Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Final de semana com chuvas no litoral e temperaturas amenas


As chuvas previstas para esse final de semana na Bahia ainda deverão se concentrar na faixa centro-leste do Estado, ainda decorrentes da umidade vinda do Oceano Atlântico. Assim, no Recôncavo, Nordeste e Sul, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, sendo estas mais frequentes nas localidades mais próximas ao litoral dessas regiões. Já na Chapada Diamantina e Sudoeste, onde também há a influência dessa umidade, não se descarta a possibilidade de chuvas, porém de forma isolada e de curta duração.

Por outro lado, a faixa centro-oeste e norte permanece sob a atuação da massa de ar seco, o que manterá o céu com poucas nuvens na maior parte do período. Outro reflexo da persistência dessa massa de ar está na redução dos índices de umidade que, em algumas localidades, podem chegar a valores abaixo dos 30%, considerados preocupantes para o conforto humano. Nessas situações, profissionais da saúde recomendam o consumo de bastante líquido, bem como, evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente nos horários de níveis mais críticos (entre às 10h e às 16h).

Este tempo seco, somado à vegetação já ressecada, mantêm elevados os riscos de ocorrer focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já registrados nessas regiões. Desta forma, são indispensáveis os cuidados ao utilizar o fogo para as atividades diárias, já que uma simples fagulha ou uma ponta de cigarro pode ocasionar queimadas, resultando em danos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para a região.

Quanto às temperaturas, estas continuarão amenas em, praticamente, todo o Estado, com máximas não ultrapassando os 30°C na faixa centro-leste. Também é nessa faixa onde são esperadas as menores temperaturas, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 12°C. Apenas na faixa centro-oeste ainda são esperadas temperaturas elevadas, com máximas podendo chegar aos 33°C em algumas localidades.

Para a capital baiana e região metropolitana, onde as temperaturas permanecerão sem grandes variações (mínimas de 22°C e máximas de 27°C), os ventos úmidos vindos do mar manterão o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia.

Maré

Entre os dias 21/07 (sexta-feira) e 23/07 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre à 01h00min e às 04h00min e entre às 13h00min e às 16h00min, com valores variando de 2,0 a 2,9 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 07h00min e às 10h00min e entre às 19h00min e às 22h00min, com valores variando de 0,1 a 0,3 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Algumas das características da estação do inverno são as temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas com maior frequência em algumas localidades. Além disso, também há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Mesmo assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 21/07 (sexta-feira) e 23/07 (domingo), quando deverão variar de 07 a 09 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidade “Alta e Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑