Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Balneabilidade aponta as praias impróprias para o banho em Salvador

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizam, nos dias 25 a 27 de julho, as consultas públicas nos municípios de Itororó, Ibicaraí e Itabuna para a elaboração do Plano de Revitalização do Rio Cahoeira. A ação está inserida no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA-Bahia) da Sema, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento de R$ 1,4 milhão.

Também está disponível a plataforma online das consultas públicas que recebe contribuições para a construção do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. No endereço http://cachoeira.participacaopublica.com, a sociedade civil interessada e a população dos municípios da região podem enviar suas propostas e participar da consulta pública.

Nas consultas, tanto presencial quanto online, serão apresentados os estudos da Bacia do Rio Cachoeira desenvolvidos pelo consórcio contratado, formado pelas empresas V&S Ambiental e Nemus. A ideia é que os agricultores, representantes de assentamentos e das prefeituras tenham conhecimento desses estudos e confrontem os dados com a realidade dessas localidades, para que possam contribuir com propostas para a elaboração do Plano de Revitalização do Rio Cachoeira.

O documento final contará com um Plano de Governança e um banco de projetos estruturantes, e deve trazer a caracterização da degradação e da problemática socioambiental da Bacia, estabelecer áreas prioritárias, mecanismos e estratégias de ações, apresentar portfólio de projetos executivos para implementação das ações, e propor estratégias para aprimoramento da governança ambiental. O plano orientará estratégias e ações para a promoção da revitalização ambiental da bacia, com foco na melhoria dos recursos hídricos por meio de mudanças do uso do solo e água.

Atualmente, identificam-se significativos passivos ambientais, poluição e perdas dos recursos hídricos nesta bacia, que abrange os municípios de Itororó, Firmino Alves, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Santa Cruz da Vitória, Barro Preto, Jussari, São José da Vitória, Buerarema, Itapetinga, Itabuna e Ilhéus.

Inserido no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA-Bahia) da Sema, o Plano de Revitalização do Rio Cachoeira inclui também a regularização ambiental de aproximadamente 14 mil propriedades (de até 4 módulos fiscais) em todos os municípios da bacia do Rio Cachoeira, por meio do cadastramento no CEFIR (Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais), e restauração produtiva de 150 hectares em áreas prioritárias para conservação.

SERVIÇOS:

25 de julho – Município de Itororó – BA
Local: Câmara de Vereadores de Itororó
Endereço: Av. Manoel Novais, 65, Centro, Itororó-BA

26 de julho – Município de Ibicaraí – BA
Local: Câmara de Vereadores de Ibicaraí
Endereço: Rua Tiradentes, 23, Centro, Ibicaraí-BA

27 de julho – Município de Itabuna – BA
Local: Ceplac (Unidade de Itabuna)
Endereço:Av Juca Leão S/N – Zona Urbana – Juca Leão, Itabuna – B

Fonte: Ascom/Sema

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑