Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Crianças do NEOJIBA se apresentam no Mercado do Rio Vermelho

Integrantes do Núcleo Nordeste de Amaralina realizam concerto com tema junino

60 crianças e adolescentes, integrantes do Núcleo Nordeste de Amaralina do NEOJIBA, transformam o Mercado do Rio Vermelho em palco de concerto junino nesta sexta (09), ás 16h. A apresentação faz parte da turnê do Núcleo pelo bairro e regiões vizinhas. Os integrantes, que têm idades entre 6 e 17 anos, apresentam o musical Meu Sonho de Ser Maestro, que mistura encenação com apresentação orquestral e coral. O Núcleo Nordeste  de Amaralina ainda realiza outras oito apresentações até o dia 14 em escolas e no Centro Social Urbano do bairro, a sede das atividades.

As apresentações fazem parte do projeto Turnês dos Núcleos, que leva os integrantes dos centros de prática musical do NEOJIBA a circularem pelo bairro e regiões vizinhas onde estão sediados. No Nordeste de Amaralina, o NEOJIBA oferece iniciação e prática musical com instrumentos e canto coral. Este é um dos 11 Núcleos de Prática Orquestral e Coral do NEOJIBA, sediados em quatro municípios do Estado. Em Salvador, os Núcleos atuam nos bairros Liberdade, Pirajá, Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Itapagipe, Nazaré e Federação. No interior do Estado, os Núcleos estão em Vitória da Conquista, Simões Filho, Feira de Santana e Porto Seguro (no distrito de Trancoso). Há ainda o Núcleo de Gestão e Formação Profissional, localizado em Salvador.

Turnês dos Núcleos
Centenas de crianças, adolescentes e jovens - integrantes dos Núcleos do NEOJIBA - participam do projeto Turnês dos Núcleos de abril a dezembro 2017. As apresentações acontecem nas praças e espaços comunitários dos bairros, como escolas, creches, centros de saúde, asilos e instituições da rede de proteção social. “Queremos fortalecer vínculos com as comunidades onde atuamos. As Turnês também são um desafio para os integrantes e a equipe pedagógica de cada um dos nossos Núcleos”, explica Fabien Lerat, gerente pedagógico do NEOJIBA.

Os Núcleos do NEOJIBA atendem cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens, faixa etária de 04 a 29 anos, sendo que 51% são crianças entre 04 e 12 anos. Entre os beneficiários diretos, 85% se autodeclararam pardos ou negros, 71% são estudantes do Ensino Fundamental I e II, 74% são de famílias com renda mensal de até 02 salários mínimos e 85% destas famílias têm perfil para CADÚnico. O Cadastro Único (CADÚnico) é um instrumento criado pelo Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. É utilizado para identificar quais serão os beneficiários dos programas socioassistenciais do governo e requisito fundamental para inserção nos programas sociais.

Em junho, o projeto Turnês dos Núcleos ainda acontece no bairro da Federação. Em julho, o Núcleo Antônio Gasparini realiza a Turnê em Feira de Santana. Em agosto, é a vez do distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro. Em setembro, a Turnê será realizada na região de Itapagipe, em Salvador, e no município de Simões Filho. O projeto encerra em outubro – mês de aniversário dos 10 anos do NEOJIBA – no bairro de Nazaré, em Salvador.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO
Turnês dos Núcleos do NEOJIBA
Núcleo Nordeste de Amaralina
Meu Sonho de Ser Maestro
Sexta-feira (09 de junho), às 16h
Mercado do Rio Vermelho
Gratuito

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑