Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Mutirão de Cirurgias e Odontomóvel levam assistência ao oeste baiano

Estacionadas no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, as unidades móveis do Mutirão de Cirurgias e o Odontomóvel  estão levando assistência à população do oeste baiano. Parte do programa Saúde sem Fronteiras, do governo do Estado, executados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as ações serão acompanhadas, nesta quinta-feira (20), a partir das 14h30, pelo governador do Estado, Rui Costa, e pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

As unidades do mutirão começaram o atendimento nesta quarta-feira (19), oferecendo exames pré-operatórios (eletrocardiograma, raio X e ultrassonografia), necessários para realização das cirurgias de hérnias (inguinal, epigástrica e umbilical), histerectomia e vesícula. Os atendimentos serão feitos até está quinta-feira (20)

Para ser atendido no Mutirão de Cirurgias, o paciente deve estar cadastrado na fila única de cirurgias e comparecer ao local munido do cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência, além de exames de sangue já realizados. No entanto, quem não tiver feito o cadastro na Secretaria Municipal de Saúde, mas possuir diagnóstico indicando a necessidade de alguma das cirurgias relacionadas, pode se dirigir às unidades móveis que será atendido.

E a população reconhece a importância do projeto, sobretudo aqueles que moram cerca de 1000km de Salvador, a exemplo Jucicleia do Santos, de Barreiras, que há três anos esperava por uma cirurgia de vesícula. Ela contou que o problema já estava até comprometendo seu emprego, pois ela faltava muito ao trabalho para fazer exames. “E hoje, consegui fazer tudo em único dia e já saí com minha cirurgia marcada para o dia 25 de agosto”.

Uma família que passou pelo atendimento odontológico também aprovou a iniciativa. “Isso aqui é maravilhoso, viemos em quatro e fomos todos atendidos no mesmo dia”, contou a dona de casa Eliane Medeiros, também moradora de Barreiras, que levou a filha de 7 anos, o irmão e a cunhada e saíram “sorridentes” depois do atendimento.


Mutirão de Cirurgias

O mutirão começou em setembro de 2016 com a meta de atender, gratuitamente, 13 mil baianos no período de um ano. Até o início de julho já percorreu 263 municípios, realizando 11.388 atendimentos e 8.376 cirurgias.

Em Barreiras serão atendidos pacientes de 15 municípios e as cirurgias serão realizadas em Santa Rita a partir do dia 24 de agosto. 

Odontomóvel

As unidades móveis equipadas com conjuntos odontológicos dotados com moderna tecnologia, de forma que trabalham, ao mesmo tempo, até dez dentistas, além de outros profissionais que atendem em tendas, instaladas na parte externa. Enquanto aguardam, os pacientes são orientados sobre os cuidados com a saúde bucal, recebem quites com materiais informativos, creme dental e escova. Já os procedimentos oferecidos são: obturação, periodontia, tratamento de canal, limpeza e extração de dentes.⁠⁠⁠⁠

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑