Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Sebrae realiza seminário sobre técnicas inovadoras no cultivo da palma


Serrinha e Conceição do Coité são os próximos municípios a receber a programação

Uma iniciativa dos projetos do Sebrae Viver Bem no Semiárido e Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), que atendem produtores rurais, está levando mais conhecimento para a região do semiárido baiano nesta semana. Até sábado, um circuito de seminários com palestras e oficinas sobre tecnologias de convivência com o semiárido percorre os municípios de Jeremoabo, Euclides da Cunha, Serrinha e Conceição do Coité.

O seminário que apresenta a Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma (TCIP), aplicada para pequenas propriedades rurais, é ministrado pelo renomado engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, idealizador da TCIP com amplo conhecimento referente ao plantio e cultivo da palma forrageira. O evento é realizado pelo Sebrae em parceria com prefeituras da região.

Segundo o técnico do Sebrae Eberval Santos, os municípios que recebem a programação foram escolhidos estrategicamente, visando atender também os produtores de cidades vizinhas, como Pedro Alexandre, Quijingue, Tucano, Cansanção, Araci e Teofilândia.

“Temos uma expectativa muito grande com esse evento, com o interesse dos produtores que já conhecem esse trabalho de Paulo Suassuna e a importância que a palma tem nesse período de longa estiagem em nossa região do semiárido”, pontua Eberval. “Certamente teremos um resultado bastante expressivo na forma como esses produtores irão conseguir fazer reserva de alimento no período da seca, através da forma adequada do plantio e colheita”, completa.

O circuito já passou por Jeremoabo, no dia 12, quando recebeu cerca de 350 produtores rurais no parque de exposição do município. Neste dia 13, visita a cidade de Euclides da Cunha, com a estimativa de receber mais de 250 produtores. Em seguida, o seminário será realizado em Serrinha, no dia 14. E no dia 15, sábado, segue para Conceição do Coité, como parte da programação da III Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Salgadália. Lá, a expectativa é de atender mais de 300 pessoas entre produtores previamente cadastrados, o público interessado em comparecer ao evento e também representantes rurais destes municípios. Em agosto, o circuito irá ocorrer em outras regiões do estado.

As novas técnicas de manejo, aplicadas de forma conjunta e inovadora, apresentam a palma como uma importante alternativa não só de fonte de alimento e água para animais em períodos de estiagem, como também de utilização humana, uma outra forma que engloba o aproveitamento integral da palma como meio de geração de renda. Com o manejo intensivo, a palma pode atingir uma produtividade muito maior do que a silagem de milho e a cana-de-açúcar por hectare. Na programação, Suassuna apresenta os resultados positivos que foram conquistados em propriedades que utilizam a tecnologia. Cactácea originária do México, a palma tem reconhecida importância para o desenvolvimento de regiões áridas e semiáridas em diversos países.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑