Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Alimentação no inverno deve priorizar o sistema imunológico

As baixas temperaturas registradas em Salvador nas últimas semanas devem permanecer em agosto, segundo informam os serviços de meteorologia. Diante da previsão, garantir o fortalecimento do sistema imunológico – relacionado à defesa do organismo contra doenças - é fundamental. Para isso, a alimentação adequada é importante, já que determinados alimentos podem tornar o organismo menos suscetível às chamadas “doenças de inverno”, tais como infecções respiratórias, rinite, bronquite, gripes e resfriados, entre outras.

            “Uma das primeiras medidas é não diminuir o consumo de água, já que a tendência é sentir menos sede”, afirma a nutricionista da Clínica ADS, Marília Almeida. Segundo ela, a mucosa das vias aéreas precisa estar hidratada, o que pode ser feito também com chás. “Acrescentar uma rodelinha de limão ou laranja ajuda no sabor e na ingestão de vitamina C”, indica.

            A ingestão de vitamina C, por sinal, é imprescindível nesta época do ano. Consumir frutas cítricas como laranja, goiaba, kiwi, acerola, tangerina e abacaxi são ótimas opções. As saladas, recomendadas em qualquer época do ano, também não podem ficar de fora da alimentação e podem ser consumidas em sua forma crua, mas também refogada, com azeite de oliva ou óleo de coco, ou melhor ainda, cozidas no vapor (em um cuscuzeiro, por exemplo).

O consumo de folhosos verde-escuros é vital devido à presença do ácido fólico, vitamina A e vitaminas do complexo B, nutrientes que ajudam na maturação de células de defesa. A ingestão de vegetais e leguminosas manterá a alimentação rica em fibra e nutrientes importantes como ferro, zinco, vitamina C e vitamina A, que fortalecem o sistema imunológico.

            Outros alimentos que colaboram com a defesa do corpo são as oleaginosas (castanhas, nozes, macadâmia, amêndoas, avelã e pistache), ricas em selênio e vitamina E, nutrientes essenciais para combater os radicais livres e turbinar o sistema imunológico. “Não podemos esquecer de outros alimentos-chave neste processo, como alho, cebola, levedura, gengibre e própolis, que têm potencial antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório, sendo conhecidos como antibióticos naturais”, alerta Marília Almeida.

Segundo a nutricionista, o intestino também faz parte deste processo. Por isso, é fundamental manter a flora intestinal saudável, com a presença dos probióticos e prebióticos presentes na banana verde, batata yacon, mel, aveia, chia, linhaça, entre outros. “As pessoas devem cuidar bem de sua alimentação durante todo o ano para tornar o organismo capaz de nos proteger especialmente durante esta estação”, conclui a nutricionista.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑