Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Cegueira pode ser evitada em 75% dos casos

A preparação para conquistar à terceira idade saudável deve começar muito anos antes. Da mesma forma que o corpo envelhece, os olhos também passam pelo mesmo processo e precisam de cuidados, pois a visão é um dos principais sentidos do homem. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que a cegueira poderia ser evitada em 75% dos casos, através do diagnóstico precoce em consultas periódicas com profissional da área.

De acordo com o especialista em retina e vítreo, André Príncipe, com o decorrer da idade é natural algumas alterações na visão. “A partir dos 40 anos a probabilidade de problemas visuais se torna maior. Após os 60, as possibilidades aumentam. Já depois dos 80, são comuns ainda alterações degenerativas”. O ideal é realizar avaliação regularmente e, nos idosos, os cuidados devem ser intensificados. O controle oftalmológico é essencial para a preservação da saúde dos olhos, já que com a identificação da doença no início, os tratamentos são mais eficazes, evitando a progressão do problema, com o objetivo de impedir danos irreversíveis.

Envelhecimento saudável

Nem sempre as doenças oculares têm um motivo aparente. Muitas vezes elas estão ligadas a fatores como: hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, dentre outros. Glaucoma e catarata são as mais conhecidas na terceira idade, além da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), presbiopia, retinopatias, olho seco etc.

Boa alimentação, aliada à prática de exercícios físicos e acompanhamento médico é o segredo para alcançar a terceira idade de forma sadia. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) cerca de 57,4 milhões de brasileiros possuem, pelo menos, uma doença crônica não transmissível, dentre elas, hipertensão arterial, diabetes, depressão e colesterol. O comportamento do brasileiro está mudando e muitas pessoas estão planejando, desde cedo, uma rotina mais consciente para evitar problemas no futuro. “Não devemos esperar a doença chegar para começar a se cuidar”, finaliza o oftalmologista, André Príncipe.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑