Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 11 de julho de 2017

Workshop vai discutir importância das terapias complementares

Workshop aberto a pacientes oncológicos vai discutir importância das terapias complementares, no próximo dia 18 de julho


Praticas como a meditação, ioga e o pilates são cada vez mais indicadas pelos próprios médicos, pois fortalecem o emocional do paciente para lidar com o câncer e ajudam a reduzir sintomas da doença e efeitos colaterais do tratamento. 

Apesar de todos os avanços nos tratamentos oncológicos, o diagnóstico de um câncer ainda é algo impactante para o paciente e seus familiares. Insegurança, depressão, desânimo, ansiedade, incertezas sobre o futuro e muitos conflitos emocionais são comuns para quem tem que enfrentar a doença.  Cuidar do paciente como um todo e não apenas da doença e dos seus sintomas físicos é o que a medicina integrativa propõe através do suporte de terapias complementares aliadas aos tratamentos convencionais. Para tratar do assunto, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) promove o 5º Workshop de Terapias Complementares, no dia 18 de julho, às 14 horas, no auditório da sua sede em Ondina. O workshop, dirigido a pacientes oncológicos, é gratuito, mediante inscrição prévia e dentro do limite das vagas.  Informações e inscrições: comunicacao@nob-ba.com.br / (71) 4009-7059. Durante o workshop, a oncologista Renata Cangussu, do NOB, vai abordar o tema "Medicina Integrativa" e haverá dinâmicas de pilates com a fisioterapeuta Helena Mathias, ioga com Kin Sun, meditação com Manhana Aguiar e dança circular.

Atualmente, centros médicos de referência em todo mundo buscam um conceito mais ampliado de cura e, muitos deles, já contam com equipes de terapias complementares para dar suporte aos tratamentos convencionais. As terapias complementares não substituem o tratamento médico tradicional, mas, como o próprio nome diz, complementam o tratamento, reduzindo seus efeitos colaterais e propiciando vários benefícios na qualidade de vida, bem estar, comportamento e autoestima do paciente.

Inúmeras pesquisas já apontam os benefícios à saúde produzidos por atividades como ioga, meditação, pilates, reiki e musicoterapia, dentre outras. A música, por exemplo, ajuda no controle da dor aguda e crônica e melhora o humor, a meditação controla a ansiedade e melhora a qualidade do sono e a ioga promove o relaxamento, reduz os níveis de cortisol (hormônios do estresse) e o cansaço e aumenta a capacidade de realizar suas tarefas diárias, dentre muitos outros benefícios. Combate à depressão, melhora do sono e do sistema imunológico, controle do estresse e da ansiedade, resgate da autoestima, ganho de força muscular, estabilidade emocional, são alguns dos benefícios trazidos pelas diversas terapias complementares, que ajudam o paciente a lidar com doença.

"Acredito que precisamos olhar para o paciente de forma integral, como um todo, não apenas o corpo físico, a doença e os sintomas físicos, pois a cura depende também do emocional, da capacidade de enfrentamento da doença", afirma a oncologista Maria Lúcia Martins Batista, da equipe do NOB. Segundo a médica, essas praticas terapêuticas complementares ajudam a reduzir efeitos colaterais do tratamento, fortalecem o emocional e promovem uma perspectiva mais otimista e confiante para o paciente durante o tratamento. "A autoestima e a confiança fazem parte do processo de cura. Não se entregar faz toda diferença", destaca. Para quem já superou a doença, essas atividades também ajudam a promover um estilo de vida mais saudável.

Para a fisioterapeuta e educadora Physio Pilates, Helena Mathias, "a atividade física bem orientada é uma aliada importante na recuperação do paciente oncológico". Os exercícios melhoram a capacidade respiratória, estimulam o sistema circulatório, aliviam dores musculares e promovem a imunidade e até o humor, já que liberam serotonina e endorfina, os hormônios do bem estar, combatendo a depressão também."A fraqueza muscular e sensação de fadiga são sintomas comuns dos pacientes com câncer e a pratica do pilates é uma boa alternativa para recuperar a força muscular, pois pode ser adaptada às necessidades e limitações de cada pessoa", explica.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑