Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Metrô em Lauro: Trajeto Lapa-Aeroporto será em 27 minutos


Com a chegada do metrô a Lauro de Freitas, prevista para dezembro, o tempo do percurso até a Lapa, por exemplo, deve cair para menos de meia hora. Só para dar uma ideia do que Pollyana e outras milhares de pessoas enfrentam todos os dias, em janeiro, a Transalvador fez um estudo que indicou que, nos horários de pico, percorrer só a Avenida Paralela, que possui 18 quilômetros de extensão, levaria, em média, 79 minutos. 

E, com a futura inauguração da Estação Aeroporto, Lauro de Freitas, município que completa 55 anos nesta segunda-feira (, já até vislumbra uma extensão dos trilhos e uma paisagem diferente nos próximos meses. Na própria estação, na Avenida Dois de Julho, ficará um terminal de ônibus e um serviço de linhas shuttle para o próprio aeroporto. 

Nova estação
Além disso, a prefeitura já estuda a implantação de uma nova estação do metrô – que vai levar o sistema até 3,5 quilômetros depois. “A gente vai dar uma cara nova à cidade com essa parceria com o governo do estado. Vai ser um ganho de mobilidade grande na Estrada do Coco, inclusive com a Via Metropolitana, que entregamos em setembro”, afirma a prefeita da cidade, Moema Gramacho. 

Segundo o gestor de Engenharia e Implantação da CCR Metrô Bahia, Eduardo Nazareth, a Estação Aeroporto segue o mesmo padrão das outras já inauguradas, com escadas rolantes, elevadores e adaptado para acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. A ela, será integrado o terminal de ônibus municipais e intermunicipais. Segundo Nazareth, a área terá capacidade para receber até 70 coletivos por hora, além de atender 105 mil passageiros por dia. 

Para completar, a estação oferecerá serviço de shuttle (linhas expressas de ônibus) até o aeroporto – e de lá até a estação. “O shuttle tem um intervalo para beneficiar tanto quem vai quanto quem vem. Vai funcionar como um circular:  sai da estação, passa pelo bambuzal, faz o retorno no embarque do aeroporto, volta ao estacionamento, apanha o pessoal no desembarque e volta para a estação”. 
Oferecido pela CCR, o serviço será gratuito – o único custo é o da passagem. Além disso, o intervalo deve ser de 10 minutos entre um ônibus e outro, durante todo o horário de funcionamento do metrô. Por isso, a concessionária tem feito obras na região, incluindo uma duplicação na Avenida Dois de Julho, no trecho entre as locadoras. 

A previsão é que os trens já sejam testados até a Estação Aeroporto no final de outubro, mas as intervenções no sistema viário só devem ser concluídas até o fim do ano – quando a estação será oficialmente inaugurada. “É uma obra enorme, um dos maiores investimentos hoje no país”, garante Nazareth. A concessão do metrô é uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos que chegam a R$ 5,6 bilhões, entre o próprio Grupo CCR e o governo do estado.

Com estudos em estágio avançado, Lauro de Freitas deve ganhar mais uma estação do sistema metroviário – logo após a conclusão da Estação Aeroporto. “Os estudos estão bem encaminhados porque o projeto já foi pensado inicialmente com essa possibilidade. Quando a Estação Aeroporto atingir o pico de seis mil pessoas por dia, começa o processo de construção da próxima”, afirmou a prefeita da cidade, Moema Gramacho. 

Ela acredita que o público deve ser atingido em até cinco meses após a inauguração da Estação Aeroporto. Segundo a prefeita, a nova estação deve ficar a 3,5 quilômetros de distância da primeira – bem na área onde antes funcionava a antiga Insinuante da Estrada do Coco. O gestor de engenharia e implantação da CCR Metrô Bahia, Eduardo Nazareth, explica que a concessionária também  estuda como viabilizar as obras. “Mas já existe a previsão para a linha (de trem)”. 

A extensão do metrô deve seguir pela Avenida Dois de Julho, atravessar o Rio Ipitanga até chegar na antiga Insinuante. Lá, será chamada de Estação Shopping. Isso porque, bem ao lado, está sendo construído um shopping center, que também deve impulsionar o comércio na região. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑