Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Má administração do tempo e uso de celular podem ser vilões da aprendizagem

Psicopedagoga dá dicas de como evitar a recuperação do meio do ano e manter o ano letivo estável



O recesso escolar do meio do ano se aproxima, mas muitos alunos ainda não conseguem respirar aliviados, pois estão na corda bamba e terão que fazer a recuperação semestral. De acordo com especialistas no assunto, esse é o momento de rever o aprendizado, focar ainda mais nos estudos, melhorar o rendimento e, consequentemente, as notas no boletim. Para a psicopedagoga do Colégio Vitória Régia, Christine Toniolo, “o baixo desempenho dessa parcela de alunos pode estar relacionado a situações emocionais, dificuldades de aprendizagem e, principalmente, má administração do tempo”.

Neste último quesito, o celular pode se tornar um vilão, já que, segundo pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet, mais de 80% dos jovens no Brasil estão conectados pelo telefone móvel. “São jogos, redes sociais, aplicativos de bate-papo e uma imensidão de entretenimento, que podem fazer com que muitos estudantes percam preciosas horas de estudos, procrastinando ou não executando o dever de casa, literalmente”, explica a psicopedagoga.

Além da auto supervisão dos alunos, em relação ao tempo gasto navegando, é fundamental o gerenciamento dos pais, em casa, e dos professores, na escola. “Os responsáveis devem acompanhar a vida escolar do filho, observar o rendimento, o boletim e comparecer às reuniões. Do ponto de vista escolar, além de mostrar que o uso frequente do celular pode afetar no aprendizado, quando não autorizado pelo professor, uma opção da instituição de ensino é desenvolver projetos que estimulem o uso da ferramenta de forma criativa e proveitosa”.

Otimize seu tempo de estudo!

Além de administrar o uso do celular e o acesso à internet, a psicopedagoga, Christine Toniolo dá outras dicas para otimizar os estudos:

Como a dificuldade de aprendizado é maior, em casos de pessoas disléxicas,

1. Organize-se: não deixe as anotações em folhas avulsas e com ideias soltas. Escreva tudo em um caderno, identificando as matérias com cores ou números.

2. Elabore um planejamento: anote suas atividades diárias, data de provas, entrega de trabalhos e feriados. Lembre-se de verificá-lo, diariamente!

3. Estude fazendo anotações: quando estiver estudando, faça anotações ou resumos do conteúdo. Dessa forma, ficará mais fácil assimilá-lo. Estudar em um local calmo, sem barulho, também é essencial.

4. Lição de casa: não deixe de fazer as atividades passadas pelo professor. Os exercícios fazem parte do aprendizado.

5. Não procrastine: nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Acumular exercícios e conteúdos, jamais!

6. Não leve dúvida para casa: se não entendeu o conteúdo, pergunte ao professor quantas vezes achar necessário. Ele está lá para te ajudar! Outra dica é estudar com amigos que têm facilidade com matérias específicas.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑