Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Salvamar orienta praticantes de esportes sobre riscos de afogamento

Quem pratica esportes na praia deve ficar atento às recomendações da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) para evitar afogamentos. Profissionais do órgão orientam jogadores de futebol a não tomar banho de mar após o baba. Outras atividades, como frescobol, voleibol, treino funcional, corrida e caminhada também merecem cautela.

“É comum que eles queiram se banhar ao final do jogo. No entanto, após a prática de exercício, a fadiga e o despreparo físico podem ocasionar contrações musculares que imobilizam o banhista, levando-o ao afogamento”, explica o coordenador do órgão, João Luiz Moraes.

Mesmo diante do preparo físico, surfistas devem tomar cuidado com as correntes de retorno. “As correntes puxam a pessoa até o fundo do mar e sempre levam para um lado, direito ou esquerdo. Quem cai na corrente precisa aguardar até que seja levado para uma região mais calma. Nunca deve tentar voltar pelo mesmo lugar que foi arrastado”, diz. Outra dica importante é praticar o esporte próximo a um posto salva-vidas e buscar informação do profissional: “O salva-vidas sabe o local exato onde há correntes de retorno, vala ou buraco”.

A Salvamar já registrou 666 ocorrências esse ano entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, perímetro sob a sua responsabilidade. Segundo Moraes, todas as praias de Salvador tornam-se perigosas no outono e inverno, mas algumas oferecem ainda mais riscos, como as de Piatã, Farol de Itapuã, Stella Maris, Aleluia, Jaguaribe e Jardim de Alah. Todas estas estão sinalizadas com a bandeira de perigo.

Vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Salvamar trabalha em esquema de plantão nos finais de semana, com 80 agentes distribuídos em 38 postos fixos entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, além de quatro postos volantes que fazem a ronda no perímetro. Na manhã do próximo domingo (4), o órgão também prestará apoio à terceira etapa do Campeonato Baiano de Maratona Aquática, na praia de Inema, com a disponibilização de um bote e cinco salva-vidas. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑