Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 24 de junho de 2017

Delícias da mandioca, aipim ou macaxeira



Raiz é a base para produção de bolos típicos presentes na mesa dos nordestinos e nas festas juninas

O alimento é o mesmo, mas os nomes, preparos e gostos são diferentes. Os bolos de aipim, carimã ou puba, e tapioca são feitos com farinha de mandioca, raiz também conhecida como macaxeira, dependendo do Estado. Na Bahia, é mais chamada de aipim. Fonte de carboidrato, cálcio e vitamina B, o aipim também é uma boa opção para os alérgicos a glúten.

Para fazer as três iguarias típicas, o padeiro do GBarbosa, Joel Andrade, ensina receitas fáceis e deliciosas para servir toda a família e os amigos. Mas antes de começar o preparo, ele explica as diferenças entre as receitas. “O bolo de carimã ou puba é feito com a farinha de mandioca azeda, enquanto o de tapioca leva farinha de mandioca tradicional. Já o de aipim é feito com a própria raiz ralada”, esclarece. A raiz e a farinha de mandioca tradicional podem ser encontradas no supermercado.

A responsável por compras de padaria do GBarbosa, Anna Oliveira, diz que os bolos de aipim, carimã e tapioca são alguns dos principais produtos consumidos em junho na rede de supermercados. A previsão é comercializar 16 mil quilos desses bolos no período junino. 

Confira as receitas e prepare as delícias juninas que vão deixar o São João ainda mais gostoso.

Bolo de Aipim

1 kg de aipim (a raiz)
200 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de manteiga
3 ovos
2 xícaras de açúcar
50 g de coco ralado
1 colher de chá de sal
Manteiga para untar a assadeira

Modo de preparo: rale o aipim e separe. Em uma batedeira, junte a manteiga, os ovos e o açúcar e bata até misturar os ingredientes. Adicione o aipim, o leite de coco e o sal e bata novamente, até misturar os ingredientes. Unte a fôrma só com manteiga e leve a massa ao forno médio por 60 minutos.

Bolo de Carimã ou Puba

2kg de carimã ou puba (farinha de mandioca azeda)
150ml de leite
800g de leite de coco
300 g margarina
12 ovos
700 g de açúcar
50 g de coco ralado
10 g de sal
1 l de água colocando gradativamente

Modo de preparo: em uma batedeira ou no liquidificador, junte a manteiga, os ovos e o açúcar e bata até misturar os ingredientes. Adicione a farinha de mandioca azeda, o leite de coco e uma pitada de sal e misture tudo com uma colher. O segredo da receita é todo o preparo ficar na textura de mingau. Unte a fôrma com manteiga e farinha de trigo e leve a massa ao forno médio por cerca de 1h e meia.


Bolo de Tapioca

1 kg de tapioca (farinha de mandioca tradicional)
200 g de farinha de trigo tipo 1
700 g de açucar
200 g margarina
800 ml de leite de coco
12 ovos
150 ml de leite liquido
10 g de sal
200 ml agua
25 g de fermento
100 g de coco ralado

Modo de preparo: em uma batedeira ou no liquidificador, junte a manteiga, os ovos e o açúcar e bata até virar um creme branco, essa é uma dica importante da receita. Adicione a tapioca, a farinha de trigo, o fermento, o coco ralado e mexa com uma colher. Unte a fôrma com manteiga e farinha de trigo e leve a massa ao forno médio por cerca de 40 minutos.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑