Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Implantação do Cimatec gera grande expectativa para formação tecnológica no município

Camaçari dará um grande salto rumo à formação tecnológica com a chegada do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) Industrial. A sessão especial para discutir a implantação da unidade no município, realizada nesta quarta-feira (31/05), no Teatro Cidade do Saber, contou com a presença unânime dos vereadores, de autoridades políticas e militares, além de educadores e estudantes da região.

A sessão foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Oziel (PSDB), e contou com a explanação do diretor de Tecnologia e Inovação do Cimatec, Leone Peter Andrade, que falou sobre a atuação da instituição e todo o processo de instalação e funcionamento da unidade. “Camaçari foi escolhida por ser uma cidade sede de grandes empresas no Polo Industrial. O Cimatec chega, então, com a missão de formar profissionais qualificados, que darão suporte a essa indústria, contribuindo, ainda mais, com o setor em todo o estado”, disse.

Para o proponente da sessão, a chegada do Cimatec representa um marco para a história de Camaçari. “Nós entramos, a partir deste momento, na era do investimento em tecnologia, pois passaremos a formar no município os nossos técnicos com uma formação mais qualificada, de alto padrão”, comentou Oziel, que fez questão de lembrar que muitos profissionais que ingressaram nas empresas do Polo Industrial se formaram na unidade localizada em Salvador.

Para o prefeito Elinaldo, a unidade representará o terceiro momento de evolução econômica para Camaçari. O gestor lembrou das outras duas grandes ocasiões que transformaram a história do município. A primeira foi em 1978, com a instalação do Polo Industrial; e a outra, em 2001, com a chegada do Complexo Industrial Ford Nordeste. “Além de trazer inovações tecnológicas e profissionalização para a nossa população, irá atrair mais empresas, que encontrarão na região profissionais mais capacitados e preparados para assumir postos de trabalhos antes ocupados por pessoas de outras localidades”, salientou o prefeito.

A sessão contou com a presença de todos os vereadores da Casa Legislativa. Na oportunidade, o vereador Marcelino (PT) cobrou de Leone Peter, representante do Cimatec, que seja aproveitada a mão-de-obra de Camaçari para a construção do Campus. “Passamos por um momento difícil no nosso país, de crise econômica e falta de emprego. Por isso, é preciso que os trabalhadores do município tenham oportunidade nessa obra”, ponderou. O vereador Flávio Matos (DEM) também reforçou a empregabilidade dos trabalhadores camaçarienses. Por sua vez, Leone garantiu que grande parte da mão-de-obra local será aproveitada na construção do campus.

As obras, segundo o representante do Cimatec, devem começar após o lançamento da pedra fundamental, previsto para ocorrer no dia 8 de junho. O campus será instalado no terreno que havia sido destinado à construção da fábrica da JAC Motors, na Via Atlântica, mais conhecida como Estrada da Cetrel, e vai ocupar uma área de cerca de 4 milhões de metros quadrados.

A unidade - O Cimatec Industrial contemplará um grande complexo tecnológico e industrial, e será feito em cinco fases. A primeira etapa, que contará com uma área de 50.000 m², tem previsão para terminar em maio de 2018, e entregue entre junho ou julho do mesmo ano. Consiste em uma fábrica de plantas-pilotos, de grandes proporções, áreas de segurança para testes e operações de risco, além de pista de teste multiuso para projetos de inovação tecnológica para o setor automobilístico. Além de ferramentaria, laboratório de construção naval, laboratório de caracterização de materiais, protótipos mecatrônicos, tanques para testes subaquáticos, entre outros.

Em Camaçari, a unidade terá infraestrutura diferenciada para atender as necessidades de Energia Eólica, Mecânica, Naval e Offshore, Automotiva, Elétrica, Construção Civil, Química, Petroquímica e Biotecnologia, Farmacêutica, Celulose e Papel e Petróleo e Gás.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑