Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Casos de otite aumentam no inverno

As temperaturas mais frias desencadeiam gripes e resfriados que podem causar a otite média


Os dias mais frios e chuvosos do inverno podem desencadear casos de gripes, resfriados e infecções de garganta que, se não tratadas corretamente, podem causar a otite média, popularmente conhecida como infecção do ouvido.

“A otite média ocorre quando a infecção atinge uma parte atrás da região timpânica. A incidência é maior em crianças, pois nessa fase, a tuba auditiva, que é o canal que liga a orelha média à rinofaringe, ainda é pequena e mais retificada, diferentemente dos adultos. Isso favorece o escoamento das secreções para essa região, que pode ser decorrentes tanto das gripes e resfriados, como da fabricação de secreção pela própria orelha média”, explica a otorrinolaringologista Clarice Saba.

Ainda de acordo com a especialista, 40% dos atendimentos realizados nesse período são de crianças com otite média e os sintomas podem ser facilmente identificados pelos pais. “Normalmente, elas apresentam dor de ouvido, febre, irritabilidade, falta de apetite, choro constante no caso dos bebês e em algumas situações podem ocorrer vômitos, diarreiras e pus na região externa do ouvido”.

Clarice Saba alerta que, ao perceber alguns desses sintomas, os pais devem levar os filhos ao médico otorrinolaringologista imediatamente para evitar que a situação se agrave. “Após a avaliação, o médico irá indicar o tratamento adequado que poderá incluir, entre outras coisas, o uso de analgésicos”.



Sobre a Dra. Clarice Saba

Idealizadora e coordenadora do Programa de Apoio a Pacientes com Hiperacusia e Zumbido (PAHZ) da Escola Bahiana de Medicina, conquistou o X Jack Vernon Award, equivalente ao Oscar do zumbido. É diretora técnica do Centro de Otorrinolaringologia da Bahia (CEOB) e preceptora da Residência Médica em Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia – Hospital Santa Izabel, Fellow no Jackson Memorial Hospital (USA) e no Groninghen Zienkenhuis (Holanda). É também delegada da Sociedade Brasileira de Otologia e faz parte da Ordem dos Médicos do Brasil (OMB), capítulo Bahia e da Câmara Técnica de Otorrinolaringologia do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – Cremeb.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑