Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 25 de junho de 2017

Alunos de curso técnico em Cozinha criam iguaria para festas juninas


Para deixar os festejos juninos mais saborosos, os estudantes do curso técnico em Cozinha, do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Ceep), localizado no bairro de Água de Meninos, em Salvador, criaram o ‘Dadinho de Tapioca’. A receita foi inspirada no famoso ‘Bolinho de Estudante’, tendo na composição queijo coalho e servida com melaço de cana.

Esta é umas das diversas receitas desenvolvidas nas aulas práticas da disciplina Cozinha Contemporânea e Internacional, que integra o currículo dos estudantes. O objetivo é fazer com que os futuros profissionais exercitem a criatividade por meio da criação de receitas saudáveis, a partir de releituras de pratos clássicos.

A estudante Magali Souza, 54 anos, diz que se surpreendeu com o resultado da receita e fará em sua casa. “Este é um prato muito saboroso e prático de se preparar. Pode ser servido como entrada em festas, além de ser uma ótima opção para incrementar a mesa de comidas típicas dos festejos juninos”.

Quem também está entusiasmado com o curso é o seu colega Adison Braz, 46. “As aulas são excelentes porque aprendemos várias técnicas e receitas diferenciadas que podemos aplicar na nossa carreira profissional”. Futuramente ele pretende abrir seu próprio negócio na área de gastronomia.

Segundo o professor da disciplina, Cristian González, a receita valoriza os ingredientes regionais como o queijo coalho, tapioca e melaço de cana. “A ideia é trabalhar a questão da regionalidade na cozinha contemporânea utilizando os produtos oriundos da agricultura familiar que são produzidos pelos pequenos produtores baianos”.

Confira a receita, simples e fácil de fazer 

Ingredientes

- 500 ml de leite
-150 gramas de tapioca (granulada)
- 250 gramas de queijo coalho (ralado)
- 1 colher de café de sal
- 2 xícaras de chá de óleo de soja (para fritar)
- Melaço de cana para servir

Material

- 1 assadeira retangular pequena
- Papel filme

Modo de preparo

Em uma panela, ponha o leite e leve ao fogo até começar a ferver. Em seguida, coloque o queijo coalho e a tapioca, mexendo sempre, até ficar com uma consistência pastosa. Transfira a mistura para uma assadeira retangular pequena, forrada com papel filme, cubra com o restante do papel e leve à geladeira por uma hora. Após o tempo de resfriamento, corte a massa em cubos do tamanho da sua preferência e frite em óleo quente até dourar. Após isso, coloque os dadinhos em um escorredor para tirar o excesso de óleo e sirva com melaço de cana.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado do Estado

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑