Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 11 de julho de 2017

“Memórias Contemporâneas” apresenta o tema “Queerness”

Fundação Pedro Calmon e Goethe-Institut Salvador-Bahia recebem o artista e pesquisador baiano Tiago Sant’Ana e o performer norte-americano Adam Kinner para refletir sobre a experiência de vida e a arte distanciadas dos padrões heteronormativos    

Numa segunda edição realizada conjuntamente pela Fundação Pedro Calmon (FPC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e o Goethe-Institut Salvador-Bahia, o projeto “Memórias Contemporâneas”, do Centro de Memória da Bahia, apresenta o tema “Queerness”, que traz à tona discussões sobre pessoas que não se reconhecem no padrão da heterossexualidade nem no binarismo de gênero. O evento será dia 13 de julho (quinta-feira), às 19h, na Biblioteca do Goethe-Institut, com a presença do pesquisador e artista visual baiano Tiago Sant’Ana e do performer e coreógrafo norte-americano Adam Kinner, com mediação da jornalista Nadja Vladi. O debate é aberto ao público, com entrada franca.

O “Memórias Contemporâneas” é um projeto nas áreas de história e memória que objetiva a constituição de um banco de dados audiovisual acerca da cultura e seus agentes, a partir da década de 1950. Os encontros, que se atentam à relação de organizações e movimentos sociais com o campo da cultura e o protagonismo das linguagens artísticas nas disputas identitárias, são registrados em vídeo. Pondo em diálogo agentes convidados e o público, o pensamento calcado na memória é difundido, gerando, assim, outra fonte de conhecimento que não apenas os documentos escritos. A parceria entre a FPC e o Goethe-Institut atribui ao projeto o compromisso de desenrolar temas de reflexão a partir de experiências globais, perpassando as relações de poder na contemporaneidade na discussão de pautas urgentes.

CONVIDADOS – Tiago Sant’Ana é doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como professor substituto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos da mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), desde 2008. Na academia, desenvolve pesquisa nas áreas de arte, genealogias e dissidências sexuais e de gênero, com ênfase nas políticas queer e decolonialidades. No campo das artes visuais, atua como curador e artista da performance. Organizou neste ano a exposição “Campo de Batalha” na galeria do Goethe-Institut Salvador. 

Adam Kinner é um artista norte-americano que vive e trabalha em Montreal, no Canadá, e está na capital baiana como residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, como bolsista do Conseil des arts et des lettres du Quebéc (CALQ) – Conselho de Artes e Letras de Quebec. Após realizar sua formação e carreira em música, ele passou, desde 2011, a trabalhar com dança como forma de experimentar os potenciais radicais do corpo. Seu trabalho atravessa a música, performance, coreografia e documentação, ao passo que compõe o corpo performático entre as matérias, afetos, discursos, histórias e objetos do presente vivido. Suas criações já foram apresentadas em teatros, festivais de performance, palcos de dança e galerias no Canadá, EUA, Alemanha e Holanda.

Para a mediação, Nadja Vladi, professora adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal da Recôncavo (UFRB). Graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UFBA, mestre e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela mesma instituição. Trabalhou como professora substituta da Faculdade de Comunicação da UFBA e professora da Faculdade Social da Bahia até 2013. Foi editora-coordenadora da revista Muito do jornal A Tarde.

SERVIÇO
Memórias Contemporâneas: “Queerness”
Com: Tiago Sant’Ana (Brasil) e Adam Kinner (EUA/Canadá)
Mediação: Nadja Vladi
Quando: 13 de julho (quinta-feira), 19h
Onde: Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia
(Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)
Entrada franca

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑