afirma.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑