Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 27 de junho de 2017

Caravana Bahia sem Fogo reforça prevenção aos incêndios na região Centro Norte e Oeste

A iniciativa integra as ações do Programa Bahia sem Fogo e reforçam as medidas preventivas contra os incêndios florestais no Estado da Bahia

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação,  iniciam no mês de julho a segunda edição da Caravana Bahia Sem Fogo. A iniciativa integra as ações do Programa Bahia sem Fogo e reforçam as medidas preventivas contra os incêndios florestais no Estado da Bahia.

Historicamente, os incêndios  ocorrem com maior freqüência durante os meses de maio a dezembro coincidindo com o período de estiagem em grande parte da Bahia, o que dificulta em muito o controle das queimadas. São muitas as causas que levam aos incêndios, o uso do fogo na limpeza de terreno para fins agrícolas ou pastoris, o uso do fogo por caçadores no interior de áreas com vegetação nativa; as bagas de cigarros lançadas por motoristas que transitam em vias próximas à vegetação, além das queimadas provocadas intencionalmente. Por conta disso, a Caravana Bahia sem Fogo percorrerá, durante os dias 03 a 25 de julho, o Centro Norte e o Oeste do Estado, regiões que apresentam focos de incêndios com frequência.  

De acordo com o secretário Geraldo Reis, a mobilização da Sema, Inema e da Secretaria de Educação juntas à sociedade local é de extrema importância  para reforçar a prevenção dos incêndios florestais. "Precisamos nos aproximar da população. Essas pessoas estão diretamente ligadas à região e ao que acontece. São as que mais sofrem com as queimadas. Então, precisamos nos mobilizar juntos, levar informação, trabalhar em cima de medidas preventivas. O fortalecimento dessas ações são necessárias para diminuição das ocorrências de incêndios", disse.

Oficinas de educação ambiental, rodas de conversas, discussões temáticas e entrega de materiais socioeducativos serão promovidas nos municípios de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Pindobaçu, Saúde e Jacobina, além de Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Barra, Barreiras e São Desidério. As atividades são voltadas para professores, sindicatos rurais, brigadistas voluntários, guias turísticos, agentes de saúde, agricultores, entre outros educadores locais.  

De acordo com  a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, Zanna Matos, o objetivo é  estimular os atores sociais das regiões para desenvolver atitudes sustentáveis e atuar na prevenção às queimadas. "Nas oficinas, iremos debater assuntos relevantes. Utilizaremos o material didático produzido pela Sema, estimulando a reflexão sobre as temáticas socioambientais, além de apresentar alternativas de manejo e uso do solo evitando o fogo nas atividades de campo. A ideia é que os participantes tornem-se agentes multiplicadores de ações preventivas", finalizou.

Bahia sem Fogo

O Bahia Sem Fogo, coordenado pela Sema,  é responsável pelas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado.

SERVIÇO:
Data: 03 de julho
Local: UNIVASF
Endereço: Rua Tomás Guimarães, S/N, Bairro Santos Dumont, Senhor do Bonfim
Horário: 08:30 às 17:00

Data: 03 de julho
Local: Auditório da Associação Comercial de Jaguarari - ACIAJ
Endereço: Praça Alfredo Viana, 42, Centro, Jaguarari
Horário: 08:30 às 17:00

Data: 04 de julho
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Endereço: Centro, Pindobaçu.
Horário: 08:30 às 17:00

Data: 04 de julho
Local: Centro Cultural Maricenia Pereira
Endereço: Rua da Estação, Centro, Saúde
Horário: 08:30 às 17:00

Data: 05 de julho
Local: Auditório do Centro Cultural Edmundo Isidoro
Endereço: Rua Melchior Dias, nº 21, Centro, Jacobina
Horário: 08:30 às 17:00

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑