Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 11 de julho de 2017

Cinema Negro na sessão do Cineclube Fruto do Mato

Sessão especial do cinema negro no Cineclube Fruto do Mato

Conversar sobre as questões de gênero, raça, intolerância religiosa e tradição oral é o objetivo da próxima sessão do Cineclube Fruto do Mato, que será realizada nesta terça-feira, 11, no Teatro de Arena, centro da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina. Serão exibidos dois filmes de curta-metragem: “ÒRUN ÀIYÉ”, um stop-motion que trata do mito da criação a partir do universo dos orixás, das diretoras baianas Jamile Coelho e Cintia Maria, e “Cinzas”, da também baiana e cineasta Larissa Fulana de Tal.

A animação, que traz para as telas a mitologia iorubá, apresenta o personagem do vovô Bira, que narra para a neta Luna como os deuses africanos Olodumaré, Orunmilá, Oduduwa, Oxalá, Nanã e Exú interagem para criar a Terra e os seres humanos. Já o curta-metragem “Cinzas”, lançado em 2012, conta a história de um jovem negro de Salvador que vê as 24 horas de um dia insuficientes para cumprir todas as obrigações de quem mora na periferia e precisa trabalhar, pagar a faculdade e cuidar da casa.

Além da exibição dois filmes, a sessão vai contar ainda com a presença das diretoras Jamile Coelho e Cintia Maria, de “ÒRUN ÀIYÉ”, que também vão ministrar uma oficina de stop-motion para as jovens cineclubistas que fazem parte do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô. A técnica de animação consiste em “emendar” uma série de fotografias para dar movimento aos objetos e personagens. São cerca de 25 frames por segundo.

Desde fevereiro deste ano, a população de Lençóis e os turistas que visitam a região têm a oportunidade de conhecer obras de cineastas consagrados do cinema baiano, como Glauber Rocha e Roberto Pires, e também dos novos diretores que fazem parte do cinema contemporâneo da Bahia.

O cineclube é uma realização da Cinepoètyka e Grãos de Luz e Griô, através do Edital Setorial de Audiovisual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑