Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Final de semana de tempo chuvoso no litoral e frio na maior parte do Estado

Para os próximos dias na Bahia, que também inclui o último final de semana de julho, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo, pois continuam sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos de diferentes características, mas em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte, que abrange as regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar seco é o sistema que ainda predomina, mantendo, assim, o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Além de deixar o tempo seco, a permanência dessa massa de ar também está influenciando nas temperaturas dessas regiões, já que a pouca nebulosidade contribui para que estas aumentem em alguns horários do dia, a exemplo do período entre às 10h e às 16h, quando as máximas poderão chegar aos 34°C. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, essas temperaturas diminuem significativamente, quando as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Com essa previsão de tempo quente e seco, há um aumento nos riscos de ocorrer queimadas nessas regiões ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes, uma vez que, com a vegetação já ressecada, uma simples faísca de fogo ou uma ponta de cigarro pode dar origem a uma grande queimada. Assim, recomenda-se cautela quanto à prática da utilização do fogo nas suas atividades diárias, pois, caso perca o controle do mesmo, este poderá trazer prejuízos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para a região.

Por outro lado, na faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, Nordeste, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, o tempo continua sendo influenciado pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deverão manter o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Além disso, um sistema de Alta Pressão sobre o Oceano (próximo à costa do Sudeste brasileiro) continua intensificando estes ventos, principalmente nas regiões mais próximas ao litoral baiano, onde, além de trazer mais umidade e, consequentemente, chuvas, poderão ocorrer rajadas de até 20 km/h.

Essa previsão de céu encoberto e chuvoso, somada a estação do inverno, está mantendo as temperaturas mais amenas nessas regiões, onde as máximas deverão variar entre 25°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 30°C (no Nordeste baiano). Também são nessas regiões onde são esperadas as menores temperaturas do Estado, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 12°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão com poucas mudanças (com mínimas de 20°C e máximas de 28°C), são os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico que continuam influenciando o tempo nos próximos dias, deixando o céu nublado a parcialmente nublado e com chuvas a qualquer hora do dia.

Maré

Entre os dias 28/07 (sexta-feira) e 30/07 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 07h00min e às 10h00min e entre às 19h00min e às 22h00min, com valores variando de 1,5 a 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre à 01h00min e às 04h00min e entre às 13h00min e às 16h00min, com valores variando de 0,5 a 1,0 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a forte, com altura máxima podendo chegar aos 3,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Algumas das características da estação do inverno são as temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas com maior frequência em algumas localidades. Além disso, também há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Mesmo assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 28/07 (sexta-feira) e 30/07 (domingo), quando deverão variar de 07 a 09 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidade “Alta e Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑