Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de junho de 2017

Hemoba inicia mobilização para garantir estoque durante as festas juninas

Com o mote 'Arrasta o pé e vem doar sangue', a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) inicia campanha de mobilização da sociedade para o mês de junho, com o objetivo de reforçar o estoque estratégico de sangue para atender com segurança as demandas transfusionais do período de feriados e festas. Esta época é marcada pela intensa movimentação nas cidades do interior baiano, devido ao grande número de pessoas que visitam os municípios em busca dos festejos típicos e diversão.

Os atrativos no interior do estado trazem como consequência o aumento do fluxo de carros nas estradas. Com isso, é possível que se registre um crescimento no índice de acidentes automobilísticos. Outro fator que costuma endossar a parcela de ocorrências hospitalares é o número de pessoas queimadas por acidente com fogos, elevando a necessidade de transfusões de sangue.

Preocupada em dar assistência à população de forma adequada, a Hemoba convoca candidatos para doar sangue e deixar o estoque preparado para o fornecimento de hemocomponetes para as unidades de saúde dos 417 municípios da Bahia. Os interessados têm à disposição 25 unidades de coleta distribuídas em todas as regiões da Bahia, além de contar com duas unidades móveis (Hemóveis), que realizam campanhas itinerantes semanalmente.

Segundo o coordenador da coleta, Marcelo Matos, o apoio da população é indispensável neste momento. “Nos três últimos meses, a Hemoba experimentou uma queda de cerca de 20% no número de doadores. Agora, em junho, a frequência de candidatos vem se recuperando, mas ainda estamos trabalhando dentro do limite de segurança. É importante lembrar que com a proximidade dos festejos de São João é necessário reforçar o estoque estratégico para enfrentar com tranquilidade o aumento das possíveis demandas transfusionais", afirma o médico responsável pela área.

Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade estão disponíveis no site da Hemoba. Mais informações também podem ser acessadas através das páginas oficiais da fundação no Facebook e no Instagram. 

Requisitos 

Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. É preciso ainda portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.
  
Fonte: Ascom/Hemoba 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑