Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Final de semana com tempo chuvoso no litoral e seco no oeste do Estado

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que também inclui o final de semana, não são esperadas mudanças significativas, pois continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte, que abrange as regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar quente e seco deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Além de deixar o tempo seco, a atuação dessa massa de ar está influenciando nas temperaturas dessas regiões, mantendo-as elevadas, com máximas variando entre 33°C e 36°C, principalmente no horário entre às 10h e às 16h. Com essa previsão de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, há um aumento nos riscos de ocorrer focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo nas suas atividades diárias, uma vez que, uma simples faísca pode dar origem a uma grande queimada, podendo trazer prejuízos irreversíveis para a região.

Para a faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, Nordeste, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, quem continua predominando são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Com isso, o céu deverá se manter nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Ainda assim, nas localidades mais próximas ao litoral há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas.

A chegada do inverno, somada a essa previsão de céu encoberto e chuvoso, também está influenciando nas temperaturas dessas regiões, mantendo-as mais amenas, a exemplo das máximas previstas de 28°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 32°C (no Nordeste). Também são nessas regiões onde são esperadas as menores temperaturas da Bahia, como nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 14°C. Outras regiões do Estado, onde também há previsão de baixas temperaturas, são no Oeste e no São Francisco, pois o tempo seco continua contribuindo para que estas diminuam rapidamente, sobretudo durante a noite e nas primeiras horas da manhã, quando poderão chegar aos 16°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde os ventos úmidos que sopram do Oceano deverão manter o céu encoberto e chuvoso, as temperaturas terão poucas mudanças, ou seja, mínimas de 20°C e máximas de 30°C.

Maré

Entre os dias 30/06 (sexta-feira) e 02/07 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 08h30min e às 11h30min e entre às 20h30min e às 21h30min, com valores variando de 1,5 a 2,3 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 02h30min e às 05h30min e entre às 14h30min e às 17h30min, com valores variando de 0,6 a 1,1 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Algumas das características da estação do inverno são as temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Além disso, também há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Mesmo assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 30/06 (sexta-feira) e 02/07 (domingo), quando deverão variar de 06 a 08 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidade “Alta e Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑