Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Especialista alerta para os cuidados com fumaça e barulho dos fogos de artifício no São João

Falta pouco para o São João, período em que as fogueiras e fogos de artifício dominam as ruas e fazem a alegria dos adultos e da criançada. Entretanto, é importante atentar para os cuidados necessários com a saúde, visto que a exposição à fumaça e o estrondo das bombas, foguetes e rojões podem prejudicar as vias aéreas e auditivas, respectivamente.

A mistura de partículas e produtos químicos produzidos pela combustão e liberadas na fumaça pode causar sintomas leves ou mais severos na inalação. “A fumaça irrita os olhos, nariz e garganta, podendo agravar ainda mais os sintomas de quem já sofre com problemas respiratórios como rinite e asma”, explica a otorrinolaringologista Clarice Saba.

Além disso, o estouro dos fogos de artifício pode causar zumbido, aquele barulho ininterrupto no ouvido semelhante a um chiado, apito ou grilo. “Isso vale como alerta também para o som muito alto em ambientes fechados, que pode causar esse sintoma”, complementa a médica.

Clarice Saba dá algumas dicas para evitar problemas nesse período junino: “evitar fogueiras e o uso de fogos de artifício em ambientes pequenos, abafados ou com aglomeração de pessoas; circular em locais distantes da fumaça, no lado oposto à direção do vento; e caso algum sintoma se agrave, procurar ajuda médica”. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑