Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Programação celebra Dia do Meio Ambiente e um ano do novo Parque da Cidade

O Parque da Cidade celebra um ano desde que foi entregue totalmente requalificado à população pela Prefeitura na próxima segunda-feira (05), justamente no Dia Mundial do Meio Ambiente. Para fazer essa comemoração dupla, a Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis) preparou uma programação especial que já começa neste final de semana. Serão três dias repletos de atrações e eventos, tanto no Parque da Cidade quanto em outros equipamentos públicos. 

Entre as atrações está a banda baiana Jammil, que se apresentará no anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, no domingo (4), às 11h. Haverá ainda um ciclo de palestras sobre o meio ambiente, realizado no Parque das Dunas (Praia do Flamengo), das 8h30 às 11h, na próxima segunda-feira (05).

As atividades no Parque da Cidade começam no sábado (03), no anfiteatro, a partir das 8h, com o Projeto Ginástica para Todos, que une música e atividade física. Às 9h, o Cantinho da Leitura, na Praça dos Jacarandás, recebe um bate-papo sobre a arte de construir obras lítero-musicais. Pedro Pondé, ex- vocalista da banda Scambo, e Duda, compositor e cantor da Diamba, são alguns dos convidados. Para quem quiser curtir um piquenique ao ar livre ao som dos Djs Kairo, Oliver e Charles, basta comparecer no gramadão do parque, em frente à Praça da Melhor Idade, a partir das 14h.

No domingo (04), o cantor Levi Lima, da banda Jammil, participa, às 10h, de uma ação em benefício da preservação do meio ambiente, doando mudas da Mata Atlântica para o público. Às 11h, ele canta os sucessos da banda no anfiteatro. No espaço Slackline, a equipe Slackline Salvador comanda treinos com interessados em se aventurar sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos. Os food trucks tomaram conta da Alameda dos Ipês durante todo o fim de semana, das 10h às 17h.

No domingo também, mas em Cajazeiras, às 9h, serão plantadas, junto com moradores, 15 mudas da árvore que dá o nome ao bairro. O plantio acontecerá na Rua Engenheiro Eunápio Peltier de Queiroz, 03, Via local J. Também em Cajazeiras, mas na segunda-feira, serão plantadas 50 espécies nativas do bioma, às 9h, na Av. 2 de Julho, BR 324, Cajazeiras XI.

Toda a programação está disponível nos sites: sustentabilidade.salvador.ba.gov.br , parquedacidade.salvador.ba.gov.br.

História – Localizado entre os bairros Santa Cruz e Itaigara, o Parque da Cidade recebe, por mês, depois de requalificado, cerca de 40 mil pessoas. Essa interação entre o espaço público e a população tem sido uma das marcas da atual gestão municipal, trazendo de volta o sentimento de pertencimento do cidadão com a cidade onde mora.

Com 72 hectares, o parque é o único local da cidade em que se pode encontrar diversas espécies ornamentais e frutíferas, por conta da transição da Mata Atlântica para as dunas. Árvores como Oiti, Ipê e Pau-Brasil, assim como jaqueiras, mangueiras e sapotizeiros, são facilmente encontrados no terreno, cenário ideal para prática de atividades e estudos ao ar livre.

O maior projeto de requalificação já executado no parque tornou o espaço multicultural, com áreas para caminhadas, práticas de esportes, meditação, shows e praças para idosos e crianças, além de mais área verde. Foram investidos no local R$ 14 milhões. Além disso, uma das ações prioritárias desde a concepção do projeto foi o quesito segurança. Para isso, a Guarda Municipal fixou uma base no local há um ano, com efetivo de 43 guardas do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPA). 

Social - No espaço, também funciona a sede do Parque Social, instituição sem fins lucrativos que trabalha com foco no empreendedorismo social. No sábado (03), em homenagem ao novo Parque da Cidade, 300 alunos beneficiados pelo programa Jovem Aprendiz irão participar, às 9h, de uma caminhada por uma das trilhas ecológicas do local. A dinâmica faz parte das atividades complementares da instituição e será orientada pelo professor Deraldo Moraes, mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑