Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de junho de 2017

Alerta: casos de conjuntivite aumentam no outono

Inchaço nas pálpebras, lacrimejamento intenso, sensação de areia ou cisco, visão borrada, coceira e secreção mais intensa pela manhã. Esses são os principais sintomas de uma das doenças mais comuns do outono: a conjuntivite. Durante a estação - transição entre meses quentes e frios - em que a umidade do ar é baixa e a temperatura cai, aumenta a incidência dessa doença. 

Os dois principais tipos são a alérgica e a viral. A enfermidade é caracterizada por uma inflamação da membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras e pode durar até 15 dias. O médico especialista Dr. Antônio Nogueira, do CENOE Hospital de Olhos, explica que, nessa época, as pessoas estão mais juntas e ocorrem mais infecções nas vias aéreas, como gripes e resfriados, favorecendo a transmissão da conjuntivite viral, que se dá pelo contato, não pelo ar. “A redução da temperatura faz com que as pessoas também voltem a usar aqueles cobertores que, às vezes, ficam muito tempo guardados nos armários e com maior probabilidade de terem ácaros”, afirma Dr. Antônio. 

A consequência disso é o aumento no número de casos de conjuntivite alérgica. Para prevenir a conjuntivite viral, que é bastante contagiosa, é preciso evitar aglomerações e aumentar o cuidado com a higiene pessoal. No caso da alérgica, a pessoa deve identificar o que desencadeia a reação e evitar contato. Para o tratamento, é recomendado um cuidado ainda mais intenso com a higiene pessoal, compressas frias, álcool em gel, lenços de papel descartáveis e toalhas e roupas de cama individuais. "Lavar as mãos com frequência é uma excelente forma de conter a disseminação, além de não levar as mãos aos olhos", conclui o médico.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑