Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Ação promove plantio de mudas em Praia do Forte neste sábado, 8

Com cerca de 150 integrantes, entre adultos e crianças, a atividade começa no entroncamento da via em direção à vila de pescadores, com finalização no Instituto Baleia Jubarte 

No próximo sábado, dia 8, a comunidade do Litoral Norte está convidada para integrar a caminhada com plantação de espécies nativas da Mata Atlântica, a partir das 7h, saindo do estacionamento do Hiper Ideal de Praia do Forte, em Mata de São  João – BA. Serão plantadas cerca de 400 mudas de Pau Brasil, Aroeira e mais espécies frutíferas. A programação ainda inclui atividades de alongamento e roda de capoeira. 

A Concessionária Litoral Norte (CLN), parceira da iniciativa, participou da preparação das áreas que servirão ao plantio e vai disponibilizar, no dia do evento, um carro pipa e funcionários voluntários para garantir a irrigação das mudas plantadas. A CLN também sensibilizou os cerca de 170 colaboradores sobre as questões do meio ambiente, reiterando suas práticas sustentáveis, ao longo do mês de junho, pois dia 5 foi o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

“A gente estima a participação de umas 150 pessoas, entre adultos e crianças. A ideia é sensibilizar a comunidade local para a riqueza da nossa biodiversidade e a importância da preservação. Todos estão convidados a interagir com a gente”, detalha o gestor do Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte (Parque Klaus Peters), Fábio Lima. A iniciativa integra o Projeto Carbon Stop, da empresa CentroTour e parceiros.  

“A CLN já é parceira próxima e ativa do Parque há muito tempo, construindo um viveiro de mudas no local e se colocando a nossa disposição para divulgar as iniciativas de conservação na região”, destaca Fábio. A exposição fotográfica itinerante gratuita “Conhecer para Preservar” é uma delas, com imagens dos ecossistemas naturais do Litoral Norte baiano. As fotografias estão disponíveis na sede da empresa para deleite dos colaboradores. 

No contexto socioambiental, a Concessionária tem feito uma série de iniciativas. Realizou, por exemplo, o plantio de cerca de 12 mil mudas frutíferas na área da comunidade do Azimbo, em Mata de São João, no ano passado. A localidade trabalha com o beneficiamento de polpa como fonte de renda. A empresa ainda reduziu 35% do consumo de energia elétrica da iluminação da sede e da praça de pedágio nos últimos anos.



A CLN foi, ainda, pioneira no Brasil ao construir as primeiras passagens de fauna suspensas em uma rodovia entre os Km 50 e 54 da BA 099, trecho que passa às margens da Reserva Ecológica da Sapiranga, em Praia do Forte. O item permite o deslocamento seguro de preguiças, ouriços cacheiros e outros animais silvestres entre as remanescentes florestais.





Parque Klaus Peters 



Com uma trilha de 3,6 quilômetros de extensão, em piso intertravado, sinalizada e com placas informativas da fauna e flora local, a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de Mata de São João oferece espaço para realização de caminhadas, corridas e passeios de bicicleta, podendo ser acessado gratuitamente pela guarita na vila de pescadores de Praia do Forte. O Parque possui uma área de 264,94 hectares, e foi criado através da Lei Municipal nº. 367, de 12 de setembro de 2008.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑