Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de junho de 2017

Cineasta indiana exibe filme no Glauber Rocha

Em residência artística na Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, Subasri Krishnan apresenta documentário que revive o massacre de Nellie, ocorrido na Índia em 1983

No dia 21 de junho (quarta-feira), às 20h, o Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, no Centro de Salvador, acolhe sessão única e gratuita do filme “What the Fields Remember” (2015), da cineasta indiana Subasri Krishnan, que está na capital baiana como residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Com 52 minutos de duração, original em Bengali e inglês, legendado em inglês, o documentário revisita o massacre de Nellie, ocorrido no estado de Assam, na Índia, explorando as ideias de memória, violência e justiça através das narrativas de sobreviventes. Após a sessão, Subasri participa de um bate-papo com a plateia, com tradução de mediador.

Em 18 de fevereiro de 1983, durante seis horas, mais de 2 mil muçulmanos falantes de Bengali foram mortos na cidade de Nellie e suas aldeias vizinhas. As casas das pessoas foram queimadas e seus campos, destruídos. A maioria dos que morreram era de idosos, mulheres e crianças. Até o momento, o massacre de Nellie permanece à margem da história pública da Índia e é praticamente eliminado da memória coletiva da nação.

O filme, já exibido em importantes festivais internacionais de cinema, adentra este acontecimento três décadas depois do ocorrido. Dos sobreviventes, Sirajuddin Ahmed e Abdul Khayer recontam o evento e expressam suas angústias com a perda e as memórias que se recusam a desaparecer. O documentário tenta entender como os espaços físicos que testemunharam os fatos continuam a marcar o relacionamento das pessoas com a história e a memória. Também suscita questões em torno da memória coletiva: do que escolhemos lembrar e por que escolhemos esquecer.

Subasri Krishnan, além de cineasta, encabeça o Media Lab do Indian Institute for Human Settlement (IIHS), instituição educativa que lida com temáticas urbanas, onde leciona e faz a curadoria do festival Urban Lens. Seus filmes lidam com política contemporânea. O primeiro deles, “Brave New Medium”, trata de censura à internet no Sudeste Asiático. “This or That Particular Person” se volta para a noção de documentos de identidade oficiais e recebeu o prêmio de Melhor Curta Documentário no Festival Internacional de Curtas e Documentários de Kersala (IDKSFFK), em 2013. Ela também é diretora da edição de 2017 do festival de cinema da International Association of Women in Radio and Television (IAWRT).

VILA SUL – Oficialmente inaugurado em novembro de 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia é o terceiro no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeiro e único da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. Sua proposta é de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo. A vinda dos residentes se baseia no seu interesse genuíno em questionamentos que abordem perspectivas do tema ou que promovam o diálogo entre países deste hemisfério. Além de vivenciar a cidade e o estado, os visitantes têm contato com produções e agentes culturais locais, num intercâmbio de referências, experiências e conhecimentos. Entre 2016 e 2017, 27 artistas e agentes culturais já experimentaram esta oportunidade. Atualmente, entre junho e julho, mais quatro residentes estão hospedados: além de Subasri, participam o coreógrafo norte-americano Adam Kinner, radicado no Canadá; o artista gráfico alemão Gunther Schumann; e o arquiteto e curador egípcio Mohamed Elsahed.

SERVIÇO
“What the Fields Remember” (2015), de Subasri Krishnan (Índia)
52 min. Bengali e inglês, com legenda em inglês.
Quando: 21 de junho (quarta-feira), 20h
Onde: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves)
Quanto: Gratuito

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑