Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Junho começa com céu encoberto e chuvoso no litoral e com tempo quente e seco no oeste do Estado

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que inclui o primeiro final de semana do mês de junho, deverão ter poucas mudanças, principalmente em relação às chuvas, uma vez que, a massa de ar quente e seco continua influenciando com mais intensidade em algumas áreas do Estado, a exemplo das regiões Oeste e São Francisco, onde o predomínio será de céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além de deixar o tempo seco, a permanência dessa massa de ar também está contribuindo para manter as temperaturas elevadas nessas regiões, onde as máximas poderão chegar aos 36°C.

Na região Norte, onde essa massa de ar também está influenciando o tempo, embora com menos intensidade, as máximas poderão chegar aos 34°C. Em relação às chuvas, nos dias 03 e 04/06 há possibilidade de ocorrer chuvas fracas em grande parte da região.

Por outro lado, na faixa centro-leste do Estado, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a massa de ar também influencia com menos intensidade, quem continua predominando são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Com isso, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas. Eventos isolados de chuvas mais intensas também poderão ocorrer em algumas localidades dessas regiões, sobretudo naquelas mais próximas ao litoral.

Com essa previsão de céu encoberto e chuvoso, somada a aproximação da estação do inverno, as temperaturas ficam mais amenas, a exemplo das máximas previstas para esse período, que poderão chegar aos 28ºC (nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste) e 33°C (no Nordeste). Também é nessa faixa que se espera as menores temperaturas do Estado, com mínimas de até 14°C, nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, quem continua influenciando o tempo nos próximos dias são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deverão manter o céu encoberto e chuvoso. As temperaturas na capital baiana não terão mudanças significativas, ou seja, deverão variar entre mínimas de 21°C e máximas de 31°C.

Maré

Entre os dias 02/06 (sexta-feira) e 06/06 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 10h00min e às 13h00min e entre às 22h00min e à 01h00min do dia seguinte, com valores variando de 1,6 a 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 04h00min e às 07h00min e entre às 16h00min e às 19h00min, com valores variando de 0,5 a 1,1 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar aos 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Na segunda metade do outono as características da estação se assemelham as características do inverno, ou seja, com temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Também nesse período, há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Ainda assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 02/06 (sexta-feira) e 04/06 (domingo), quando deverão variar de 07 a 09 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidade “Alta e Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑