Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

10 receitas para aproveitar sementes de abóbora na culinária

As sementes de abóboras não costumam ser a parte mais comum nas receitas. Mas, este alimento é altamente nutritivo e funcional, além de poder ser consumido de diversas formas. A semente de abóbora é rica em potássio, cálcio, ferro, fósforo, fibra, magnésio e vitaminas A, B3 e E. Seu óleo é rico em Ômega 3. Ela possui altos níveis de proteínas, o que auxilia na perda de peso, e é rica em aminoácido triptofano que no organismo se converte em serotonina, ajudando a garantir uma noite de sono tranquila. Além disso, a semente auxilia no controle da pressão arterial, combate o envelhecimento e previne doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas.

Também é uma opção pré-cozinhar as sementes de abóbora por dez minutos em água fervente e um pouco de sal, antes de levá-las ao forno com azeite até que fiquem douradas e crocantes.

Semente de abóbora assada direto no forno
Retire as sementes da abóbora e lave-as. Deixe-as de molho por, pelo menos, uma hora em água com sal (ou não). Depois basta secá-las com um papel toalha e temperá-las da forma como quiser e levá-las ao forno até que fiquem douradas e crocantes.

Semente de abóbora pré-cozida e assada no forno
Também é uma opção pré-cozinhar as sementes de abóbora por dez minutos em água fervente e um pouco de sal, antes de levá-las ao forno com azeite até que fiquem douradas e crocantes.


Semente de abóbora assada no micro-ondas
Coloque as sementes em um recipiente e cubra com uma tampa de plástico própria para micro-ondas. Deixe cozinhar por um minuto na potência máxima. Depois, mexa as sementes e conte mais um minuto. Volte a mexer as sementes e coloque-as no micro-ondas novamente por mais um minuto. Pronto. Se gostar delas mais tostadas, acrescente um minuto ao aquecimento.


Semente de abóbora caramelizada
Uma dica que fica uma delícia é caramelizar a semente com açúcar e condimentos. Veja aqui um tutorial em vídeo que explica todo o processo. É possível utilizar as sementes caramelizadas para fazer granola, crostas em doces, barrinhas de cereal ou até mesmo para receita de pé-de-moleque.

Farinha de semente de abóbora
Uma ideia bacana para consumir as sementes diariamente é transformá-las em farinha: Deixe as sementes por algumas horas de molho na água, depois seque-as e leve ao forno por dez minutos. Feito isso, torre as sementes em uma frigideira até que fiquem douradas. Bata as sementes secas no liquidificador e depois peneire para obter um pó fino. Guarde a farinha em um pote com tampa.
A farinha da abóbora pode ser utilizada para preparar massas para bolos, tortas e biscoitos ou pode ser acrescentada a sucos ou vitaminas de fruta.

Pesto de semente de abóbora
Uma ótima ideia é utilizar as sementes para fazer um delicioso molho pesto, que pode ser utilizado em massas ou entradas. Abaixo está a sugestão de uma receita, mas os ingredientes podem ser alterados a gosto.
– 1 xícara de sementes de abóbora
– 4 colheres (sopa) de azeite (ou mais)
– 1 xícara de manjericão fresco
– 1 colher (sopa) de sumo de limão
– 2 colheres (sopa) de água (ou mais)
– 1/2 dente de alho
– 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
– Sal a gosto

Pra fazê-lo basta torrar as sementes de abóbora em uma frigideira até ficarem douradas. Depois, coloque-as no processador com os outros ingredientes. Pulse até triturar (depende da textura que desejar) e acrescente azeite de oliva até atingir a consistência desejada.
Crosta com sementes de abóbora

Para fazer uma crosta de sementes é muito simples. Basta misturar as sementes de abóbora a outras, como a de linhaça, gergelim e girassol, e colocá-las integralmente ou processadas em volta dos alimentos, que podem ser carnes vermelhas, frangos e peixes. Com uma textura mais fina, também é possível empanar estes alimentos.

Crisp para salada com sementes de abóbora
Basta misturar as sementes de abóbora a outras, como gergelim e chia, e acrescentá-las à salada. Isso dá uma crocância e deixa a salada ainda mais rica em fibras e nutrientes.


Fonte CicloVivo 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑