Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Arquiteto egípcio ministra aula pública na Faculdade de Arquitetura da UFBA


Vindo do Cairo, Mohamed Elshahed está participando do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia


A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFBA), em articulação com o DOCOMOMO _BA e o Goethe-Institut Salvador-Bahia, organizam a conferência “Modernismo Egípcio”, do arquiteto, curador, pesquisador e escritor egípcio Mohamed Elshahed, que está na capital baiana como residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut. A fala, voltada a alunos da instituição e aberta a todo público interessado, será no dia 18 de julho (terça-feira), às 17h, no Auditório Mastaba. A palestra será feita em inglês, com tradução de mediador para o português. Aos alunos, será entregue certificado correspondente a duas horas de atividade complementar.

Vindo do Cairo, Mohamed Elshahed atua também como curador do Modern Egypt Project do British Museum. Tem graduação em Arquitetura pela New Jersey Institute of Technology, mestrado em Estudos da Arquitetura do MIT e doutorado pelo Departamento de Estudos do Oriente Médio da New York University. Leciona História da Arquitetura na American University, no Cairo. Em 2014 e 2015, foi professor pós-doutor adjunto de Histórias da Arte e Práticas Estéticas do fórum Transregionale Studien, sediado em Berlim. Atualmente, está preparando o manuscrito de seu livro “Revolutionary Modernism? Architecture and the Politics of Transition in Egypt, 1936-1967” (Modernismo Revolucionário? Arquitetura e as Políticas de Transição no Egito, 1936-1967), que foca em arquitetura e planejamento urbano no Egito durante o período de transição política em torno do golpe de estado de 1952.

VILA SUL – Oficialmente inaugurado em novembro de 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia é o terceiro no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeiro e único da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. Sua proposta é de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo. A vinda dos residentes se baseia no seu interesse genuíno em questionamentos que abordem perspectivas do tema ou que promovam o diálogo entre países deste hemisfério. Além de vivenciar a cidade e o estado, os visitantes têm contato com produções e agentes culturais locais, num intercâmbio de referências, experiências e conhecimentos. Entre 2016 e 2017, 27 artistas e agentes culturais já experimentaram esta oportunidade. Atualmente, entre junho e julho, mais quatro residentes estão hospedados: além de Mohamed Elshahed, participam o coreógrafo norte-americano Adam Kinner, radicado no Canadá; o artista gráfico alemão Gunther Schumann; e a cineasta indiana Subasri Krishnan.

SERVIÇO
Conferência “Modernismo Egípcio”
Com Mohamed Elshahed (Egito)
Quando: 18 de julho (terça-feira), 17h
Onde:
Auditório Mastaba
Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAU/UFBA)
Rua Caetano Moura, 121 – Federação
Entrada franca

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑